fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2709

Somos notícia no Jornal Correio de Campinas

Postado por: Marketing Montante

Bairro planejado ocupa vazio urbano

 

Um vazio urbano de 1,472 milhão de metros quadrados no distrito do Campo Grande, em Campinas, será transformado em um bairro para abrigar ao menos 1.715 moradias, além de 128 lotes comerciais e um Parque Natural Municipal quase duas vezes maior que o Parque Portugal. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Jonas Donizette, durante assinatura de ordens de serviço para o início das obras de implantação do parque e para a construção da Base da Guarda Municipal (GM).
De acordo com o diretor-presidente da Montana Urbanismo, empresa focada em expansão urbana, Júnior Cabrino, 38% desse vazio urbano são de unidade de conservação, e serão mantidos e integrados a outras unidades ao redor, que, juntas, somam 1,370 milhão de metros quadrados e que será transformado em parque. Segundo Jonas, a área de lazer será a maior do município. A unidade de conservação fica nos fundos do empreendimento.

“O parque será dividido em dois. Um voltado para a educação ambiental e outro recreativo. Nosso intuito com esses parques é educar a população. Queremos que as pessoas entendam que essas reservas de mata nativa são o pulmão verde de uma cidade e sua preservação é essencial para a qualidade de vida”, disse Cabrino.

O empreendimento foi dividido em três fases. A primeira, cujo lançamento para a venda de lotes ocorre no dia 5 do mês que vem, recebe investimentos na ordem de R$ 100 milhões. Nela, a empreendedora terá de entregar toda a infraestrutura, a Base da GM e o parque. A conclusão está prevista para o final de 2021, quando então deve iniciar a construção das casas e comércios pelos proprietários.
“Estamos lançando oficialmente um novo loteamento na Fazenda Bela Aliança, que será praticamente uma cidade dentro de Campinas, pois terá cerca de sete mil moradores, maior que muitas cidades (…), a grande novidade dos empreendimentos é que eles fazem contrapartida para a cidade. O empreendedor tem retorno pelo seu investimento, mas também ajuda a cidade. Estamos entregando o maior parque natural. Ele terá quadras, campos, parquinho, horta sensorial e até uma miniconcha acústica”, citou o prefeito.
A frente do empreendimento, que ocupa uma extensão de 3km, margeia a Avenida John Boyd Dunlop. Segundo Cabrino, nesse espaço haverá uma ciclovia para integrar ao Corredor BRT — que terá três estações no trecho, sendo uma delas dentro do complexo. Além desta extensão, também haverá outros 5km de ciclovia no parque, além de uma pista de caminhada.
“Apostamos nesta região porque ela está dentro da cidade. Por perto há um shopping, um hospital grande, sem contar o BRT. Essa região precisava de um empreendimento como este. Ele terá academia ao ar livre e todos os canteiros e praças terão captação de água que ficará no próprio solo”, frisou Cabrino.
A base da GM será construída dentro do parque e contará com câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). A construção, além de ajudar na segurança da região, também contribuirá para a manutenção do parque.

“Tínhamos uma base de madeira no Jardim Florence, que foi demolida por conta de uma decisão judicial. Agora será feita esta, na qual os guardas serão instalados. Ela terá capacidade para 40 a 60 guardas. O efetivo só vai depender do concurso que já demos início”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio.

Loteamento

Na primeira fase, serão colocados à venda 474 lotes residenciais, além dos comerciais. Os lotes têm a partir de 250 metros quadrados, e custarão a partir de R$ 128.340,00, valor que poderá ser financiado em até 180 meses com entrada reduzida. O financiamento é pela própria empreendedora.

Vazios

Um levantamento feito pela Prefeitura em 2017 mostrou que 10% dos 390 km2 que formam a área urbana de Campinas são formados pelos chamados vazios urbanos. Na época, o estudo foi feito para que fosse elaborado a nova versão do Plano Diretor, no qual foram definidas regras mais duras de combate aos vazios urbanos. O Plano define os parâmetros para enquadramento dessas áreas e estabelece prazos para que os proprietários deem a elas uma destinação considerada adequada.

Artigos relacionados

20 / 11

5 dicas de como as cortinas podem mudar o visual da sua casa

Elas podem ser coadjuvantes ou até protagonistas de uma boa decoração Embora às vezes negligenciadas, as cortinas interferem no conforto térmico, na iluminação e na decoração. Falhar nos materiais ou…

Ver matéria completa
17 / 04
Lavanderia: como tornar o espaço bonito e funcional

Lavanderia: como tornar o espaço bonito e funcional

Embora a lavanderia seja um espaço fundamental, tanto nas casas quanto nos apartamentos, nem sempre é dada a devida importância a esse cômodo. Os espaços reservados para a área de…

Ver matéria completa
24 / 02

Consumo brasileiro entra em novo ciclo

APÓS SE ATRAPALHAR COM NOVO PODER DE COMPRA, CONSUMIDOR DA NOVA CLASSE MÉDIA SE DIZ COMEDIDO E RESPONSÁVEL, MAS AINDA QUER SE INCLUIR NA SOCIEDADE E SER MAIS BEM ACEITO…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo