Embora a lavanderia seja um espaço fundamental, tanto nas casas quanto nos apartamentos, nem sempre é dada a devida importância a esse cômodo. Os espaços reservados para a área de serviço são muitas vezes reduzidos e se torna um verdadeiro desafio manter organizado e otimizado.
Na área de serviço são mantidos muitos utensílios, como máquina de lavar, secar, tábua de passar e produtos de limpeza. Além disso, é um ambiente que serve, muitas vezes, como depósito de objetos que usamos apenas em casualidades. Como deixar esse espaço prático e bonito?
Quase sempre deixamos a lavanderia em segundo plano, pois é um ambiente escondido dos olhos das visitas. No entanto, é uma área que precisa ser bem organizadas e planejada, para facilitar a rotina dos moradores e não deve ser menosprezada.
Quando a lavanderia é acoplada com a cozinha, o problema é ainda maior. Como a lavanderia precisa de um bom espaço de armazenamento, muitas pessoas optam por fazer um projeto de móveis planejados para este cômodo.
Independentemente do tamanho da lavanderia, grande ou pequena, alguns itens básicos não podem faltar. Confira abaixo alguns itens para analisar durante o planejamento de sua lavanderia.
Armários são essenciais para a organização da lavanderia. Precisamos deles para armazenar materiais de limpeza, ferramentas, panos limpos, roupa suja, e uma infinidade de outros itens necessários para a rotina da casa.
Para um melhor aproveitamento do espaço, aproveite ao máximo a verticalidade do espaço, incluindo estantes, armário para lavanderia e/ou nichos em pontos elevados para não atrapalhar e manter produtos perigosos longo do alcance de crianças.
Nenhuma lavanderia está completa sem uma boa bancada de serviço. Esse espaço plano é muito útil para nos auxiliar nas tarefas rotineiras, podendo ser usada até como tábua de passar. Algumas pessoas optam por instalar tampas retas sobre o tanque para criar uma bancada móvel que também esconde a saída de água (e o que estiver dentro dela).
Esse recurso é útil tanto para lavanderias pequenas, que precisam de espaço de trabalho, quanto para versões maiores, que permitem esconder o tanque e não atrapalhar a decoração.
O revestimento da lavanderia é um detalhe importante para a limpeza e estética geral do cômodo. Paredes em tons claros aumentam a sensação de amplitude do espaço, e revestimentos como ladrilhos e porcelanatos são mais fáceis de limpar.
Outra ideia valiosa é a instalação de um piso antiderrapante, já que o chão da lavanderia fica molhado com frequência, sendo propenso a acidentes. Uma boa dica é o porcelanato líquido 3D, fica lindo e é fácil de limpar!
Existem muitos modelos de máquina de lavar, com abertura frontal ou superior, por isso decida o modelo da máquina antes de pensar nos armários ao redor.
O varal precisa ser incluído no projeto de forma que não atrapalhe, por isso é importante escolher o modelo e posicionamento adequados. Existem varais de teto, varais retráteis de parede, varais de chão, entre outros. A máquina de secar é uma ferramenta muito útil para agilizar essa etapa, mas não substitui completamente o varal.
Um conjunto de suportes e cestos ajuda muito a manter a lavanderia organizada. Os cestos podem ser usados dentro e fora dos armários, para separar roupas, produtos de limpeza, grampos, entre outros. Suportes podem ser usados para diversos fins, como pendurar vassouras e rodos e deixar produtos de limpeza à mão. Esses pequenos itens de organização acabam fazendo uma grande diferença na nossa rotina.
Os melhores projetos de lavanderia incluem grandes janelas, e levam em consideração a entrada natural de iluminação para que nenhum móvel bloqueie a passagem.
E quem disse que a lavanderia precisa ser fria e impessoal? O cômodo faz parte da casa, então deve ter a sua personalidade! Decore a área de serviço, principalmente quando a lavanderia é uma extensão da cozinha. Adesivos de parede são recursos excelentes para decorar e dar vida a este espaço.
No caso da lavanderia acoplada, portas de correr de vidro são recursos aconselháveis para dividir os ambientes e impedir que o cheiro de comida passe para as roupas secando sem sacrificar muito do espaço.
As tubulações, tanto de gás quanto hidráulica, são ótimos exemplos do que não há necessidade de estar à vista dentro de uma lavanderia. Uma dica para escondê-las é acondicionar toda a aparelhagem em um móvel de portas vazadas, garantindo a passagem de ar e a segurança dos mecanismos.
Um bom planejamento garante uma melhor organização dos itens que deverão ser armazenados na lavanderia. Por isso, nada melhor do que projetar os armários de acordo com as medidas do que você pretende guardar. Vale a pena destacar que deixar os armários suspensos, com cerca de 20 cm de distância do chão, facilita bastante a limpeza.
Para projetar uma lavanderia pequena e prática deve abrigar equipamentos úteis, como a lavadora, secadora, o tanque, o varal, produtos de limpeza e afins.
Para conseguir isso você deve primeiro determinar quais são os equipamentos que vai colocar na lavanderia. Depois fazer a medição do espaço necessário, considerando que vai precisar de espaço também para o varal, sem esquecer de espaço para circulação.
Uma ideia que economiza espaço é fazer móveis planejados para embutir os eletros e com portas de correr. A própria porta de uma lavanderia pequena e planejada pode ser de correr, o que é uma excelente economia de espaço.
A utilização de mobiliário em tons claros é outra forma de deixar o ambiente mais agradável. E lembre-se que por ser um espaço úmido e com produtos químicos, deve ter pelo menos uma janela para a rua.
Depois de organizar tudo e cuidar de toda a funcionalidade da lavanderia, pode agora pensar na beleza e personalidade. Alguns adesivos e plantas na parede podem dar um novo ar para o ambiente.
Com as prateleiras e balcões livres, você pode até considerar a possibilidade de fazer uma pequena horta, um verdadeiro privilégio para quem gosta de cozinhar.
Gostou de nossas dicas para ter uma bela e prática lavanderia? Veja mais fotos de ambientes bem planejados!
Envie seu comentário