Se você mora em condomínio já recebeu um convite para participar da Assembléia do Condomínio, e sabe que este não é o evento mais agradável do mundo (na maioria dos casos), afinal de contas, são discutidas todas as questões do condomínio, sejam boas ou ruins.
Por isso, quase sempre é uma minoria de condôminos que comparecem.
Porém, a Assembléia é super necessária, já que as decisões principais e estratégicas do condomínio são decididas ou informadas nela.
Listamos 5 motivos pelos quais você deveria participar da próxima reunião.
Um condomínio é formado por pessoas que compartilham os mesmos espaços e podem ter muitos objetivos em comum, porém podem ter opiniões divergentes.
Quando você participa da assembleia de condomínio, é o momento para você opinar nas decisões sobre o dia a dia da vida em grupo no seu condomínio.
Como em toda comunidade, a vivência num mesmo condomínio exige acordos e parcerias que são firmados oficialmente nesses momentos.
Por muitos motivos, desde trabalho à falta de disposição pra ” se estressar”, muitos condôminos acabam não comparecendo às assembleias, nas quais são discutidos e votados o presente e o futuro do condomínio.
Quando esse desinteresse é da maioria, a troca de ideias e de opiniões se enfraquece e as decisões ficam nas mãos de poucos, que raramente levarão em consideração outras opiniões que tiveram seu momento de se colocar na Assembléia, mas não foram.
A situação fica mais delicada quando é necessário um determinado quórum para a aprovação de algo importante e de interesse de todos, como uma obra que altera a estrutura do prédio, por exemplo. Sem a presença da maioria, decisões e ações são adiadas e isso pode prejudicar o condomínio em diversos aspectos, inclusive financeiro.
E o financeiro atinge absolutamente todos os condôminos.
Temas comuns na maioria das assembleias são:
São assuntos que estão relacionados às finanças e a satisfação e de seus familiares, certo?
Caso seja algo que você queira mudar após já definido em Assembléia, o trabalho e gastos judiciais para isso só tornam o problema maior ainda. Melhor seria se você tivesse ido e colocado o problema em discussão para os demais.
Apesar das assembleias de condomínio serem por vezes estressantes e cansativas, elas também são uma oportunidade para você estreitar relações com vizinhos e até mesmo fazer novas amizades.
Muitas vezes, moramos no mesmo andar de pessoas que têm os mesmos gostos ou hobbies que a gente e nem sabemos.
Use a assembleia não só pelo seu fator “jurídico” aproveite criar laços ou no mínimo, conhecer melhor quem são os pais das crianças que brincam com seus filhos.
Se o condomínio é formado de pessoas, porque não usar isso para fazer networking?
A Assembléia reúne, ou deveria reunir a maioria de condôminos e sempre tem um momento antes ou depois que todos interagem. Use estes momentos para saber quais profissionais estão a sua volta, de repente, pode até sair um novo negócio ou solução. Não é mesmo?
Esses foram os principais pontos positivos sobre a Assembléia Condominial.
A dica é: Crie o hábito de participar dessa atividade, afinal, são através das atitudes que as mudanças acontecem.
Se a assembléia tiver seus pontos positivos colocados em foco, pouco a pouco as pessoas vão tornando-a algo mais leve e menos cansativa.
Conheça os empreendimentos da Montante, com certeza tem um feito pra você!
Envie seu comentário