fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2803

Apartamento na planta: saiba como comprar o seu

Postado por: Grupo S2

Apartamento na planta saiba como comprar o seu

Enfim, parece que agora você tem condições de comprar um apartamento na planta, novinho em folha, para deixa-lo com a sua cara. Mas esse alto investimento possui alguns riscos e gera dúvidas. Por isso, preparamos esse post com dicas e informações importantes que devem ser levados em conta na hora de escolher o seu imóvel na planta.

 

Como comprar apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é o sonho de muitos, mas realidade para poucos, sinta-se muito feliz por estar realizando esse sonho.

Quem está conseguindo alcançar esse sonho, que não importa se é uma planta de apartamento pequeno ou grande, deve ter cautela e conhecimentos básicos para não perder dinheiro e fechar o negócio sem preocupação. Algumas dicas podem ajudar nesse caminho. Então, vamos a elas:

 

O que é apartamento na planta

1.Saber o que está comprando

Planta de apartamento existe de montão, o mercado imobiliário tem diversas opções, modelos e condições. Mas é importante saber que comprar apartamento na planta é financiar a construção do empreendimento, ou seja, pagar para a construtora realizar as obras. O imóvel não está pronto e o prazo de entrega pode variar, entre 18 a 36 meses, geralmente.

Portanto, esteja consciente de que esse investimento é de longo prazo, um investimento planejado.

 

2.Saber quanto pode investir

Como comprar um apartamento passo a passo para realizar seu sonho1

Embora pareça obvio, mas ainda há pessoas que procuram por plantas para apartamento sem ter a mínima ideia de quanto podem investir nessa compra. Sem a mínima noção do que podem dispor mensalmente para bancar um financiamento, pior ainda, sem consultar ou pesquisar formas de comprar apartamento.

Regra básica, mesmo para quem ainda está pesquisando planta baixa apartamento, nunca faça um investimento sem antes saber quanto pode gastar. Sem essa análise, o busca por imóvel fica limitada e prejudicada.

As simulações de crédito imobiliário podem ajudar a descobrir quanto você realmente pode assumir das parcelas e qual o limite que o banco libera de financiamento para apartamentos a venda na planta.

É preciso ter em mente também que o custo não é apenas do financiamento, mas também da montagem do apartamento, como móveis e decoração, e o custo varia muito de uma planta de apartamento 2 quartos para plantas de apartamentos de luxo.

Lembre-se que as parcelas são reajustadas pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

 

Quais as vantagens de comprar um apê na planta

Comprar um apartamento na planta pode ter mais vantagens do que se imagina e não é apenas o valor mais em conta em relação ao que já está pronto. Tem muito mais, acompanhe alguns dos principais.

1 – Baixo custo

Sem sombra de dúvida é o mais atrativo, já que os imóveis na planta tendem a ser mais baratos que os já prontos, afinal, ainda estão sendo construídos, motivo pelo qual os valores são menores do que com um edifício estabelecido, por isso é tão vantajoso para quem não pode / quer gastar muito.

2 – Facilidade para pagar

Muito positivas são as condições de pagamentos de um imóvel na planta. É possível negociar diretamente com a construtora, evitando diversas burocracias para quitar o valor.

Com as construtoras dá pra pagar cerca de 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves e, o restante, dividir em algumas parcelas ou financiar com uma instituição bancária. A entrada pode ser paga em parcelas até o final da obra.

3 – Modernas instalações

O fato de o empreendimento ser recém-construído é outra vantagem de comprar um apartamento na planta, pois é mais moderno, do projeto às instalações. Vagas na garagem, melhor integração de espaços, entre outros.

Isso significa menos custos com manutenção em elétrica, estrutura, hidráulica, acabamento.

4 – Personalizar

Apartamentos já construídos são difíceis de alterar o projeto. Já nos apartamentos na planta é possível personalizá-lo, reduzir o número de paredes ou fazer qualquer outra adaptação de acordo com a necessidade.

5 – Prazo extenso

Até as chaves ser entregues ou a obra estar finalizada é possível ganhar um bom prazo para programar a mudança, planejar os móveis e ir comprando aos poucos.

 

Como escolher apartamento na planta

Apartamento na planta saiba como comprar o seu

3.Conhecer a rotina da área onde está o estande de vendas

Conheça a rotina da região onde você pretende comprar o imóvel. Como ainda não existe o apartamento para você entrar e sair várias vezes, a dica é visitar o estande ou o apartamento decorado em dias e horários diferentes, com o objetivo de conhecer a região de sua possível futura casa, a rotina da rua, do bairro.

Se o primeiro contato no estande de vendas foi num domingo, quando o trânsito é bem tranquilo e o barulho menor, experimente fazer uma visita no meio da semana, em horário comercial ou de rush. Assim terá uma noção da rotina daquela região. Isso é fundamental.

Uma dica a mais: imagine-se morando na região e perceba como você se sente!

4.Seja prevenido para evitar aborrecimentos

Simples atitudes evitam dores de cabeça enormes. Então comece registrando a tudo que está relacionado à negociação, confirme via e-mail as conversar, os acordos, guarde os folders, fotos e propagandas publicadas do imóvel. Se puder, tire foto da maquete para, no futuro, não ter aborrecimentos.

Leia o contrato, repito, leia o contrato. É chato, cansativo, mas é a sua maior segurança, portando cada letrinha deve ser lida e compreendida. Tenha conhecimento dos seus direitos como comprador da maneira que está previsto no contrato que pretende assinar.

5.Tenha segurança para investir

Apartamento na planta saiba como comprar o seu5

Tire todas as dúvidas, por mais simples ou bobas que pareçam ser. Não tenha receio de perguntar da voltagem das tomadas ou sobre algo estrutural do prédio.

Converse com pessoas que tem ou tiveram imóveis da mesma construtora, fale com síndicos e moradores sobre a qualidade dos materiais, sobre como os problemas foram resolvidos, se foi tudo cumprido como prometido.

A credibilidade da construtora também conta muito, pesquise quanto tempo ela tem no mercado, quantos imóveis já entregou e como foram essas entregas.

Lembre-se que o maior investimento da sua vida pode ser esse apartamento, então não tenha medo de cercar-se de informações e referências para ter mais segurança. Quanto mais conhecimento tiver, menos risco correrá.

Boa sorte!

Artigos relacionados

05 / 10
Apartamento Aquarius SJC: conheça as vantagens de morar na região

Apartamento Aquarius SJC: conheça as vantagens de morar na região

Quem quer morar em São José dos Campos em um bairro moderno e com toda a infraestrutura necessária, pensa imediatamente em ter um apartamento Aquarius SJC. Considerado um dos melhores…

Ver matéria completa
16 / 04
apartamento pronto para morar 4

Apartamento pronto para morar: conheça as vantagens de comprar um

Um dos passos mais importantes na vida das pessoas é a compra de um imóvel. Quando se decide comprar um apartamento, sempre vem a dúvida: vale a pena comprar um…

Ver matéria completa
22 / 03
Como comprar um apartamento passo a passo para realizar seu sonho1

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

Que bom seria se a compra de um imóvel fosse tão simples como a de um par de sapatos ou de uma roupa. Chegar numa loja escolher, experimentar, pagar e…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo