Alguns benefícios da Natação são bem conhecidos, desde a perda calórica até o equilíbrio muscular.
Indicada para todas idades, quem pratica essa modalidade de esporte identifica alguns outros benefícios que fazem diferença na rotina delas.
Os movimentos de braços, pernas e tronco, juntamente ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminam a gordura existente ao redor do coração. Assim, tornando esse órgão vital mais forte e diminuem a incidência de doenças cardiovasculares, pois ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.
Por ser praticada em um ambiente úmido e fortalecer os músculos toráxicos, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Ela aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliam a capacidade de absorver oxigênio.
A prática da natação é livre de impacto.
Pois por ser praticada na água permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, afinal, os músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e ágeis.
Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíveis.
Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais. Investigadores da Universidade da Carolina do Sul averigou que praticantes da natação tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.
Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.
Por ser uma atividade aeróbica, um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2, balancear os níveis de colesterol, aumentar o nível do HDL (colesterol bom).
A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino.
Pelo fato da água ser 12 vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.
Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.
Viu só quantos Benefícios da Natação você pode ter para sua vida?
Conheça nossos empreendimentos com piscina em sua área de lazer.
Envie seu comentário