Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1911

Móveis planejados: vantagens e desvantagens

Postado por: Diretor Montante

Móveis planejados: para cozinha

Os móveis planejados são perfeitos para decorar espaços pequenos ou aqueles que exigem um toque de personalidade. Esse mobiliário geralmente se adapta às exigências específicas do cliente em termos de tamanho, dimensão e design.

Outra vantagem dos móveis planejados é que os clientes têm a opção de escolher cada elemento, incluindo os materiais usados ​​na construção, o tipo de tecido, as cores e até o tipo de costura. E isso permite que o espaço tenha um toque pessoal. Veja a seguir as vantagens e desvantagens desses móveis!

Quais as vantagens dos móveis planejados

Os armários planejados geralmente são escolhidos por sua capacidade de se adaptar às exigências específicas do cliente em termos de tamanho, dimensão e design. Confira algumas vantagens:

Acabamento impecável

As opções de acabamento para móveis planejados são diversas, mas todas são executadas com cuidado. Isso permite a você adequar o conjunto com base em gostos e preferências, a partir da escolha correta das cores, texturas e detalhes da peça.

Além de garantir um diferencial na decoração, o uso de modelos planejados é capaz de fazer com que qualquer imóvel seja mais bem avaliado durante uma possível venda.

Móveis planejados: cozinha branca

Material altamente resistente

Os móveis planejados geralmente são mais duráveis do que os modelos comuns. A longa vida útil é garantida com o uso de materiais altamente resistentes em toda a estrutura, como o MDF e MDP.

Por causa dessa característica, as peças planejadas podem ser aproveitadas na composição de qualquer espaço da casa, como incluindo banheiros e cozinhas. E são excelentes opções de móveis para varanda gourmet.

Móveis planejados: vantagens de uma cozinha planejada

Organização do espaço

Quem gosta de ambientes organizados vai se apaixonar pelos móveis planejados. Isso porque as peças garantem maior proveito de cada cômodo e economizam área útil dentro de casa. Por exemplo, móveis planejados para cozinha normalmente ampliam o espaço da cozinha, deixando tudo à mão e mais prático.

Móveis planejados:cozinha linda com ilha e muitos armários

Personalização

Quem procura móveis projetados tem infinitas possibilidades para a personalização do espaço. A partir da montagem de um projeto específico, é possível adequar estilo, tamanho, cores e textura das peças às necessidades e ao perfil dos moradores. Podem, inclusive, planejar onde ficarão os quadros para sala pequena.

Móveis planejados: sala de estar

Cabe em qualquer lugar

A maior vantagem de móveis planejados para apartamento é que eles se adaptam a qualquer ambiente de qualquer tamanho. Isso é ainda mais vantajoso para quem tem um imóvel pequeno, o que é cada dia mais comum nas grandes cidades. Por isso, se você possui um espaço reduzido considere essa vantagem acima de qualquer desvantagem, afinal só com um móvel planejado você consegue aproveitar totalmente os ambientes da sua casa.

Móveis planejados: quarto jovem

Sob medida

O móvel planejado vai muito além do aproveitamento do espaço. Esse tipo de mobiliário também tem a vantagem de ser produzido de acordo com as necessidades e hábitos de vida do cliente. Você pode escolher se deseja portas e gavetas e se prefere abertura de correr, basculante ou tradicional. Há ainda a opção de fazer móveis retrateis e embutidos, por exemplo.

Móveis planejados: vantagens de uma sala de TV planejada

Assistência profissional

A maioria das lojas de móveis planejados possui assistência de profissionais projetistas responsáveis por elaborar o móvel e pensar na funcionalidade do espaço.

Móveis planejados: para o escritório

Pós-vendas e garantia

Outra vantagem importante e que deve ser considerada é a assistência no pós vendas que geralmente inclui reparos e substituições de peças. Já a garantia do móvel, em algumas empresas, chega a ser permanente.

Móveis planejados: cozinha e sala integradas

Quais as desvantagens dos móveis planejados

Embora seja bastante indicado por profissionais de arquitetura e de design, os móveis planejados também possuem pontos negativos que devem ser considerados pelo consumidor. Veja quais são:

Maior custo

A possibilidade de obter um design único faz com que as peças de móveis planejados sejam mais caras do que os modelos convencionais. O preço alto paga tanto o profissional responsável pelo projeto quanto as equipes envolvidas com a fabricação e montagem do conjunto.

O valor da personalização fica ainda mais elevado se os móveis forem acompanhados de acabamentos especiais e de produtos terceirizados, como vidros, pedras e espelhos.

Dado o investimento financeiro considerável envolvido em móveis planejados, não é fácil para os proprietários mudá-los quantas vezes quiserem. Ao contrário de mobiliário pré-fabricado que pode ser facilmente descartado, a fim de alterar a aparência da casa, se você possui móveis feitos sob medida, você vai encontrar-se preso com o mesmo olhar por um longo tempo.

