Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

Novos materiais de construção em teste

Postado por: Grupo S2

Conheça uma nova proposta de blocos de cerâmica.

A indústria da construção civil é um campo fértil para inovação tecnológica no modo de construir e no experimento de novos materiais. Do tijolo de barro cru (adobe) a blocos de componentes variados, tudo tem que ser testado e certificado antes de chegar ao canteiro de obras.

O projeto do bloco cerâmico acústico, que tem lodo residual de lavanderia em sua composição, vem sendo testado. A pesquisa surgiu de uma necessidade do mercado de lavanderias, que gera quantidades consideráveis de lodo, resíduo classificado pela legislação brasileira como perigoso ou não perigoso, não inerte.

A proposta é criar blocos (que podem ser usados na construção de imóveis), substituindo parte da argila pelo resíduo das lavanderias. Foi desenvolvido um produto em que 15% da argila foi substituída por lodo,
sem prejudicar as propriedades de resistência mecânica e de absorção d´água do produto.

O desafio é criar um material novo, utilizando o máximo de resíduo possível, sem comprometer as características originais ou de um similar.

Artigos relacionados

24 / 10
Construtora em Campinas: Montante lança o Bela Aliança Bairro & Parque

Construtora em Campinas: Montante lança o Bela Aliança Bairro & Parque

  Quem está em busca de uma construtora em Campinas com um projeto urbanístico inovador agora vai encontrar o Bela Aliança Bairro & Parque, que está sendo lançado pela  Montante,…

Ver matéria completa
07 / 04

ARQUITETURA & ESTILO

Três dicas para escolher o granito da sua cozinha Está quase tudo pronto. Depois de muitas conversas e alterações sobre o projeto é chegado o momento de você escolher o…

Ver matéria completa
16 / 09
Loteamento em Campinas saiba tudo sobre o Jardim Aurelia

Loteamento em Campinas: saiba tudo sobre o Bela Aliança

Se você está procurando um lugar loteamento em Campinas para viver com sua família com tranquilidade ou apenas comprar terreno em Campinas para investir, que seja pertinho de tudo, não…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo