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Benefícios da Natação

Postado por: Marketing Montante

Alguns benefícios da Natação são bem conhecidos, desde a perda calórica até o equilíbrio muscular.

Indicada para todas idades, quem pratica essa modalidade de esporte identifica alguns outros benefícios que fazem diferença na rotina delas.

 

Veja alguns deles:

 

Diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares

Os movimentos de braços, pernas e tronco, juntamente ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminam a gordura existente ao redor do coração. Assim, tornando esse órgão vital mais forte e diminuem a incidência de doenças cardiovasculares, pois ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.

 

 

Prevenir sintomas da Asma

Por ser praticada em um ambiente úmido e fortalecer os músculos toráxicos, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Ela aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliam a capacidade de absorver oxigênio.

 

 

Alívio de dores de artrose ou fibromialgia

A prática da natação é livre de impacto.

Pois por ser praticada na água permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, afinal,  os músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e ágeis.

Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíveis.

 

 

Melhora na autoestima

Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais. Investigadores da Universidade da Carolina do Sul averigou que praticantes da natação tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.

 

 

Anti-stress

Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.

 

Redução do risco de diabetes e colesterol

Por ser uma atividade aeróbica, um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2, balancear os níveis de colesterol, aumentar o nível do HDL (colesterol bom).

 

 

Controle do peso

A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino.

 

 

Melhora da força e tônus musculares

Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.

 

Super alongamento

Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

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