Móveis planejados: sala de estar com jantar e cozinha

Prazo maior de entrega

As lojas de móveis planejados costumam demorar mais tempo para entregar o pedido do que lojas convencionais. Em média, o prazo de entrega varia entre 30 a 45 dias úteis. Então, você já sabe: se optar por um móvel planejado vai ter que segurar a ansiedade e esperar o prazo dado pela empresa.

Montagem complexa

Uma estrutura feita com móveis planejados é complexa e por isso exige um serviço profissional para a montagem. Se a loja escolhida não fornece uma equipe especializada para esse trabalho, o comprador corre o risco de ter suas peças mal posicionadas e danificadas ao longo do tempo de uso.

Móveis planejados: área gourmet

Móveis planejados: espaços perfeitos sob medida   Móveis planejados: área de almoço com armários amarelos

Pouca mobilidade

Como o próprio nome indica, um móvel planejado é sempre desenvolvido para ser usado em ambientes específicos. Isso faz com que uma mesma peça dificilmente possa ser aproveitada em outros espaços da casa.

Se um dia você resolver mudar a posição dos móveis, vai precisar contratar um novo serviço para a desmontagem correta dos modelos planejados. Nesse processo, também precisará ter cuidado extra com a retirada e transporte de cada elemento para evitar danos e prejuízos.

Móveis planejados: cozinha quase transparente

Dicas na hora da compra dos móveis planejados

Alguns detalhes do móvel podem encarecer o projeto. Portanto, se receber um orçamento muito caro, peça para o projetista substituir alguns itens no projeto de móveis planejados na tentativa de reduzir o preço.

E não se preocupe, pois essas modificações não interferem na beleza, nem na qualidade do móvel. Entre os itens que podem ser substituídos estão as dobradiças, corrediças, puxadores, acabamento do móvel – alto brilho, laca, fosco – e portas de vidro.

Antes de fechar a compra dos móveis tenha em mãos pelo menos três orçamentos com o mesmo projeto para comparar. Existe uma diferença muito grande de valores entre as empresas e, caso prefira uma do que a outra, apresente o orçamento da concorrente. Com toda certeza eles farão o possível para cobrir o preço.

Móveis planejados: ambientes integrados

Um truque e uma dica: móveis planejados brancos aumentam visualmente o espaço e são mais baratos do que as opções coloridas ou amadeiradas

Com tantas opções e variedade de materiais, pode ser que você se encante por uma cor forte e marcante, por exemplo para os móveis planejados do quarto. Mas lembre-se que o móvel costuma durar muitos anos e por isso mesmo avalie se essa opção, com o tempo, não ficará cansativa no ambiente.

Móveis planejados: cozinha neutra

Cuidado com empresas que oferecem garantias inferiores a cinco anos. Isso pode representar uma queda significativa na qualidade do móvel que você está prestes a comprar.

Algumas empresas, mesmo sendo de móveis planejados, trabalham com módulos. Isso quer dizer que as estruturas do móvel possuem tamanho padrão e, nesse caso, pode ser que elas não se encaixem perfeitamente no seu ambiente. Por isso, repare em todas as medidas para saber se o móvel cobre toda a área desejada.

Móveis planejados: cozinha cinza e amarela

Qual a diferença entre moveis planejados e sob medida?

O móvel planejado utiliza módulos pré-fabricados, que encaixam entre si e são finalizados com peças de acabamento. Já o móvel sob medida, é projetado do zero pelo arquiteto, para encaixar milimetricamente no espaço disponível.

Como os móveis sob medida são pensados individualmente, tanto no design quanto na fabricação, necessitam de bastante tempo de produção (pelo menos 60 dias). Em contrapartida, o processo de aquisição dos móveis planejados (desde a visita à loja até a montagem) leva, em média, até 45 dias. Por isso é preciso ter em mente que o móvel deve ser encomendado com antecedência.

Móveis planejados: sala de estar e jantar   Móveis planejados: cozinha em espaço pequeno

Móveis planejados: em madeira e detalhes em inox

Bem, agora que você já viu as vantagens e as desvantagens dos móveis planejados, poderá definir com calma qual a solução é a mais indicada para sua casa ou apartamento.

Móveis planejados: espaço pequeno   Móveis planejados: quarto com escritório

Artigos relacionados

24 / 02

Conheça a Icon Tv

Conheça tudo sobre nosso mais novo empreendimento! Inspirado nos empreendimentos mais modernos de Miami e São Paulo, o Icon Vila Ema é único e vai te surpreender! Apartamentos pensados e…

Ver matéria completa
24 / 02

Entidades e poder público unem-se a favor da construção sustentável

Construção sustentável, um novo negócio para o meio ambiente. O Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável, uma articulação permanente de órgãos públicos e entidades privadas, foi criado em 9…

Ver matéria completa
05 / 12
Decoração de quarto de casal: dicas para um ambiente relaxante

Decoração de quarto de casal: dicas para um ambiente relaxante

Quer que o seu quarto seja um cantinho acolhedor e prazeroso? Há várias formas de conseguir esse aconchego com a decoração de quarto de casal. Afinal, esse espaço da casa…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo