Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1402

Papel de parede para sala de estar

Postado por: Diretor Montante

Papel de parede para sala de estar bem clarinhoQuer mudar a decoração de sua sala mas está com pouco dinheiro para uma reforma completa? Que tal apostar no papel de parede para sala? Além de ser uma solução bem mais simples e barata, também terá um visual totalmente novo.

Mas, antes de começar a decoração, você deve definir o estilo de sala que mais combina com você e sua família, o tipo de papel de parede e a escolha da paleta de cores. Depois sim, comece a transformação do ambiente.

Como escolher papel de parede para sala

Como a sala de estar é um ambiente que não varia muito de temperatura nem sofre com umidade, o uso de papel de parede é recomendado sem nenhuma ressalva. Porém, com tanta diversidade de modelos disponíveis no mercado, como escolher papel de parede para sala?

Pois bem, dependendo do revestimento, você consegue criar efeitos como fazer um cômodo parecer maior ou menor, mais ou menos iluminado, intimista e aconchegante ou espaçoso e aberto.

Papel de parede para sala de estar pedra

Assim como a variação de cores, estampas, texturas e padronagens pode criar um visual moderno ou tradicional.

Se você está em dúvida sobre qual o tipo de papel de parede que mais combina com a sua sala, leve em conta o estilo que será aplicado ao ambiente. Com isso bem definido, fica mais fácil escolher a opção certa para a sua decoração. Analise também os seguintes aspectos:

1 – Parede

É importante levar em consideração a área na qual o papel de parede para sala de estar será aplicado. Se em todo o ambiente, aposte em cores mais claras e estampas mais discretas; para apenas uma das paredes da sala, use cores e estampas fortes, que criam profundidade.

Também é possível instalar uma faixa ou metade da parede para destacar pontos da sala, o que gera equilíbrio na decoração e traz economia ao bolso. Como a sala, seja de TV, estar ou jantar, é um ambiente com grande circulação de pessoas, evite modelos delicados e frágeis.

Papel de parede para sala de estar chique  Papel de parede para sala de estar clássica

2 – Tamanho

O tamanho do papel de parede vai depender da área em que ele será aplicado. Antes de comprar, é bom ter a medida certa para evitar desperdícios, nem ficar sem material na hora da aplicação. Há lojas que vendem por metro linear ou rolo. Além disso, se o papel tiver listras, por exemplo, leve em conta que terá que manter a repetição do padrão.

Papel de parede para sala de estar sutil

3 – Cor e estampa

Antes de escolher a cor ou a estampa do papel de parede, avalie o que você já tem de mobília e objetos decorativos ou o que vai adquirir de novo. É importante pensar na cor da parede também, se ela for aparecer, caso você escolha destacar pontos focais.

Vale combinar a cor com outros elementos, como um tapete, um móvel, as cortinas. Evite combinações pesadas e opte sempre pela simplicidade. É a mesma coisa de quando vamos escolher as almofadas da sala.

Papel de parede para sala de estar listras  Papel de parede para sala de estar flores azuis

4 – Textura

A mesma recomendação pode ser aplicada na escolha da textura. Vale combiná-la com outros elementos da decoração, mantendo o equilíbrio com as cores que você decidiu usar.

Além do papel de parede tradicional, é possível encontrar texturas que imitam madeira, pedras, bambu, tijolinhos à vista, que podem ser aplicados tanto em ambientes internos como externos, conferindo elegância, harmonia e um ar mais rústico.

Papel de parede para sala de estar detalhe em tijolo

Qual papel de parede usar na sala

Além da praticidade na hora da aplicação e da grande variedade de cores, estampas e texturas, revestir a sala com papel de parede é garantia de maior durabilidade, sem contar que se você enjoar, é muito fácil de remover.

O material com que é confeccionado o papel de parede também varia e pode trazer vantagens ou desvantagens de acordo com o ambiente escolhido para ganhar o revestimento. Confira:

Vinílico

É um dos mais utilizados. O papel de parede vinílico é resistente à luz e à umidade. Revestido com uma camada de vinil, que lhe confere uma textura plástica, é ideal para ambientes mais úmidos ou áreas de circulação intensa devido à grande durabilidade e à facilidade de manutenção, já que a limpeza pode ser feita até com um pano úmido.

Papel de parede para sala de estar árvores

Vinilizado

O papel de parede vinilizado não tem revestimento e, por isso, sua textura é lisa. Modelos fabricados a partir deste material contam com uma vasta gama de padronagens e a durabilidade média varia de 5 a 7 anos. Para retirar o pó basta apenas um pano, sem utilizar pano úmido.

Papel de parede para sala de estar delicadeza

Acetinado

Por ser a opção que menos acumula poeira, o papel de parede acetinado é o mais indicado para quartos de crianças ou casas de pessoas alérgicas. A manutenção deve ser feita apenas com um espanador ou aspirador de pó.

Papel de parede para sala de estar elegância  Papel de parede para sala de estar

TNT

O papel de parede TNT tem esse nome pelo desdobramento da sigla, que significa “tecido não tecido”, e também por sua principal característica ao imitar um tecido. Para remover sujeira, o mais indicado é utilizar um pano molhado e uma bucha.

Papel de parede para sala de estar parede amarela

Mica

Assim como o vinílico, o papel de parede mica é resistente à luz e tem grande durabilidade. Feito a partir de pedras micas verdadeiras prensadas em sua superfície, tem visual elegante, moderno e pode ser limpo até com um pano úmido. Geralmente é importado de países como a Coreia e a China.

Papel de parede para sala de estar estilosa

Como decorar a sala com papel de parede

Existe papel de parede para sala liso, floral, geométrico, listrado, até com textura, enfim, realmente as possibilidades são muitas. Escolha o papel de parede ideal para sua sala!

Atenção ao tamanho da sua sala

O papel parede para sala pequena não é o mesmo que seria escolhido para um ambiente maior. Em locais mais reduzidos, as listras horizontais podem dar uma sensação de maior amplitude. As verticais, por sua vez, podem fazer o cômodo parecer mais alto.

Também é importante avaliar quais as cores para sala que você quer, para não criar um ambiente com excesso de informação e carregado.

Se estiver realmente procurando um papel de parede para sala pequena, tenha cuidado também com estampas muito grandes, elas podem dar a impressão que o ambiente é menor ainda.

Quando escolhemos quadros para sala pequena também temos que prestar atenção em vários detalhes!

Papel de parede para sala de estar pássaros  Papel de parede para sala de estar muita cor

Qual a sensação que quer passar

Cada espaço de uma casa tem uma função específica e é de acordo com essa característica que determinamos qual sensação aquele ambiente passa e como queremos decorá-lo.

O papel de parede para sala de estar, por exemplo, deve transmitir a sensação de aconchego, pois se trata de um local onde as pessoas passam muito tempo. Sabendo disso, evite cores muito vibrantes e prefira tons e estampas mais intimistas.

Papel de parede para sala de estar estampadinho amarelo  Papel de parede para sala de estar flores delicadas

Já o papel de parede para sala de TV ou sala de jogos pode ser divertido, colorido, com padrões interessantes, mas é essencial que seja de um material resistente, pois são locais com grande circulação de pessoas.

No caso de papel de parede sala de jantar, a padronagem depende dos móveis que você tem. No entanto, dê preferência às opções de papel de parede para sala laváveis. Vai que o molho do macarrão ou o vinho acabem parando nas paredes, não é mesmo?

Papel de parede para sala de estar tijolos claros  Papel de parede para sala de estar texturizada

Gostou de nossas dicas? Confira as fotos de papel de parede para sala que selecionamos para te inspirar!

Papel de parede para sala de estar discreto

Papel de parede para sala de estar brilhante  Papel de parede para sala de estar com quadros

Papel de parede para sala de estar tons de rosa   Papel de parede para sala de estar tons de azul

Papel de parede para sala de estar pedrinhas

Papel de parede para sala de estar mar

Papel de parede para sala de estar pedras filetadas

Papel de parede para sala de estar delicada

Papel de parede para sala de estar tijolinho vermelho

Papel de parede para sala de estar parede tijolinho

Papel de parede para sala de estar parede cinza estampada

Papel de parede para sala de estar sofá cinza

Artigos relacionados

26 / 01
Chalckboard: uma solução de decoração simples e barata

Chalckboard: uma solução de decoração simples e barata

Chalkboard é o nome em inglês para uma coisa que conhecemos há muito tempo: o quadro negro ou lousa de escola. Mas tem um detalhe novo: esse item, antes tão…

Ver matéria completa
01 / 08
Apartamento sjc: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Apartamento SJC: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Difícil encontrar quem não tenha o sonho de ter uma casa ou apartamento para chamar de seu. Ter um apartamento SJC na Vila Ema, então, é o desejo de consumo…

Ver matéria completa
06 / 07
Escritura de imóvel: entenda tudo sobre o documento

Escritura de imóvel: entenda tudo sobre o documento

Comprar um imóvel, para a maioria das pessoas, é uma grande conquista. Por isso mesmo, não adianta só assinar um contrato, é necessário fazer a escritura do imóvel. E, por…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo