Qualidade de vida em São José dos Campos

28 de agosto de 2025

Marketing Montante

São José dos Campos é a cidade com o melhor índice de qualidade de vida, segundo dados do IPS; Pesquisa foi realizada em junho de 2025.

Levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) avaliou as condições de qualidade de vida para os moradores em todas as cidades do Brasil.

São José dos Campos é a cidade do Vale do Paraíba e região bragantina com melhores condições de qualidade de vida para os moradores, segundo levantamento divulgado em junho pelo IPS (Índice de Progresso Social).

A classificação para traçar um diagnóstico da qualidade de vida nas cidades brasileiras avalia um conjunto de indicadores nos eixos “Necessidades Humanas Básicas”, “Fundamentos do Bem-estar” e “Oportunidades”. Nestes eixos as notas variam de 0 a 100, e quanto maior a média, melhores são as condições.

São José dos Campos recebeu 67,14 pontos na avaliação do IPS. O número coloca a cidade no topo do Vale do Paraíba, na 86ª no estado de São Paulo (645 cidades) e 128ª posição no Brasil (5.570 cidades).

No comparativo entre 2024 e 2025, São José teve uma leve evolução: saiu de 66,36 para 67,14 pontos.

Sobre o IPS

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões.

O IPS é composto por dados socioambientais e de resultado, ou seja, o IPS não mede a quantidade de infraestrutura ou recurso investido em um município, mas avalia se essa infraestrutura ou esse recurso estão trazendo resultados para as pessoas.

Além disso, o IPS usa dados públicos, recentes, e que sejam disponíveis para todos os municípios Brasil. Entre eles estão dados de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como DataSus, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: IPS (Índice de Progresso Social)/ Junho 2025

28 De agosto, 2025