Selecionamos algumas dicas básicas para lhe auxiliar na vistoria de imóveis:
A primeira dica é você ter uma lista de checagem. Pode ser num caderno ou em um aplicativo de notas como o Google Keep ou o Lembrete do seu celular, por exemplo. Defina qual a forma mais prática para você.
O mais importante é anotar todos os itens que devem ser verificados. Dessa forma você consegue ter um controle maior e não esquecer de nenhum detalhe.
O memorial descritivo, é um documento público, inclusive, registrado em cartório pela construtora. Caso haja discordâncias ou dúvidas, ele deve ser consultado e seguido.
No memorial descritivo constam desde todas as especificações técnicas da propriedade até detalhes dos materiais utilizados no acabamento do imóvel por exemplo.
O que o comprador encontra no momento da vistoria precisa estar nas condições apresentadas no memorial descritivo.
Os observe e confira desde o momento que entrar no apartamento. Veja se não há danos superficiais como lascas, pintura ou arranhões. Depois teste as fechaduras, tanto pelo lado de dentro quanto fora, inclusive nos quartos e na entrada de serviço.
Em termos de janelas, verifique se estão emperrando ou com ruídos exagerados.
Para saber se a vedação está correta uma dica é fechar todo o imóvel, deixar os cômodos escuros e verificar se existe algum ponto de luz com maior intensidade. Se sim, veja se o local pode ser um problema num dia de muito vento ou chuva.
Além da avaliação visual, você pode usar os outros sentidos, como tato e audição, para identificar qualquer imperfeição.
Com cuidado bata algo mais rígido para verificar se existe algum ponto “oco” no piso. Se existir, solicite o reparo. Pois futuramente esse ponto “oco” pode causar um descolamento das peças, deixando o local frágil a impactos mecânicos.
Também é muito importante avaliar se há algum desnível, pois, até mesmo poucos centímetros já podem causar problemas.
Caso você não tenha algum conhecimento técnico na parte elétrica vale a pena chamar algum conhecido ou profissional da área. Mas se for sozinho veja se interruptores e tomadas estão nos locais corretos e se todos os circuitos e nomes estão indicados no quadro de luz.
O mesmo princípio vale para o teste das instalações de gás, veja se estão com indicações corretas e posteriormente teste com um fogão, por exemplo.
Veja se as torneiras e ralos estão de acordo com o memorial descritivo, depois abra tudo e observe se a água está escoando corretamente ou se existem pontos de entupimento.
Não esqueça das válvulas das descargas dos vasos sanitários, reparando na pressão e na presença de alguma infiltração dos arredores. Para conferir o caimento do piso, use um balde para despejar água no chão.
Você pode usar um esquadro, mesmo aqueles mais básicos de escola, para apoiá-los nas quinas e avaliar se as superfícies estão retas, formando um ângulo de 90 graus. Para os mais básicos, a dica é checar visualmente a planicidade, observando se não existem pontos que formam sombra.
Muitas pessoas pensam que a vistoria deve incluir apenas o imóvel, mas as áreas comuns e externas devem ser incluídas e conferidas de acordo com o memorial descritivo.
Analise a qualidade das áreas comuns e se tudo está de acordo com o informado pela construtora. Se algo estiver faltando, você deve solicitar os devidos reparos e ajustes.
Com estes pequenos cuidados as chances de você ter um problema e dor de cabeça desnecessárias no futuro são bem mais baixas.
Investir em imóveis é uma solução muito segura e interessante, com potencial de valorização, principalmente se você escolher uma empresa de qualidade, solidez e renome no mercado.
Envie seu comentário