Férias Escolares – 10 atividades para ter férias inesquecíveis com seu filho.
Há quem concorde que o tempo de qualidade dedicado aos filhos faça mais diferença na formação e nas lembranças da infância deles.
As férias são uma ótima oportunidade de construir bons momentos, laços e lembranças com as crianças.
Afinal, estão em um momento diferente, fora da rotina e sem a pressão escolar.
Confira abaixo 10 atividades para ter férias inesquecíveis.
A ideia é montar grupinhos de amigos ou até mesmo a criançada do condomínio para participar de algumas delas!
Uma atividade rotineira para os adultos, pode ser uma descoberta interessante para as crianças. A cozinha é geralmente um local que elas não são convidadas a estar, ainda mais na correria do dia a dia.
A sugestão é escolher uma receita que agrade e fazer junto com a criança, dando função e responsabilidade. De fato, integrando-a. Quando a receita fica pronta a criança se sente parte do resultado. Outra forma legal, dependendo do seu tempo disponível é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas e criar uma expectativa para o dia seguinte.
Pipas são uma diversão barata e fácil de proporcionar às crianças. A ideia é comprar os materiais e construir a pipa com seu filho(a) e depois visitar um parque ou local SEGURO para empinar e se divertir de montão.
Com combinações do guarda-roupa (da criança ou dos pais), a graça é fazer um evento e pensar em tudo.
Local, decoração, figurinos, modelos, trilha sonora, maquiagem, penteado e público.
Deixe a criança escolher as combinações, inclusive inusitadas, assim a criatividade vai rolar solta.
Ótima oportunidade de ensinar aos filhos que não há nada de errado em tentar aprender algo novo.
Aqui tem um Tutorial para fazer um Gato de Origami, mas na internet há uma série de tutoriais para você e a criança montar.
No fim do dia, as estrelas serão as crianças.
Vale ser um jornal apresentado ao vivo, ou a exibição do material gravado durante o dia…Pode ser um resumo do dia, das férias, das notícias reais, causas que as crianças apoiam, livros que leram…etc.
Ainda falando de protagonismo para as crianças. Deixem a critério delas escolher ou criar uma história para ser encenada.
Participe, ajudando a criar o cenário, figurino ou seja apenas o público. Elogie bastante a iniciativa delas.
Além de divertir, essa atividade estimula de desinibição e noção de espaço e corpo.
Quando ouvimos uma criança falar que não sabe o que é uma fita cassete, ou mp3 player conseguimos visualizar o quanto as coisas estão virtuais e a tecnologia voa dia após dia.
Apresente a elas um objeto antigo, sua função e desmonte as peças para elas verem por dentro como funcionava. Deixe eles manusearem as ferramentas e peças sob sua supervisão.
Algumas vão acabar criando outras coisas com as peças, outras demonstrarão interesse por eletrônica por exemplo.
Atravessar por debaixo da mesa, ir sentando nas cadeiras enfileiradas sem tocar os pés no chão, pular uma montanha de almofadas e ter que desviar do caminho repleto de panelas sem encostar em nenhuma. Vale montar o circuito que puder imaginar em uma competição de tempo cronometrado. Diversão garantida!
Cabanas de lençol e vassouras, contar histórias com lanternas, fazer jogo de sombras, fazer um lanchinho diferente ou usar um jogo de perguntas e respostas podem contribuir e muito com a formação e ligação afetiva com os pequenos.
Dia de piratas, cientistas, de uma cor, um animal, vale soltar a criatividade junto com os pequenos e pensar atividades condizentes (ou pedir que eles pesquisem sobre o tema e apresentem de noite para os adultos).
Esperamos ter ajudado pelo menos um pouquinho nessa missão.
Envie seu comentário