fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

Novos materiais de construção em teste

Postado por: Grupo S2

Conheça uma nova proposta de blocos de cerâmica.

A indústria da construção civil é um campo fértil para inovação tecnológica no modo de construir e no experimento de novos materiais. Do tijolo de barro cru (adobe) a blocos de componentes variados, tudo tem que ser testado e certificado antes de chegar ao canteiro de obras.

O projeto do bloco cerâmico acústico, que tem lodo residual de lavanderia em sua composição, vem sendo testado. A pesquisa surgiu de uma necessidade do mercado de lavanderias, que gera quantidades consideráveis de lodo, resíduo classificado pela legislação brasileira como perigoso ou não perigoso, não inerte.

A proposta é criar blocos (que podem ser usados na construção de imóveis), substituindo parte da argila pelo resíduo das lavanderias. Foi desenvolvido um produto em que 15% da argila foi substituída por lodo,
sem prejudicar as propriedades de resistência mecânica e de absorção d´água do produto.

O desafio é criar um material novo, utilizando o máximo de resíduo possível, sem comprometer as características originais ou de um similar.

Artigos relacionados

24 / 07
Investimento imobiliario em Campinas confira dicas para lucrar mais

Investimento imobiliário em Campinas: confira dicas para lucrar mais

Se você está de olho em investimento imobiliário em Campinas, saiba que os bairros em ascensão podem ser sinalizadores de bons negócios a médio e longo prazos. Para quem quer…

Ver matéria completa
24 / 02

São José dos Campos recebe mostra de decoração inédita com mais de 80 ambientes

Saiba mais! A Montante Construtora e a Macro Engenharia lançam no mês de setembro uma iniciativa inovadora para o mercado da construção e arquitetura do Vale do Paraíba. A Mostra…

Ver matéria completa
24 / 02

Crescimento da construção civil em Campinas

O setor está otimista com as perspectivas de novos negócios para o ano de 2015. Quem pretende adquirir um imóvel em Campinas notou os lançamentos imobiliários na cidade. O Sindicato…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo