Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0606

Dicas para Pet em Apartamento

Postado por: Marketing Montante

Cuidar de animais de estimação em apartamento certamente é um grande desafio. Mas vale muito a pena ter esses amigos de quatro patas tão carinhosos e especiais por perto.

Por isso, preparamos este artigo com recomendações e cuidados para tomar no dia a dia para você e seu pet viverem em total harmonia no seu apartamento.

 

  1. Adestre seu bichinho de estimação

Ensinar certos comandos ao seu pet tende a ser extremamente útil em diversas situações.

Você precisa, por exemplo, que ele obedeça quando você pedir para sair da cozinha ou descer do sofá.

O ideal é buscar um profissional capacitado para essa finalidade, assim o adestramento fica mais assertivo. Mas se seu pet for novinho você pode se dedicar a ensiná-lo os comandos básicos.

 

  1. Entenda que seu pet precisa de um período de adaptação

É absolutamente normal que seu bichinho estranhe o novo espaço. Sendo assim, dê a ele um período de adaptação para que ele conheça e se adapte ao local.
Se for possível, leve-o ao apartamento algumas vezes antes de se mudar e fique um tempo com ele em todos os cômodos. Mostre tudo, literalmente, de uma maneira amigável.
Se não for possível fazer a sugestão acima, quando chegarem dê esse tempo o pet explorar o espaço e compreenda caso ele fique um pouco deslocado ou irritado. É questão de tempo para ele se acostumar. Fique tranquilo.

 

  1. Tenha atenção ao regulamento do condomínio

Saber das regras específicas do condomínio deve ser uma das prioridades de quem vai morar em apartamento. Portanto, procure saber exatamente o que diz o regulamento do seu prédio a respeito do fluxo de animais nas áreas comuns, como halls, elevadores e espaços de lazer.

Caso não haja recomendações específicas, tenha bom senso e considere que ninguém é obrigado a amar seu pet como você. Ou seja, mantenha-o perto de si e não deixe que ele vá se aproximando dos outros condôminos sem a abertura deles.

 

  1. Não descuide da sujeira

As necessidades de seu bichinho podem ser muito incômodas, sujando o chão e deixando aquele odor nada agradável tanto dentro do seu apartamento, ou nas áreas comuns.

Se for passear na frente do prédio, por exemplo, lembre-se de levar consigo um jornal ou sacolinha plástica. Ao passar pelas áreas comuns, tome muito cuidado para que seu animal não dê uma escapadinha — dependendo das regras do condomínio, você pode levar multas.

 

  1. Faça pequenos ajustes no apartamento

Vale a pena alinhar a escolha da decoração, pisos com o desejo de manter seu pet no apartamento.

Pense o quanto um piso mais fácil de limpar, por exemplo, é extremamente bem-vindo, ao passo que tapetes e carpetes podem complicar a sua vida para manter a limpeza do apartamento com um pet.
Aconselhamos também você estabelecer um espaço exclusivo para seu animal de estimação, como um cantinho onde ele possa dormir e brincar sem restrições.

A tarefa se torna um pouco mais difícil em espaços reduzidos, mas ainda assim é possível adaptar e garantir que seu pet tenha o máximo de conforto enquanto você não estiver em casa. É fundamental que ele tenha vasilhas de água e comida, além de cama e alguns brinquedinhos para se distrair e exercitar.

 

  1. Monte um banheiro para o seu animal de estimação

Separe um espaço onde seu bichinho possa fazer as necessidades sem sujar o apartamento.

Caso tenha gatos, a boa e velha caixinha de areia resolve o problema. Se você tiver um cão, considere tapetes higiênicos descartáveis, comercializados justamente para essa finalidade. Camadas de jornal também podem servir, apesar de não serem tão práticas.

 

  1. Instale telas de proteção

Seu bichinho também precisa de segurança, por isso, instalar telas de proteção é imprescindível, principalmente se você mora acima do térreo, nos andares mais elevados.

Sendo gatinho ou cachorro, o bichinho pode alcançar a sacada ou janelas e assim ficar expostos a um grande risco de saltar ou cair até mesmo numa brincadeira. Por mais adestrado que seu animal seja, sempre é bom se prevenir.

 

  1. Observe os possíveis riscos dentro de casa

Os riscos domésticos são os mais perigosos.

É muito importante olhar bem para todos os cômodos do apartamento e identificar quais complicações eles oferecem. Use mesmo a imaginação do que pode acontecer e tome medidas de prevenção.

  1. fios desencapados;
  2. aparelhos eletrônicos;
  3. produtos de limpeza;
  4. remédios;
  5. alimentos;
  6. móveis;
  7. objetos cortantes e/ou pontiagudos;
  8. produtos cosméticos;
  9. brincos, anéis e outros acessórios;
  10. chinelos e sapatos;
  11. enfeites de vidro.

 

  1. Certifique-se a respeito do espaço

Um dos grandes problemas em ter animais de estimação em apartamento é o espaço disponível para o pet brincar e se entreter. Nesse sentido, gatos geralmente se adaptam com mais facilidade. Cachorros, dependendo do porte, necessitam de uma área maior.

Se o ambiente for muito reduzido, cabe a você o compromisso de passear e brincar frequentemente com o seu bichinho. Isso evitará que ele se estresse, fique doente ou sofra com outras complicações do gênero. Tenha em mente que ter um bichinho é muito legal, mas é preciso cuidar as saúde, conforto e felicidade dele.

Por fim, também é essencial garantir que os vizinhos não fiquem incomodados com latidos, sujeiras e outros ruídos.

É perfeitamente possível cuidar de animais de estimação em apartamento. Basta tomar alguns cuidados. Assim, você e seu bichinho serão felizes e poderão aproveitar todo o aconchego do lar.

Os empreendimentos imobiliários da Montante contam com condomínios espaçosos e com área de lazer completa. Confira algumas opções.

Se você ainda não tem um pet, mas está pensando em adquirir, confira aqui as 17 melhores raças de cães para viver em apartamento.

Conta pra gente? Essas dicas foram úteis? Você tem sugestões?

Artigos relacionados

10 / 04
Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Está procurando inspiração para decorar sua casa ou apartamento? Já ouviu falar em boiserie? Pelo nome pode ser que você não o reconheça. Mas, com certeza, já deve ter visto.…

Ver matéria completa
05 / 06
Terreno em Campinas: 7 motivos para morar na região do Campo Grande

Terreno em Campinas: 7 motivos para morar na região do Campo Grande

Sempre que pensamos em construir uma casa, precisamos escolher bem o local para não nos surpreendermos mais tarde. Se você está procurando um terreno em Campinas, conheça a região do…

Ver matéria completa
09 / 05
Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Difícil encontrar quem não gosta da Vila Ema. O charmoso bairro, localizado na região central de São José dos Campos, é famoso por sua vida noturna e por oferecer excelentes…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo