fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

Portabilidade de crédito começa a valer esta semana

Postado por: Grupo S2

Medidas podem ajudar os clientes a conseguirem juros mais baixos. Vários tipos de dívidas podem ser alvo da portabilidade.

Medidas podem ajudar os clientes a conseguirem juros mais baixos.
Vários tipos de dívidas podem ser alvo da portabilidade.

Fonte: Jornal Hoje – 05/05/2014

Começam a valer na próxima segunda-feira (5), novas regras para a chamada portabilidade de crédito. As medidas devem ajudar os clientes de bancos a renegociar dívidas, com juros mais baixos. Agora, os bancos têm prazo pra fazer a portabilidade. A instituição financeira que estiver perdendo o cliente pode fazer uma contraproposta.
“É um leilão de duas rodadas: o banco que está comprando o débito faz um primeiro lance; e o banco antigo tem a oportunidade de cobrir o lance ou não. Agora é o consumidor que vai decidir qual das propostas ele aceita, independentemente de qual seja a mais vantajosa”, explica o procurador do Procon da Assembleia-MG Mateus Simões.
São vários os tipos de dívida que podem ser alvo da portabilidade: empréstimo pessoal, financiamento da casa própria. Também dá pra negociar dois grandes motivos de dor de cabeça: a dívida do cartão de crédito e do cheque especial. Na portabilidade, apenas a taxa de juros pode ser alterada e o consumidor só pode trocar o contrato se o outro banco aprovar o cadastro e até as garantias originais.
É importante que o cliente saiba que o banco que está comprando o débito é que vai ficar responsável por toda a operação para a transferência da dívida. Os custos da transferência não podem ser repassados aos clientes.
Sobre a contraproposta, o banco antigo tem cinco dias para apresentá-la. Esse também é o tempo para que a transferência seja feita caso o cliente decida mesmo trocar de banco. É bom esclarecer que só a taxa de juros é que pode ser alterada. Os prazos e o valor continuam valendo do mesmo jeito que está no contrato original.
Para dar início ao processo de portabilidade, o cliente tem que procurar um banco que aceite a sua dívida e que faça uma proposta pelo débito.

Artigos relacionados

11 / 12

Em São Paulo, cresce oferta de apartamentos com menos de 30 m²

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi…

Ver matéria completa
24 / 02

Economize energia elétrica com produtos adequados

Conheça 5 opções para que você economize energia no seu imóvel! Sabemos que medidas simples como apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados é uma forma de…

Ver matéria completa
24 / 02

5 vantagens de comprar imóvel agora

Esse pode ser o momento ideal para você adquirir seu imóvel! A tendência de queda no preço dos imóveis levanta a dúvida: é uma boa hora para comprar? Se o…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo