A pintura é uma das maneiras mais práticas para mudar o visual de uma sala de estar, sem precisar investir em um novo mobiliário. Para escolher as cores de tintas para sala, a principal dica é observar o ambiente e analisar a tonalidade para que esteja em perfeita harmonia com os móveis, teto, piso, posição das paredes etc.
A combinação de cores contribui para dar a sensação de aconchego à sala, criando uma proposta de estilo pessoal. Uma pintura bem realizada e com tons equilibrados podem renovar totalmente o seu espaço com baixo custo.
Não podemos nos esquecer que cada cor transmite e cria um efeito diferente no ambiente. E, levando-se em conta que a sala é um dos cômodos mais utilizados por toda a família, é importante que você saiba selecionar as melhores cores para sala.
Você também deve analisar o estilo dos móveis e mesmo dos detalhes, como quadros, almofada, um abajur para sala ou mesmo um lustre, por exemplo, para combinar com as cores de tintas para sala, pois dessa maneira será possível fazer uma decoração harmoniosa.
A percepção da cor está relacionada com a luz ambiente, seja natural ou artificial, é por isso que, às vezes, quando se escolhe cores de tinta para sala nos catálogos, depois da pintura essa mesma cor parece totalmente diferente na sala. Isso se deve ao efeito da iluminação sobre a cor que muda a nossa percepção visual.
Para não errar nas cores de tintas para sala, arquitetos e designers de interiores costumam comprar amostras das cores escolhidas e aplicar no local exato da pintura para observar qual vai ser o efeito visual da cor com a iluminação do ambiente, lembrando que a cor verde é a que mais se altera com a iluminação.
Antes de definir as cores para parede de sala, analise os seguintes pontos:
Pense sobre como vai utilizar o cômodo e o que é indispensável. Considere principalmente os seguintes fatores:
Como o espaço será usado (para assistir TV, receber os amigos, leitura etc)?
Em qual horário costuma usar o cômodo?
A sala deve ter um efeito energizante ou relaxante?
O ambiente recebe bastante luz do sol?
Existe combinação de cores para sala perfeita para espaços iluminados pelo sol. Para uma sala de estar que será usada durante o dia e que receba bastante luz solar, deixe as paredes com tons de joias saturados ou tons terrosos.
Tons brilhantes, como azul safira ou verde esmeralda, ficam ótimos ao sol.
Da mesma forma, cores terrosas escuras ficam melhor em espaços com muita luz natural, já que a iluminação evita que o cômodo pareça muito escuro.
Observe que tais cores costumam sobrecarregar ambientes com pouca luz, e não devem ser usadas nesses casos.
Por outro lado, se a sala não recebe uma boa quantidade de luz solar, ou se você pretende passar mais tempo nela à noite, existem certas cores que vão ajudar a iluminar o ambiente.
Marfim e amarelo lírio podem fazer uma sala que não recebe muita luz parecer mais brilhante, principalmente quando essas cores são usadas como destaque.
O espaço mal iluminado também pode ficar mais alegre em tons verdes e azuis claros.
Um outro aspecto a considerar é a temperatura do cômodo. Vermelho, laranja queimado e quase todos os tons de ouro e marrom podem ser usados para criar uma atmosfera alegre e aconchegante, que é compatível com a de uma sala de estar.
Essas combinações são ótimas para um cômodo usado tanto durante o dia quanto à noite, pois unem conforto e energia, sendo ainda claras o suficiente para o dia.
Porém, evite usar tons brilhantes de vermelho ou laranja como cores dominantes ou secundárias, porque elas são muito intensas e podem sobrecarregar o ambiente.
Tons de terra, como amarelos escuros, marrons e vermelhos enferrujados, podem aquecer o espaço e funcionam bem com todo tipo de iluminação.
Por outro lado, azuis, roxos claros e cinzas são perfeitos para criar uma atmosfera de calma para você, sua família e seus convidados.
Cores frias são ótimas para um cômodo usado mais à noite, principalmente em um espaço feito para relaxar. Verde também é uma boa escolha para criar um ambiente sereno.
Cores claras tendem a abrir espaço e podem fazer um cômodo parecer maior. Quem tem uma sala pequena deve escolher cores brilhantes em tons creme, bege ou branco, assim como devem optar por quadros para sala pequena.
Você pode pintar as paredes de uma cor clara e adicionar destaques em cores mais intensas.
Cores escuras fazem o espaço parecer mais fechado, então elas não devem ser usadas em cômodos pequenos. Porém, quem tem um grande espaço aberto pode escolher uma cor intensa, como azul marinho ou ameixa, e ficar despreocupado.
No geral, deve-se evitar pintar a sala inteira de uma cor escura. Em vez disso, pinte apenas a parede de destaque.
Uma cor chamativa pode oferecer muita energia e personalidade ao espaço. Cause este impacto com a cor de destaque. Para expressar mais vitalidade, ele deve ser a mais brilhante do esquema de cores.
Escolha cores que combinem umas com as outras. Faça um teste em uma pequena área antes de pintar e redecorar o cômodo inteiro.
Uma boa ideia é usar uma cor neutra, como bege ou cinza, como base, pois elas são versáteis e clássicas.
Se você tem uma mobília e decoração modernas, deve escolher um esquema de cores correspondente, como uma combinação de branco, preto e cinza.
Por outro lado, quem tem móveis antigos ou clássicos pode usar cores brilhantes e modernas para renovar o espaço.
Leve em consideração o esquema de cores atual da mobília, pintando as paredes com uma cor secundária e destaque que combinem.
Embora muitas pessoas preferiram uma cor dominante mais interessante, não há como negar que os esquemas de cores com o branco oferecem uma agradável sensação de ambiente limpo e bem cuidado. Aposte no branco e você não vai errar.
Existe uma grande variedade de “branco”, como o gelo, creme, casca de ovo, nude, acizentado, off-white etc.
Cores contemporâneas incluem tons sutis de cores naturais que podem ajudar a criar uma atmosfera de calma, mas ainda assim dar um pouco de personalidade ao espaço.
Marrons ou cinzas claros funcionam bem como cores dominantes, e tons ligeiramente mais escuros das mesmas cores podem ocupar o lugar de secundária e destaque.
A maioria das pessoas decide reformar um cômodo para deixá-lo mais moderno. E existem algumas combinações de cores que ajudam a deixar o ambiente mais contemporâneo. Se esse for o caso, prefira as cores neutras em geral.
O branco costuma ser a cor dominante nas salas de estar mais modernas. E o preto ou o cinza são ótimos para cores secundárias. Como destaque, escolha algo intenso e brilhante, como verde, azul ou vermelho.
Designs mais clássicos usam tons escuros de cores elegantes para dar sofisticação à sala de estar. Use cores neutras para a maior parte das paredes e outras áreas dominantes do espaço, mas, ao escolher as cores secundárias e os destaques, prefira tons ricos de vermelho, azul ou marrom.
Para fazer o cômodo parecer ainda mais sofisticado e tradicional, use uma cor “histórica” como amarelo colonial, verde oliva escuro, cinza pérola ou azul da Prússia.
Gostou de nossas dicas de cores de tintas para sala? Já escolheu a cor que mais lhe agrada? Mostra pra gente!
Meu sofá cinza e cortinas creme xale marrom. Que cor me recomenda?