Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2606

SELIC e o Mercado Imobiliário 2020

Postado por: Marketing Montante

Antes de falarmos da SELIC e do Mercado Imobiliário é importante definir rapidamente qual sua importância para a economia de forma geral.

Podemos dizer que a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é uma ferramenta utilizado pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias) para dirigir a economia brasileira. A partir dela é que são definidas as demais alíquotas praticadas por bancos, credores e instituições financeiras.

Na prática, se a Taxa Selic diminui, o crédito fica mais acessível, pois os bancos tendem a abaixar as taxas de juros e a inflação tende a subir.

Se a Taxa Selic aumenta, os preços tendem a ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação e 0s juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

 

Selic em 2020

No mês de junho/2020 a SELIC ficou em 2,5%, sendo uma baixa histórica (você pode visualizar o histórico da Selic no site Banco Central do Brasil). Isso significa que o crédito estará mais barato e consequentemente o consumo será estimulado.

Selic e o Mercado Imobiliário

Acompanhar a Taxa SELIC é fundamental para planejar a compra de um imóvel. A variação dos juros pode trazer vários impactos ao mercado imobiliário.

Neste momento de baixa da SELIC, taxa de financiamento unida ao prazo de carência de seis meses para financiamentos de imóveis novos, e o montante de R$ 43 bilhões destinados aos programas de crédito imobiliário, anunciada pela Caixa Econômica Federal, são fatores que animam o mercado imobiliário.

Afinal, os juros diminuem, as parcelas ficam mais baratas e o interesse por adquirir um imóvel aumenta. Nesse cenário os compradores se sentem mais confiantes para fazer um financiamento e as empresas conseguem impulsionar as suas obras, além de fazer mais vendas.

Investimento em imóveis

Investir em imóveis se apresenta como uma alternativa segura, ainda mais com a Selic em baixa.
Por exemplo, comprar imóvel para alugar é uma opção atrativa, já que as aplicações financeiras estão com rendimentos bastante baixos.

Nos últimos quatro anos, a Selic foi de 14,25% para 2,5% ao ano, o que indica um cenário favorável para investir no mercado imobiliário. Em 2017, o crédito para a habitação tinha uma taxa de quase 11% ao ano e, em 2020, essa taxa foi reduzida para aproximadamente 7,3%*.

 

Caso esteja pensando em investir em imóveis? Conheça as melhores opções de imóveis à venda na Montante.

Referências
Banco Central do Brasil
*Comparação de taxas atuais dos principais bancos do país

Artigos relacionados

07 / 11

Olá, mundo!

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Ver matéria completa
27 / 06
Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Tecido na parede: 14 ideias para valorizar um ambiente

Quer mudar o visual de sua casa sem quebradeira e sem poeira? Coloque tecido na parede. Sim, colocar um tecido na parede é a solução mais fácil e barata para…

Ver matéria completa
20 / 11

5 dicas de como as cortinas podem mudar o visual da sua casa

Elas podem ser coadjuvantes ou até protagonistas de uma boa decoração Embora às vezes negligenciadas, as cortinas interferem no conforto térmico, na iluminação e na decoração. Falhar nos materiais ou…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo