Escolher piso para banheiro não é uma tarefa muito fácil! Pois, precisa ser bonito, antiderrapante, combinar com a decoração do cômodo e prático para limpar.
Por tudo isso, na construção ou reforma de sua casa ou apartamento, preste atenção em todos esses detalhes. Mas, para te ajudar a fazer as melhores escolhas, aqui estão algumas sugestões de como fazer o piso do banheiro e os revestimentos mais indicados. Confira!
Ao escolhermos os modelos de pisos para banheiros devemos observar:
1 – Acabamento: o tipo de acabamento é algo muito importante. Atualmente existem diversas possibilidades – antiderrapante, polido, entre outros – e a dica é escolher o acabamento pensando nos moradores da casa. Por exemplo, se houver idosos e crianças, fuja dos pisos lisos e polidos no banheiro, com água esse tipo de acabamento pode ser arriscado e causar acidentes.
2 – Cor: no momento da escolha, considere como será o restante da decoração do banheiro, afinal o piso precisa ficar harmonioso. Caso você queira peças coringas para o revestimento, não tenha medo de escolher cores neutras.
3 – Tamanho: as peças maiores pedem ambientes de dimensões maiores. Se a ideia é valorizar e dar sensação de um espaço maior, aposte em peças de tamanhos menores e isso vai ajudar a aumentar visualmente o espaço.
4 – Porosidade: evite as opções mais porosas, uma vez que tendem a absorver mais água e até mesmo os produtos de limpeza usados no ambiente. Com o tempo, essa absorção de líquido pode vir a manchar o piso. Então, evite as pedras e pisos porosos!
Hoje em dia, o porcelanato é um dos materiais mais utilizados para revestir o piso do banheiro, e não é à toa, pois apresenta ótimo aspecto, boa durabilidade e fácil manutenção. Graças a sua popularidade, é possível encontrar peças dos mais variados tipos e com acabamentos que vão do mais simples ao mais arrojado, inclusive semelhantes a elementos naturais, como a madeira.
Para áreas molhadas, como banheiro, é indicado o uso do piso porcelanato para banheiro natural, que também pode ser chamado de “porcelanato técnico”, pois não recebe nenhum tratamento ou polimento, tendo uma aparência mais rugosa do que outros tipos de porcelanato. É bastante utilizado em áreas de muito tráfego, como ambientes comerciais, e dentro da área do box, por ser mais resistente e menos escorregadio.
O porcelanato polido (mais conhecido), o esmaltado e o acetinado nunca podem ser aplicados na área dentro do box porque podem se tornar muito escorregadios e causar acidentes graves.
O granito é uma rocha ígnea formada por três minerais: feldspato, mica e quartzo. É um material com baixa porosidade, por isso absorve pouca água – a quantidade de água pode variar de cor para cor. Os granitos têm um visual mesclado, como se fossem várias pedrinhas pequenas compactas.
Tanto o mármore quanto o granito representam um clássico para revestir os pisos, até mesmo nos banheiros. Em geral, por tratarem-se de materiais nobres, esta escolha traz mais sofisticação ao projeto.
Além de valorizarem e darem mais elegância ao banheiro, as pedras naturais apresentam boa resistência e exigem pouca manutenção. No entanto, é uma das opções mais caras do mercado, uma de suas maiores desvantagens.
As pedras mais claras, como o Crema Marfil, são materiais mais porosos e suscetíveis à absorção de água, então elas precisam ser impermeabilizadas adequadamente. A melhor impermeabilização é feita por profissionais depois do granito já instalado, mas é possível fazer você mesmo com os produtos adequados encontrados em lojas de materiais de construção. Fique atento para as indicações do rótulo e garanta ter um piso lindo por muito mais tempo em casa.
O ladrilho hidráulico também é um clássico, no entanto possui um aspecto mais rústico ou tradicional. As peças podem ser encontradas em tantas cores e estilos que conferem ao projeto uma identidade única. Além da variedade, o material costuma ter um ótimo custo-benefício, principalmente quando comparado ao mármore ou granito.
Trata-se de um produto barato e durável – desde que aplicado com bastante técnica, evitando trincas.
Quando em contato com a água, o cimento queimado fica liso. Portanto, não use dentro do box. Ele pode ser impermeabilizado quando utilizado no restante do piso do banheiro.
Sua estética também é bastante específica e pode acabar fora de moda com o passar dos anos.
Apesar de serem mais utilizadas para revestir as paredes, as pastilhas também têm ganhado espaço nos pisos, principalmente no box do banheiro para criar uma unidade entre as superfícies.
Como suas peças são pequenas, é uma boa opção para banheiros pequenos, pois cria uma sensação de amplitude. Além disso, podem ser encontradas em diversas cores e com vários acabamentos, adequando-se aos mais variados estilos arquitetônicos.
Embora muita gente pense que a madeira não pode ser levada para as áreas molhadas, ela pode sim. A única questão é que deve contar com um tratamento especial para que a umidade não prejudique o material. Sua naturalidade traz uma sensação de aconchego a qualquer ambiente.
O cimento queimado é um acabamento bastante utilizado em projetos modernos, mas que também ficam encantadores em casas rústicas. O custo-benefício é uma das maiores motivações por trás da escolha deste material.
Na hora de escolher o melhor piso para banheiro, é preciso levar em conta que este espaço deve oferecer tranquilidade, conforto, praticidade e beleza. E ninguém quer causar vazamento em banheiro de vizinho, certo? Por tudo isso, na construção ou reforma do seu apartamento, dedique um tempo para descobrir qual o piso ideal.
Este tipo de piso é uma opção mais moderna de piso para banheiro. Fica lindo, pois além de não ter rejunte, amplia o banheiro, sem contar com a possibilidade de aplicar desenhos que dão um efeito 3D – porcelanato líquido 3D.
Como não tem rejuntes nem junções, é prático para limpar e a oferta de cores e estilos é enorme. Mas é liso e, por isso, deve ser evitado na área do box. O preço também pesa: é muito mais caro que as demais opções.
Combine porcelanatos ou cerâmicas com pastilhas de vidro, porque esse mix de materiais é super indicado para áreas molhadas — além de ficar muito lindo.
Quando usar porcelanatos e cerâmicas que imitem pedra, cimento, madeira, metal ou couro, certifique-se de que tal material combina com o estilo do resto do ambiente.
Considere também a limpeza e manutenção dos pisos e revestimentos, afinal, a praticidade do dia a dia também é importante.
Independentemente do tipo de material escolhido, pense na qualidade do produto e leve em conta o preço, mas busque também durabilidade, porque é melhor investir um pouco mais a princípio do que ter que gastar posteriormente para reparar peças danificadas.
E aí, gostou de nossas dicas para ajudá-lo a escolher o melhor piso para banheiro? Se ainda ficou com alguma dúvida, mande pra gente aqui nos comentários!
Envie seu comentário