fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0903

10 maneiras de reutilizar a água em nosso dia a dia

Postado por: Marketing Montante

A preocupação com as maneiras de reutilizar água deve ir além da necessidade de economizar na conta no final do mês. O reaproveitamento dela é fundamental diante das crises hídricas que temos enfrentado nos últimos anos e que estão se tornando cada vez mais frequentes.

De acordo com matéria da Exame, entre 1900 e 2000, a população mundial cresceu 3,6 vezes, ao mesmo tempo em que o consumo de água aumentou 10 vezes.

Grande parte do consumo de água está concentrada nas atividades agrícolas e industriais. Contudo, o seu uso pelas residências também representa um impacto significativo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Você sabia que com medidas simples adotadas em sua rotina, você pode colaborar com a preservação desse recurso vital?

Por isso, preparamos este conteúdo com  10 maneiras de reutilizar a água. Confira!

1. Reusar a água da máquina de lavar roupas

Uma máquina de lavar roupas gasta aproximadamente 135 litros de água. Em vez de deixá-la ir embora, podemos redirecionar o cano da máquina para um balde grande e aproveitar para lavar quintal, calçadas ou dar descarga no banheiro. Em cada descarga economizada, são 12 litros de água gastos a menos;

 

2. Coletar a água durante o banho

Deixe um balde próximo a você durante o banho, verá que só com os respingos já conseguimos reutilizar a água na descarga por exemplo.

Outra dica é diminuir o tempo de banho e desligar o chuveiro para se ensaboar ou passar shampoo.  Dessa forma, você economiza muitos litros de água que iriam pelo ralo a toa.

 

3. Reaproveitar a água do cozimento de alimentos

Quando descartarmos a água do cozimento de legumes, por exemplo, acabamos deixando escapar  um líquido rico em nutrientes, que poderia ser reutilizado na própria alimentação.

Essa água pode ser utilizada no preparo de caldos de legumes, no cozimento do arroz para dar mais sabor e ainda no preparo de risotos.

 

4. Usar a água do aquário para regar plantas

Sabia que a água do aquário é rica em nutrientes, tanto pelos resquícios da ração dos peixes quanto pela proliferação de matéria orgânica propiciada pela oxigenação. Em vez de descartá-la quando você for limpar a casa do seu peixinho, aproveite para regar suas plantas!

 

5. Captar a água da chuva

Reutilizar água da chuva é algo bem relevante para essa economia e ajuda pro meio ambiente que estamos tanto falando e ouvindo por aí.

Para armazená-la com segurança, é necessário instalar um sistema de captação que direcione a água das calhas e do telhado para um reservatório.

Em seguida, ela deve passar por um processo de decantação e cloração e, então, estará pronta para ser utilizada em atividades domésticas que não exijam o uso de água potável — ou seja, é possível lavar o quintal, veículos e dar descargas.

 

6. Aproveitar o gelo do congelador

Se sua geladeira precisa ser descongelada manualmente, você pode reaproveitar as placas de gelo.
Coloque-as em um balde para derreter e utilize a água para regar as plantas.

7. Utilizar torneiras com aerador

Uma torneira dispensa de 6 a 12 litros de água por minuto, ainda mais se você não fecha a torneira enquanto está ensaboando as louças, por exemplo. Para diminuir o consumo, utilize um aerador.

Ele é uma peça que encaixa na saída de água da torneira. Ele apenas aumenta o volume de água, sem aumentar a quantidade.

 

8. Aderir à descarga com dois fluxos

Quase um terço da água consumida em residências é proveniente da descarga. Em média, uma casa com quatro pessoas gasta 20 mil litros de água por mês.  Uma boa dica para reduzir esse consumo é a troca do sistema existente para a descarga de dois fluxos.

Esse mecanismo duplo oferece a opção de dar uma descarga parcial (três litros) para eliminar os resíduos líquidos ou uma descarga completa (seis litros) para eliminar resíduos sólidos.

Dessa forma, ao final do mês, é possível ter uma economia de até 35% da água utilizada nas descargas, o que leva a uma redução de 10% a 15% na conta de água da residência. Voltando à quantidade de litros gastos por mês, esse sistema poupa, em média, 2 mil litros de água.

 

9. Reutilizar a água da piscina

Por meio de um sistema que utiliza caixa d’água, bomba, filtro, mangueira e aspirador, é possível captar a água suja que está no fundo da piscina e limpá-la para reutilizar.
Para isso, ela é aspirada e levada para uma caixa d’água. Ali dentro, ela recebe um pouco de líquido decantador.

Depois de algumas horas, quando a sujeira já estiver depositada no fundo, a água limpa retorna para a piscina. Dessa forma, apenas a água do fundo da caixa d’água vai para o esgoto. Isso resulta em uma grande economia para o consumidor e também uma enorme contribuição para o meio ambiente.

10. Cuidar de vazamentos

Vazamentos de água, por menores que sejam, vão fazer diferença depois de alguns dias. Por isso, ao detectar um vazamento, chame um encanador para consertar. Outra dica é trocar as torneiras que ficam pingando. Por incrível que parece, é muita água desperdiçada.

Com algumas medidas simples,, podemos reutilizar água em casa e tornar isso um hábito. Além da economia na hora da cobrança, você pode sentir a conta de energia diminuir. Isso porque, ao reduzir o tempo do banho e abrir a torneira elétrica apenas quando necessário, a energia consumida durante o mês tende a ser menor.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que mais tomem consciência de como é simples e possível encontrar maneiras de reutilizar água!
Afinal, quanto mais pessoas estiverem envolvidas nessa causa, maior será o impacto de nossas ações na preservação desse mundo, que é nossa casa!

Artigos relacionados

07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
10 / 12
inovação e teconologia são josé dos campos

São José dos Campos – Inovação e Tecnologia

No Fórum Imobiliário de São José dos Campos -Smartus 2019 (Veja aqui um artigo sobre o evento) teve a participação do Secretário de Inovação e Desenvolvimento Alberto Marques Filho que…

Ver matéria completa
15 / 05
Jardim Ipaussurama: vantanges de morar na região do Campo Grande

Jardim Ipaussurama: vantagens de morar na região do Campo Grande

Viver em uma grande metrópole tem muitas vantagens como acesso à cultura, lazer, boas escolas. No entanto, nem sempre é bom viver no centro de grandes cidades. Nesse caso, nada…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo