Antes de falarmos da SELIC e do Mercado Imobiliário é importante definir rapidamente qual sua importância para a economia de forma geral.
Podemos dizer que a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é uma ferramenta utilizado pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias) para dirigir a economia brasileira. A partir dela é que são definidas as demais alíquotas praticadas por bancos, credores e instituições financeiras.
Na prática, se a Taxa Selic diminui, o crédito fica mais acessível, pois os bancos tendem a abaixar as taxas de juros e a inflação tende a subir.
Se a Taxa Selic aumenta, os preços tendem a ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação e 0s juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
No mês de junho/2020 a SELIC ficou em 2,5%, sendo uma baixa histórica (você pode visualizar o histórico da Selic no site Banco Central do Brasil). Isso significa que o crédito estará mais barato e consequentemente o consumo será estimulado.
Acompanhar a Taxa SELIC é fundamental para planejar a compra de um imóvel. A variação dos juros pode trazer vários impactos ao mercado imobiliário.
Neste momento de baixa da SELIC, taxa de financiamento unida ao prazo de carência de seis meses para financiamentos de imóveis novos, e o montante de R$ 43 bilhões destinados aos programas de crédito imobiliário, anunciada pela Caixa Econômica Federal, são fatores que animam o mercado imobiliário.
Afinal, os juros diminuem, as parcelas ficam mais baratas e o interesse por adquirir um imóvel aumenta. Nesse cenário os compradores se sentem mais confiantes para fazer um financiamento e as empresas conseguem impulsionar as suas obras, além de fazer mais vendas.
Investir em imóveis se apresenta como uma alternativa segura, ainda mais com a Selic em baixa.
Por exemplo, comprar imóvel para alugar é uma opção atrativa, já que as aplicações financeiras estão com rendimentos bastante baixos.
Nos últimos quatro anos, a Selic foi de 14,25% para 2,5% ao ano, o que indica um cenário favorável para investir no mercado imobiliário. Em 2017, o crédito para a habitação tinha uma taxa de quase 11% ao ano e, em 2020, essa taxa foi reduzida para aproximadamente 7,3%*.
Caso esteja pensando em investir em imóveis? Conheça as melhores opções de imóveis à venda na Montante.
Envie seu comentário