Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2211

Benefícios da Natação

Postado por: Marketing Montante

Alguns benefícios da Natação são bem conhecidos, desde a perda calórica até o equilíbrio muscular.

Indicada para todas idades, quem pratica essa modalidade de esporte identifica alguns outros benefícios que fazem diferença na rotina delas.

 

Veja alguns deles:

 

Diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares

Os movimentos de braços, pernas e tronco, juntamente ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminam a gordura existente ao redor do coração. Assim, tornando esse órgão vital mais forte e diminuem a incidência de doenças cardiovasculares, pois ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.

 

 

Prevenir sintomas da Asma

Por ser praticada em um ambiente úmido e fortalecer os músculos toráxicos, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Ela aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliam a capacidade de absorver oxigênio.

 

 

Alívio de dores de artrose ou fibromialgia

A prática da natação é livre de impacto.

Pois por ser praticada na água permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, afinal,  os músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e ágeis.

Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíveis.

 

 

Melhora na autoestima

Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais. Investigadores da Universidade da Carolina do Sul averigou que praticantes da natação tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.

 

 

Anti-stress

Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.

 

Redução do risco de diabetes e colesterol

Por ser uma atividade aeróbica, um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2, balancear os níveis de colesterol, aumentar o nível do HDL (colesterol bom).

 

 

Controle do peso

A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino.

 

 

Melhora da força e tônus musculares

Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.

 

Super alongamento

Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

Viu só quantos Benefícios da Natação você pode ter para sua vida?
Conheça nossos empreendimentos com piscina em sua área de lazer.

Artigos relacionados

14 / 02
Papel de parede para sala de estar

Papel de parede para sala de estar

Quer mudar a decoração de sua sala mas está com pouco dinheiro para uma reforma completa? Que tal apostar no papel de parede para sala? Além de ser uma solução…

Ver matéria completa
16 / 05

Mercado imobiliário cresce 236% em São José

Fontes: Assessoria do Secovi e Jornal Ovale – São José dos Campos No dia 13 de Maio de 2019 São José dos Campos recebeu o "Encontro Secovi do Mercado Imobiliário"…

Ver matéria completa
19 / 12
Cozinha americana: invista nesta ideia

Cozinha americana: invista nesta ideia

Para quem gosta de cozinhar, a cozinha é um dos espaços mais importantes da casa. E, normalmente, o sonho de consumo dos chefs, mesmo que amadores, é uma cozinha americana.…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo