Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2610

Cortinas para quarto: como acertar na escolha

Postado por: Diretor Montante

Cortinas para quarto  Cortinas para quarto

A escolha correta de cortinas para quarto propicia privacidade, aconchego e conforto. Além de decorar, oferece uma claridade acolhedora, escurece o ambiente para um sono mais saudável, barra a luz solar direta, a visão de vizinhos, o vento e até a poluição.

Atualmente o mercado oferece uma grande variedade de modelos e cores de cortinas, que permite fazer uma decoração simples ou sofisticada de maneira criativa e bonita. Veja as dicas que organizamos para facilitar a sua escolha!

Qual a melhor cortina para quarto

Para escolher as melhores cortinas de quarto, é necessário saber qual o estilo da sua decoração: clássica, rústica, romântica, contemporânea. Assim ficará mais fácil criar uma composição harmoniosa entre todos os itens do quarto.

Outros fatores, como idade, sexo, estado civil e estilo de vida, também influenciam na escolha da decoração do quarto.

Alguns acabamentos mais comuns de cortinas são: Reta (com Alça), Prega Inglesa (com argola), Prega Macho (com alça), Prega Americana (com argola), Onda (com argola) e Reta (com ilhós).

Cortinas para quarto

Principais modelos de cortina

As cortinas são como as flores de jardim: dão colorido, graciosidade e complementam os quartos. Há vários tipos de cortinas para você escolher e, a partir daí poderá definir o tecido e acabamentos:

Varão

São práticas, modernas e produzem uma decoração contemporânea. São facilmente encontradas, tanto em tecidos leves, quanto nos encorpados. Aceitam vários adereços, são fáceis de abrir e fechar e sua limpeza é simples.

Existem muitos modelos de varão para que possam fazer a combinação perfeita com os mais diversos tecidos: podem ser de madeira ou metal, com acabamento cromado ou pintado, ser único, duplo ou triplo.

Geralmente, são utilizados para cortinas que não comecem no teto e quanto à colocação do mesmo é comum que sejam posicionados 20 cm acima das janelas ou bem rente ao teto.

Cortinas para quarto

Persianas

É possível encontrar no mercado persianas de várias cores, tamanhos e materiais. Elas permitem um controle mais apurado da claridade natural e podem ser abertas ou fechadas sem que você tenha que puxá-las (através de um sistema manual ou motorizado).

Uma opção de decoração é combinar a persiana com uma cortina.

Cortinas para quarto de bebê - persianas delicadas

Cortinas para quarto de bebê - azul suave

Romana

Suas linhas retas permitem um ótimo acabamento transmitindo beleza e sofisticação. Os gomos que se formam quando a cortina está recolhida propiciam um ótimo visual. Estão disponíveis em tecidos translúcidos, blackout ou fibras naturais.

Possuem acabamentos com bandô reto, em madeira MDF, alumínio ou com chalé em tecido. Seu acionamento pode ser manual ou motorizado.

Cortinas para quarto de casal - rolon

Cortinas para quarto de um jovem

Rolô

Confeccionadas em diversos tecidos decorativos ou podem ser cortinas para quarto com blecaute, proporcionam um ótimo efeito, podendo ser acionadas por corrente, mola ou motorizadas. São inovadoras, modernas e práticas;

A cortina rolô cria um belo efeito, especialmente para quartos com uma decoração contemporânea.

Cortinas para quarto de casal - tudo branco ou quase

Painel

São elegantes, disponíveis em tecidos translúcidos, semi-opacos e opacos, com recolhimento lateral ou bilateral, valorizando janelas com longa extensão. Aceita diversos estilos de decoração.

São confeccionadas em três tipos de tecido: decorativos (a partir de fibras naturais, como linho e algodão), funcionais (conhecidos como telas solares, que permitem a visibilidade externa e ao mesmo tempo protegem o ambiente da entrada excessiva do calor) ou opacos (que bloqueiam até 100% da passagem de luz por meio de um revestimento blackout).

Cortinas para quarto de casal - painel duas cores

Trilho

Por sua versatilidade, cortinas de trilho podem ser utilizadas em quartos de todos os tamanhos. São encontradas nos mais diferentes materiais e modelos, podendo o trilho ser simples, duplo ou triplo, para a instalação de forro e blackout.

O trilho suíço substitui o antigo trilho de alumínio com os rodízios de bolinhas. Eles são confeccionados em alumínio, são mais modernos, deslizam com mais facilidade e possuem ganchos de fácil fixação, que podem ser colocados tanto no teto, quanto na parede.

Permitem uma maior variedade de pregas no tecido, aumentando o volume da cortina. Ele exige um cortineiro, normalmente feito em gesso ou, com um centímetro a mais, a própria cortina esconde o perfil de alumínio.

Cortinas para quarto de menino com cama barraca

Como escolher o tecido da cortina

Poderão ser usados tecidos mais encorpados como brim, sarja, shantung de seda ou poliéster, chenille, veludo, lona, seda rústica ou linho puro para proporcionar maior privacidade.

Caso prefira tecidos mais leves, poderá optar por: voil, crepe, organza, linho, chiffon, crepes e palhas de seda, renda de algodão ou sintética. Poderá ser usado um forro de algodão, gabardine, tergal verão, microfibra, malhas específicas ou blackout, que ajudam a manter o quarto protegido sem perder a delicadeza de um tecido mais transparente.

Cortinas para quarto de bebê - pastel

Como escolher a cor da cortina

O mesmo cuidado que você tem ao escolher os móveis pra varanda gourmet, você precisa ter ao definir as cores das cortinas dos quartos. Por serem áreas íntimas, os quartos podem receber uma decoração mais pessoal, com cores mais relaxantes e aconchegantes.

As cores neutras e claras marcam e cansam menos o ambiente e são mais fáceis de combinar. Cores como: branco, bege, cinza, nude e rústico cru fazem combinações ótimas com qualquer tipo de decoração.

A combinação de dois tecidos leves com cores neutras transmite sofisticação e delicadeza. Assim como a cortina branca e bege combinadas proporcionam uma decoração neutra que permite o uso de cores mais fortes em outros detalhes.

Caso opte por tecidos com cores mais fortes como o vermelho, rosa, lilás, verde claro, azul, marrom, deverá cuidar para que o ambiente não fique pesado.

As cores acrescentam personalidade na decoração rompendo a monotonia, dando um toque especial, desde que em sintonia com o restante da decoração.

Cortinas para quarto de menina - delicada    Cortinas para quarto de garota - branco com detalhes rosa

Cortinas para quarto de casal - bege

Quarto de bebê

As cortinas para quarto de bebê devem harmonizar com o resto da decoração do quarto. É ideal que se opte por cores suaves como o rosa claro, azul bebê, amarelo ou branco.

Prefira os tons mais fortes para detalhes pontuais isso ajuda a estimular o bebê. Além disso, há a opção de cortinas estampadas, que irá depender do gosto e estilo que pretende para o quarto.

Outra opção bacana e super criativa é misturar dois tecidos diferentes, isso permite que você tenha mais controle da luminosidade, podendo abrir uma ou as duas juntas.

Cortinas para quarto de bebê - branco

Quarto de menino

Para encontrar o modelo ideal de cortina para quarto infantil, é necessário pensar em alguns pontos, como a disposição dos móveis quanto à altura da janela, o horário que o sol bate e o quanto esta claridade pode afetar o sono do pequeno morador e, principalmente, se ele é aquele pequeno Picasso que gosta de mexer com tinta, canetinha entre outros materiais de arte.

Assim você saberá se precisa de uma cortina longa ou curta, um corta luz ou voal ou de alguma peça que não precise ser desinstalada para limpar, caso a criança acabe sujando-a.

Cortinas para quarto de um garoto - listrada   Cortinas para quarto de menino com carrinhos

Quarto de menina

A cortina para quarto de menina deve deixar o ambiente mais delicado, feminino e aconchegante, além de deixar o ambiente confortável e com privacidade.

É importante se atentar na hora da escolha, pois dependendo do modelo de cortinas para quarto, você pode bloquear parcialmente ou quase totalmente a luz externa.

Cortinas para quarto de garota adolescente

Quarto de casal

As cortinas para quarto de casal são encontradas em diversos modelos diferentes, o ideal é que você abuse de sua imaginação e bom gosto para escolher uma cortina que combine com o estilo do casal.

Atualmente a decoração exige que os móveis, cores e objetos combinem entre si para que haja a harmonização, item essencial para conseguir deixar os mais diversos ambientes de uma casa ou apartamento, confortáveis, aconchegantes, organizados e bonitos.

Cortinas para quarto de casal - florida

Comprimento e altura da cortina

O comprimento varia de acordo com o gosto de cada um, mas alguns itens devem ser levados em conta:

A cortina longa que vai do teto ao piso, confere ao ambiente maior elegância. Seu visual é bonito e contribui para ampliar a sensação do tamanho da sala. O ideal é que o tecido arraste no chão de 2 a 4 cm no máximo. Caso você não goste, poderá fazer a barra deixando 1 cm acima do piso e o blecaute, deverá ficar sempre no nível do chão.

As mais curtas deverão ser usadas, principalmente, quando houver um móvel abaixo da janela. Se ela ocupar todo o espaço da parede, poderá deixar o ambiente pesado.

Com um modelo longo e estreito, na medida da janela, o ambiente ficará mais leve, podendo o espaço, que sobrou, ser usado para posicionar um quadro ou uma luminária. Outra opção é o modelo de rolo ou romano, que deve ficar 10 cm abaixo da janela.

É muito importante que você fique atento ao tamanho da janela e à medida do pé-direito:

O tecido da cortina precisa ter um bom caimento, assim como um tamanho ideal. Preste atenção também à distância correta em relação ao teto: o varão ou cortineiro geralmente são instalados de 20 a 30 cm acima da janela.

Dos lados é necessário passar 25 ou 30 cm de cada lado da janela para evitar o vazamento de luz.

Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina a uma altura bem maior do que ela; caso contrário, a impressão será a de que ela é achatada.

Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, superior a 2,70cm de altura, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito.

Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente instalá-la o mais alto possível, chegando ao teto.

Gostou de nossas sugestões de cortinas para quarto? Qual foi a sua escolha? Conta aqui pra gente!

Cortinas para quarto de bebê - persiana branca

Cortinas para quarto de menino - painel  Cortinas para quarto de bebê - painel em tons lavanda

Cortinas para quarto de criança combinando com a colcha    Cortinas para quarto de menino com bola de futebol

Cortinas para quarto de casal - marrom    Cortinas para quarto de menina - rosa com detalhes em flor

Cortinas para quarto de casal - tecido lavanda

Cortinas para quarto de casal - pastel

 

 

Artigos relacionados

12 / 01
Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

A pintura é uma das maneiras mais práticas para mudar o visual de uma sala de estar, sem precisar investir em um novo mobiliário. Para escolher as cores de tintas…

Ver matéria completa
22 / 08
Restaurante japonês SJC 9 opções para comer bem 2

Restaurante japonês SJC: 9 opções para comer bem

Os amantes da culinária oriental encontram em São José dos Campos ótimas opções de restaurante japonês SJC que oferecem desde os mais tradicionais pratos até inovações contemporâneas. Para aqueles que…

Ver matéria completa
24 / 02

O que homens e mulheres procuram em um imóvel?

Saiba o que homens e mulheres observam na hora de adquirir um imóvel! Quando duas pessoas decidem morar juntas e têm de escolher um lugar em comum, divergências começam a…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo