Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

Novos materiais de construção em teste

Postado por: Grupo S2

Conheça uma nova proposta de blocos de cerâmica.

A indústria da construção civil é um campo fértil para inovação tecnológica no modo de construir e no experimento de novos materiais. Do tijolo de barro cru (adobe) a blocos de componentes variados, tudo tem que ser testado e certificado antes de chegar ao canteiro de obras.

O projeto do bloco cerâmico acústico, que tem lodo residual de lavanderia em sua composição, vem sendo testado. A pesquisa surgiu de uma necessidade do mercado de lavanderias, que gera quantidades consideráveis de lodo, resíduo classificado pela legislação brasileira como perigoso ou não perigoso, não inerte.

A proposta é criar blocos (que podem ser usados na construção de imóveis), substituindo parte da argila pelo resíduo das lavanderias. Foi desenvolvido um produto em que 15% da argila foi substituída por lodo,
sem prejudicar as propriedades de resistência mecânica e de absorção d´água do produto.

O desafio é criar um material novo, utilizando o máximo de resíduo possível, sem comprometer as características originais ou de um similar.

Artigos relacionados

24 / 07
Investimento imobiliario em Campinas confira dicas para lucrar mais

Investimento imobiliário em Campinas: confira dicas para lucrar mais

Se você está de olho em investimento imobiliário em Campinas, saiba que os bairros em ascensão podem ser sinalizadores de bons negócios a médio e longo prazos. Para quem quer…

Ver matéria completa
16 / 09
Loteamento em Campinas saiba tudo sobre o Jardim Aurelia

Loteamento em Campinas: saiba tudo sobre o Bela Aliança

Se você está procurando um lugar loteamento em Campinas para viver com sua família com tranquilidade ou apenas comprar terreno em Campinas para investir, que seja pertinho de tudo, não…

Ver matéria completa
24 / 02

As chaves do Icon Vila Ema estão sendo entregues!

Conheça! O Icon Vila Ema foi todo pensado para o público descolado e exigente que deseja morar na Vila Ema, com a fantástica vista para o Jardim Aquarius. E as…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo