Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1303

Cortina persiana: qual o modelo ideal para sua decoração?

Postado por: Diretor Montante

Cortina persiana: no quarto das crianças

A cortina persiana é uma ótima opção tanto para diminuir a entrada da luz do sol quanto para decorar e dar mais privacidade ao ambiente. E por serem práticas e versáteis combinam com qualquer ambiente.

As persianas, que durante muito tempo ficaram reservadas aos ambientes corporativos, agora ganharam espaço e novas referências para os ambientes residenciais. E ainda há várias opções de materiais, modelos e cores. Confira as opções que selecionamos!

Conheça os diferentes tipos de cortina persiana

As persianas horizontais são as preferidas para a decoração dos ambientes. Elas não vedam totalmente a claridade, desta forma permitem que haja ventilação no local. Podem ser formadas por lâminas metálicas, de madeira, PVC ou tecido.

Indicadas para uso residencial e comercial, as persianas verticais também caem bem em qualquer espaço. Dão a sensação de pé direito maior, especialmente em ambientes menores ou mais fechados. Confira os tipos de cortinas persianas existentes no mercado:

Rolô

Esse modelo é super prático. Parecem painéis, mas quando recolhidos ficam enrolados. Podem ser encontrados em tela solar, que controla o calor no ambiente, ou em vinil, que veda totalmente a iluminação. Rolôs em vinil são indicados, por exemplo, para decoração de quarto de casal, pois vedam quase completamente a iluminação do ambiente quando fechadas e em tela solar, para áreas de serviços.

Cortina persiana: rolo, no quarto do casal Cortina persiana: quarto jovem

Romana

As persianas romanas, mais clássicas, possuem divisórias com estrutura de varetas, que dobram à medida que são suspensas, e combinam com qualquer tipo de decoração, seja para uma sala de jantar, quartos, recepções, escritórios etc.

Podem ser confeccionadas em tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, madeira, blackouts ou tela solar.

As persianas em tecidos não são recomendadas para ambientes como cozinhas e áreas de serviço, pois podem acumular resíduos e gordura.

Cortina persiana: floral Cortina persiana: desenho com pássaros

Cortina persiana: sala de jantar Cortina persiana: cantinho gostoso

Painel

O painel é indicado para ambientes com grandes janelas de vidro, perfeitas, por exemplo, para salas decoradas com amplas varandas. É perfeita para escurecer o espaço. Geralmente vão do teto até o chão. O trilho superior é praticamente imperceptível, proporcionando um visual clean ao ambiente.

Apesar de menos utilizados, os painéis são persianas versáteis e se aplicam a todos os estilos de decoração.

Também estão disponíveis no mercado painéis feitos de tecidos naturais, sintéticos, transparentes e telas solares.

Cortina persiana: painel

Double vision

Como o próprio nome já diz, as persianas do tipo double vision proporcionam uma visão dupla do ambiente, pois alternam entre faixas horizontais translúcidas e opacas. Garantem privacidade e bloqueio da luz solar sem perda da visão exterior e dão um toque de elegância ao ambiente.

Cortina persiana: quarto lindo

Cortina persiana: jantar elegante

Cortina celular

Elegante e moderna, a persiana celular proporciona proteção térmica e acústica devido ao formato sextavado de suas células. Permite fazer peças de grandes dimensões. O tipo de construção das dobras garante que, mesmo que sejam manipuladas ou torcidas, retornem à forma original.

A cortina celular é um produto de alto valor agregado devido às suas propriedades técnicas, além do efeito estético.

A persiana Celular foi desenvolvida em 1985 em resposta à crise energética da década de 1970, as cortinas celulares foram uma inovação da indústria. Seu modelo cria bolsões dentro das células, para que o ambiente se mantenha quente no inverno e fresco durante o verão.

Seu design é inspirado nas células de uma colmeia, oferecendo proteção contra os raios UV. Possui ainda propriedade antiestática, que reduz o acúmulo de poeira. São indicadas para instalações dentro de vãos, porque se enquadram perfeitamente dentro de espaços limitados.

Cortina persiana: persiana celular

 

Como instalar cortina persiana

Para a instalação das persianas existem duas possibilidades. A primeira é instalar dentro do vão da janela, onde a medida deve ser bem justa ao espaço para diminuir as frestas. Outra possibilidade é instalar a persiana por fora, ultrapassando o vão da janela.

Procure colocar no mínimo 30 centímetros na largura e no comprimento. Em caso de janela pequena na sala, o ideal é que fique até a 1 cm do chão para que o ambiente não pareça uma cozinha. Caso tenha um móvel abaixo da cortina ou da persiana, o ideal é que ele não encoste no acessório.

Cortina persiana: amarelou

Como limpar cortina persiana

Para todos os modelos, recomenda-se tirar o pó com espanador ou pano seco uma vez por semana. A cada duas semanas, limpe com aspirador de pó, de preferência com aquele bocal de escova.

Caso o material da persiana possa ser molhado (como o PVC), é permitido passar uma esponja levemente umedecida e sabão neutro. Nunca utilize produtos abrasivos.

Peças de tecido natural ou sintético pedem uma limpeza mais profunda, que deve ser feita por empresa especializada uma vez por ano.

Outro cuidado importante é manter as persianas recolhidas sempre que for deixar as janelas abertas, pois o vento pode fazer com que elas batam e entortem.

Que tal decorar sua sala de estar ou quartos com cortina persiana? É uma forma de modernizar e renovar os ambientes da casa!

 

Cortina persiana: sala iluminada Cortina persiana: quarto antigo

Cortina persiana: quarto azul Cortina persiana: cozinha bonita

Cortina persiana: janela com vasos  Cortina persiana: banheiro estiloso

Cortina persiana: cortina legal Cortina persiana: cozinha moderna

Cortina persiana: quarto enorme

Cortina persiana: cortina estampada Cortina persiana: no escurinho

Cortina persiana: outro detalhe Cortina persiana: detalhe

Cortina persiana: charme Cortina persiana: janela charmosa

Cortina persiana: banheiro show Cortina persiana: banheiro maravilhoso

Cortina persiana: luminárias lindas  Cortina persiana: cozinha clean

Cortina persiana: sala integrada Cortina persiana: cozinha cinza

Cortina persiana: no lavabo  Cortina persiana: para vedar o sol

Artigos relacionados

30 / 07
Móveis para varanda gourmet: quais as peças essenciais?

Móveis para varanda gourmet: quais as peças essenciais?

A varanda gourmet se tornou um ambiente indispensável principalmente para quem gosta de receber os amigos e curtir bons momentos com a família. Por isso mesmo, a escolha certa dos…

Ver matéria completa
07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
10 / 04
Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Está procurando inspiração para decorar sua casa ou apartamento? Já ouviu falar em boiserie? Pelo nome pode ser que você não o reconheça. Mas, com certeza, já deve ter visto.…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo