fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2203

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

Postado por: Grupo S2

Como comprar apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

Que bom seria se a compra de um imóvel fosse tão simples como a de um par de sapatos ou de uma roupa. Chegar numa loja escolher, experimentar, pagar e levar. Mas não é! Comprar um apartamento é a realização de um sonho e gera uma série de dúvidas, especialmente financeiras, que vamos tentar sanar com esse passo a passo. Quer saber por onde começar? Então continue lendo.

Selecionamos 5 dicas para montar um planejamento fácil e que certamente te ajudará a dar esse grande passo.

1.Iniciar o planejamento financeiro

O ponto de partida para quem deseja um apartamento para comprar é o planejamento financeiro, pois é a partir dele que se constata a viabilidade do investimento. Entender com clareza seu orçamento mensal é o primeiro passo do plano de como comprar um apartamento.

Uma dica é criar uma planilha simples para anotar tudo que recebe o que gasta no mês, mas tem que anotar tudo mesmo para no final do mês fazer o calculo do que sobra mensalmente e, a partir daí, formar as economias.

Cortar despesas é fundamental para que suas economias aumentem todos os meses. Comece cortando supérfluos e depois diminuindo gastos com saídas de final de semana, restaurantes, bares. Dê preferência aos programas mais baratos ou gratuitos.

Se a frase que não sai da sua cabeça é quero comprar um apartamento, então não pense duas vezes, corte despesas onde for possível cortar.

Dívidas e nome sujo, isso pode dificultar qualquer pedido de financiamento.

Divida muito alta, se tiver, deve ser negociada para tentar, junto aos credores, melhores parcelamentos e até descontos interessantes.

Poupe ao máximo que conseguir para somar um bom valor de entrada ou um lance no consórcio imobiliário.

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

2.Financiamentos para comprar apartamentos

Na realidade de muitos de nós, brasileiros, é impossível comprar um imóvel à vista. Então, como comprar apartamento? Calma, existem tipos de financiamentos no Brasil que precisam ser analisados, antes de escolher.

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

SFH

O SFH (Sistema Financeiro da Habitação) é uma linha de crédito imobiliário garantida por recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Renda (SBPE) e também pelo caixa do FGTS. Ele possibilita comprar apartamento na planta, imóvel novo ou usado, com valor máximo de R$1,5 milhão.

O imóvel pode ser financiado em até 90% e o pagamento parcelado em no máximo 35 anos, com juros limitados em 12% ao ano. O limite de comprometimento da renda familiar bruta é de 30% para o pretendente.

E, como comprar um apartamento financiado também não é nada fácil, nesse sistema é possível usar o FGTS para pagar o financiamento.

Pró-cotista

Outra linha de crédito e uma opção de como comprar apartamento é a Pró-cotista que obedece às mesmas regras do SFH. A diferença é que ela é destinada aos trabalhadores que contribuem com o FGTS.

Não utiliza recursos do SBPE e trabalha somente com dinheiro do fundo, por isso, eventualmente os financiamentos podem ser suspensos até que um novo caixa do FGTS seja formado e permita a concessão de novos empréstimos.

Minha Casa Minha Vida

Esse programa é uma iniciativa do Governo Federal e uma opção de como comprar um apartamento ganhando pouco. Tem como objetivo financiar imóveis populares para famílias com renda bruta mensal de até R$ 9 mil. Os valores dos imóveis que podem ser adquiridos pelo programa variam de acordo com cada município, assim como as regras são variáveis, de acordo com cada faixa de renda possível.

Consórcio Imobiliário

O consórcio imobiliário é uma linha de crédito que não cobra juros dos consorciados. É seguro e possui apenas uma taxa administrativa e é uma maneira de comprar apartamento sem entrada.

Por meio de uma carta de crédito, o consórcio faz a liberação do dinheiro dos contemplados das seguintes maneiras possíveis:

  • Sendo sorteado
  • Dando um lance que supere os demais
  • No encerramento do grupo

Quem não quer contar com a sorte ou possui uma boa quantia para dar como lance, o consórcio não é uma boa alternativa, pois os grupos de consórcios duram muitos anos até receber a carta para comprar um apartamento.

Pode usar o FGTS

Vale considerar a possibilidade de utilização do FGTS para um apartamento comprar, já que o fundo tem a função de assegurar recursos ao trabalhador para que ele sacar em algumas situações de emergência.

No caso das contas ativas, o trabalhador pode fazer o saque:

para a aquisição da casa própria, inclusive para quitar ou pagar parcelas de financiamento e de consórcio e para dar lance em consórcio imobiliário.

  • em caso de emergência provocada por acidente que tenha atingido a residência do trabalhador;
  • em caso de doenças graves, inclusive de dependentes;
  • se for demitido sem justa causa;
  • na rescisão ou no término de contrato de trabalho;
  • na aposentadoria e no falecimento do trabalhador;
  • se a conta vinculada ao FGTS de trabalhador afastado até 13 de julho de 1990 não tiver recebido depósito nos últimos três anos;

Vale ressaltar que o saque nas contas consideradas inativas, aquelas que não receberam nenhum depósito após 31 de dezembro de 2015, é liberado para o trabalhador utilizar como desejar. Inclusive para compra de apartamento usado ou de um segundo imóvel, sem restrições.

Mas a compra de imóveis, usando o saldo de uma conta ativa só é permitida se:

  • o trabalhador estiver trabalhando há, no mínimo, três anos sob o regime do FGTS, consecutivos ou não;
  • ele não for o titular de outro financiamento imobiliário no âmbito do SFH;
  • não for proprietário, comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel que esteja no mesmo município ou na região metropolitana do município no qual ele mora ou trabalha;
  • o imóvel tiver valor limitado ao máximo permitido para as compras utilizando o SFH;
  • o imóvel estiver localizado no município ou na região metropolitana do município onde o trabalhador mora ou trabalha.

Uma dica de como juntar dinheiro para comprar um apartamento é somar os recursos do FGTS de ambos os cônjuges e sacar. Mas vale lembrar isso só é permitido aos casais com união legalizada.

4.Escolhendo o imóvel ideal

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

Feito o planejamento financeiro e a pesquisa da melhor opção de financiamento, chegou a hora de definir o imóvel ideal. Leve em consideração a condição de pagamento e se atende às necessidades.

Outras considerações para comprar apartamento:

  • Imóveis na planta têm boas vantagens quanto a preço, mas a mudança não pode ser imediata.
  • Os imóveis prontos possibilitam a mudança imediata, mas os preços são mais elevados.
  • Os imóveis usados tem bom preço, mas é preciso avaliar o estado de conservação e a documentação.
  • O tamanho do imóvel deve ser apropriado ao tipo de uso que ele vai receber e, também, dimensionado de modo a prever situações futuras.
  • A disponibilidade de uma vaga de garagem é essencial em um apartamento e essa condição vale mesmo para quem ainda não tem um carro.
  • A planta do apartamento deve ser bem aproveitada.

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

  • Verificar custo benefício dos condomínios, quanto mais estruturados melhor.
  • A segurança é outro ponto alto dos condomínios estruturados de maneira a proteger os condôminos.
  • O abastecimento deve ser avaliado tanto pelo ponto de vista dos riscos que oferece, quanto pela perspectiva da praticidade.
  • Qualquer que seja o tamanho do apartamento — esteja ele na planta ou pronto —, procure avaliar com cuidado a construtora. No caso dos apartamentos na planta esse cuidado deve ser dobrado.
  • No caso dos imóveis prontos, a sua maior preocupação deve ser com a qualidade do empreendimento em si.
  • Outro aspecto que você deve observar com muita atenção é a localização do imóvel, uma vez que ela terá interferência direta no seu dia a dia.

5. Comprar apartamento na planta

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

Como comprar um apartamento na planta é a dúvida de muitas pessoas que querem investir, mas têm receio de gastar com algo que ainda nem existe. Então acompanhe o resume de informações.

O preço dos apartamentos na planta é menor que os de imóveis prontos e novos, o que é uma vantagem importante. Porém, o apartamento tem um prazo para ser entregue e não possibilita a mudança imediata.

O prazo da obra também é determinante para negociar condições mais facilitadas com a construtora. Quanto maior o prazo para entrega do apartamento, melhores as condições e as formas de como comprar apartamento barato.

Por fim, vale destacar que para que um imóvel seja vendido na planta é essencial que a documentação esteja em situação 100% regular. Uma segurança que os imóveis prontos não oferecem.

Como comprar um apartamento: passo a passo para realizar seu sonho

As dicas foram dadas, agora você só precisa iniciar o planejamento para no futuro próximo estar de mudança para sua casa nova.

Artigos relacionados

24 / 02

Saiba a diferença entre piso laminado e vinílico

Conheça e saiba a diferença entre piso laminado e vinílico e descubra qual o melhor para sua casa! Uma vez o contrapiso feito, tanto a aplicação do laminado ou do…

Ver matéria completa
04 / 06

Vistoria de Imóveis – Por que é tão importante?

A vistoria de imóveis é parte fundamental do processo de compra do imóvel, seja ele novo ou usado. É neste processo que você conhece a fundo o imóvel e nota…

Ver matéria completa
24 / 02

Aplicativo ajuda na indicação de eletrodomésticos

Conheça o MEPRO (Meça e Procure) Etapa decisiva na decoração de casas e apartamentos, a escolha por móveis planejados costuma ser a melhor opção na composição dos ambientes. Esta fase…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo