Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1004

Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Postado por: Grupo S2 | Gisele

Boiserie: parede azul

Está procurando inspiração para decorar sua casa ou apartamento? Já ouviu falar em boiserie? Pelo nome pode ser que você não o reconheça. Mas, com certeza, já deve ter visto. São aquelas molduras delicadas colocadas nas paredes.

Lembrou? Algumas das principais funções do boiserie são emoldurar as paredes com estilos e acrescentar um charme a mais ao ambiente. Veja como decorar com molduras nas paredes!

Qual a origem dos boiseries?

O nome é francês, e foi exatamente na França, no século 18, onde surgiu a moldura boiserie. Naquela época, a nobreza não media esforços para exibir pompa e riqueza que pudesse. E os diferentes ornamentos eram muito bem-vindos como elementos decorativos.

Muitas dessas soluções arquitetônicas, com o passar do tempo, foram caindo em desuso. Só que a moldura boiserie se manteve e hoje pode ser usada como uma forma de remeter a essa estética mais clássica, ainda que possa ser aproveitada com um toque mais atual.

Nada melhor que belas molduras nas paredes e também um piso em crema marfil para deixar sua casa com um ar de espaço nobre. Até porque, indo na contramão à herança cultural desse tipo de moldura, o elemento já não é tão caro. Dependendo de como é feito, pode ser bem leve e contemporâneo.

Originalmente, a boiserie foi desenvolvida em madeira, mas hoje já pode ser encontrada em outros materiais como isopor, gesso e PVC. A qualidade de alguns materiais alternativos à madeira é tão perfeita que fica difícil distinguir só pelo olhar.

Boiserie: parede com quadros Boiserie: delimitando quadros

Como instalar e onde utilizar?

Uma dica valiosa para instalar a moldura boiserie e fazer ótimas composições é optar pela harmonia entre tons mais claros e mais escuros. Se você pintar a moldura e a parede de uma mesma cor, evitará que o resultado transmita um visual sobrecarregado.

As paredes em tons vibrantes podem fazer um ótimo contraste com móveis mais claros, como um sofá branco ou mesmo um tapete.

E quem aprecia os ambientes minimalistas e com paredes claras pode contar com o encanto da boiserie na cor branca. É uma ótima maneira de destacar aqueles móveis que têm cores mais escuras.

Para dar impressão de que a moldura é um alto-relevo na sua parede (sensação de continuidade), priorize o acabamento na hora de instalar a moldura. Você pode preencher os cantos após a colagem da moldura com massa corrida e, em seguida, lixá-la. Então, estará pronta para ser pintada.

Boiserie: cozinha e jantar Boiserie: quarto casal

Onde usar a moldura boiserie?

Atualmente o boiserie está sendo incorporado pela decoração de forma mais limpa e elegante. O acabamento é capaz de transformar tanto os espaços sociais quanto os de intimidade, renovando as sensações dos moradores que vivem na residência.

Portanto, na decoração de ambientes com estilo moderno prefira o boiserie com linhas mais retas e simples.

Boiserie: moderno Boiserie: poltrona linda

Já para quem gosta de seguir um estilo clássico na decoração, é interessante utilizar o boiserie que também siga essa tendência, como o boiserie com bordas mais arredondadas e arabescos.

E assim como na decoração moderna, no ambiente clássico com boiserie também pode-se abusar das cores, mas para isso é imprescindível que haja harmonia em todo o ambiente.

As opções de uso das molduras são inúmeras. Quem prefere o estilo clássico pode usar, por exemplo, na decoração de quarto de casal, a moldura na cabeceira da sua cama.

Boiserie: quarto claro Boiserie: quarto clássico

Você deixará a sua sala de estar muito mais charmosa se ela estiver decorada com molduras nas paredes — que, inclusive, podem ser usadas para emoldurar as composições de quadros.

Mesmo que o ambiente seja menor e que as paredes não sejam tão grandes, a moldura boiserie pode ser bem utilizada. É uma opção viável e charmosa para os pequenos espaços, como um home office.

As molduras nas paredes podem transformar o seu ambiente em um espaço mais belo e cheio de requinte, além de poderem ser harmonizadas com qualquer tipo de decoração.

O boiserie é um artifício bem charmoso que também pode ser aplicado em armários que tenham as portas lisas.

Boiserie: quarto de criança Boiserie: detalhe branco

Uma dica muito importante para quem pretende investir em boiserie é observar qual a altura do pé direito da casa, porque como essa técnica possui recortes ela pode acabar achatando o ambiente, portanto, em casas com o pé direito mais baixo é importante pensar bastante se vale a pena ou não investir nessa técnica.

Outra dica bacana para quem vai usar boiserie gesso ou o boiserie poliuretano em casa é investir em tinta acrílica. Esse tipo de tinta ajuda no acabamento e deixa a moldura mais resistente, o que consequentemente faz com que dure mais e fique bonita por muito mais tempo.

Boiserie: apoio para quadros

Boiserie: sala clássica Boiserie: sala de TV

Jeitos modernos de usar boiserie

Para atualizar esse elemento e quebrar um pouco a formalidade do espaço, inclua peças interessantes e criativas na mesma parede: quadros bem-humorados, pôsteres e até uma instalação inusitada com arandelas.

Se as paredes estão clássicas, mas você prefere uma casa que misture estilos e não fique tão caricata, compense nos outros detalhes decorativos do ambiente: móveis contemporâneos, tecidos com estampas, luminárias divertidas. A decoração de hoje permite essa brincadeira com peças distintas.

Comprou um imóvel que já veio com boiseries, mas você não morre de amores por esse detalhe? Experimente aplicar algumas camadas de tinta colorida na parede. O visual vai do careta ao moderninho rapidinho!

Gostou das dicas de como usar o boiserie na decoração? Ficou alguma dúvida? Manda aqui pra gente!

Boiserie: sala de jantar  Boiserie: detalhe

Boiserie: quarto bonito Boiserie: sala de estar

Boiserie: sala de estar tapete lindo    Boiserie: sala de jantar azul

Artigos relacionados

20 / 11

Tecidos transformam a decoração de casa

Novas funções para os tecidos Entre a tinta e o papel de parede há um mundo colorido e listrado. A decoração moderna tem usado a matéria-prima têxtil para transformar ambientes…

Ver matéria completa
12 / 01
Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

A pintura é uma das maneiras mais práticas para mudar o visual de uma sala de estar, sem precisar investir em um novo mobiliário. Para escolher as cores de tintas…

Ver matéria completa
13 / 06
Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato líquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Um dos pisos mais desejados nos últimos tempos é o porcelanato líquido 3D, principalmente, porque oferece várias opções de acabamentos e efeitos. O piso ganhou o nome de porcelanato líquido…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo