fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1902

Assembléia de Condomínio: 5 motivos para você participar

Postado por: Marketing Montante

Se você mora em condomínio já recebeu um convite para participar da Assembléia do Condomínio, e sabe que este não é o evento mais agradável do mundo (na maioria dos casos), afinal de contas, são discutidas todas as questões do condomínio, sejam boas ou ruins.

Por isso, quase sempre é uma minoria de condôminos que comparecem.

Porém, a Assembléia é super necessária, já que as decisões principais e estratégicas do condomínio são decididas ou informadas nela.

Listamos 5 motivos pelos quais você deveria participar da próxima reunião.

 

1 – Regras do Condomínio

Um condomínio é formado por pessoas que compartilham os mesmos espaços e podem ter muitos objetivos em comum, porém podem ter opiniões divergentes.

Quando você participa da assembleia de condomínio, é o momento para você opinar nas decisões sobre o dia a dia da vida em grupo no seu condomínio.

Como em toda comunidade, a vivência num mesmo condomínio exige acordos e parcerias que são firmados oficialmente nesses momentos.

 

2 – Sua reclamação não será levada em consideração depois que a Assembléia de Condomínio acontecer

Por muitos motivos, desde trabalho à falta de disposição pra ” se estressar”,  muitos condôminos acabam não comparecendo às assembleias, nas quais são discutidos e votados o presente e o futuro do condomínio.

Quando esse desinteresse é da maioria, a troca de ideias e de opiniões se enfraquece e as decisões ficam nas mãos de poucos, que raramente levarão em consideração outras opiniões que tiveram seu momento de se colocar na Assembléia, mas não foram.

A situação fica mais delicada quando é necessário um determinado quórum para a aprovação de algo importante e de interesse de todos, como uma obra que altera a estrutura do prédio, por exemplo. Sem a presença da maioria, decisões e ações são adiadas e isso pode prejudicar o condomínio em diversos aspectos, inclusive financeiro. 

E o financeiro atinge absolutamente todos os condôminos.

 

3 – Não tenha problemas futuros

Temas comuns na maioria das assembleias são:

  • as normas que regerão o dia a dia da vida condominial,
  • escolha do futuro síndico,
  • aprovação do orçamento do ano,
  • previsão de orçamento para o ano seguinte,
  • aprovação das despesas,
  • valor das contribuições dos condôminos,
  • aprovação das contas,
  • discussões dos problemas que afetam o bem estar de todos.

São assuntos que estão relacionados às finanças e a satisfação e de seus familiares, certo?

Caso seja algo que você queira mudar após já definido em Assembléia, o trabalho e gastos judiciais para isso só tornam o problema maior ainda.  Melhor seria se você tivesse ido e colocado o problema em discussão para os demais.

 

4- Estreitar relações

Apesar das assembleias de condomínio serem por vezes estressantes e cansativas, elas também são uma oportunidade para você estreitar relações com vizinhos e até mesmo fazer novas amizades.

Muitas vezes, moramos no mesmo andar de pessoas que têm os mesmos gostos ou hobbies que a gente e nem sabemos.

Use a assembleia não só pelo seu fator “jurídico” aproveite criar laços ou no mínimo, conhecer melhor quem são os pais das crianças que brincam com seus filhos.

 

5 – Fazer Networking na Assembléia de Condomínio

Se o condomínio é formado de pessoas, porque não usar isso para fazer networking?

A Assembléia reúne, ou deveria reunir a maioria de condôminos e sempre tem um momento antes ou depois que todos interagem. Use estes momentos para saber quais profissionais estão a sua volta, de repente, pode até sair um novo negócio ou solução. Não é mesmo?

 

 

Esses foram os principais pontos positivos sobre a Assembléia Condominial.

A dica é: Crie o hábito de participar dessa atividade, afinal, são através das atitudes que as mudanças acontecem.

Se a assembléia tiver seus pontos positivos colocados em foco, pouco a pouco as pessoas vão tornando-a algo mais leve e menos cansativa.

 

Conheça os empreendimentos da Montante, com certeza tem um feito pra você! 

Artigos relacionados

24 / 02

O site da Montante está de cara nova!

Venha conferir!!! Mais leve, dinâmico e informativo. Essas são as principais características do nosso novo site, que teve seu layout atualizado para que você possa navegar com mais facilidade, acompanhar…

Ver matéria completa
07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
26 / 06
Comparativo financiamento

SELIC e o Mercado Imobiliário 2020

Antes de falarmos da SELIC e do Mercado Imobiliário é importante definir rapidamente qual sua importância para a economia de forma geral. Podemos dizer que a Selic (Sistema Especial de…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo