Muitos estão trabalhando na modalidade Home Office, mas ao mesmo tempo as crianças estão “in home” também!
Nesse momento a sugestão é flexibilizar horários conciliando as demandas de todos na casa, com organização e foco.
Preparamos aqui 07 dicas para ajudar quem precisa conciliar o trabalho e o cuidado com os pequenos em casa. Confira:
Em casa não há horários definidos para começar, almoçar e ir embora. Então, quando se faz home office é preciso tomar muito cuidado para não trabalhar de mais ou de menos.
Faça uma agenda semanal com suas tarefas profissionais e pessoais. Criando metas diárias ficará mais leve e produtiva seus dias de home office.
Explique mesmo que de forma lúdica porque ficarão em casa por um período e que em alguns momentos você estará “focado” no seu trabalho. Afinal o que é combinado não sai caro.
Adicione nesse bate-papo os cuidados necessários para combater o corona-vírus.
Uma dica bem legal é usar um som ou uma frase para caracterizar ” Hora de lavar as Mãos”, torne esses cuidados um momento legal com brincadeira ou música.
Depois que eles estiverem conscientes (mesmo que de forma bem simples) da situação trace com a ajuda das crianças um quadro, ou uma agenda com os dias da semana e atividades que eles gostariam de fazer nesse período de confinamento. Quando eles participam dessa construção eles sabem que tudo terá sua hora e ficam menos ansiosos, o que alivia um pouco seus momentos de trabalho.
Para se organizar e definir melhor os horários de trabalho, é importante ter um espaço da casa dedicado e adaptado para isso, se possível um local que você possa ficar sozinho(a). Não precisa de muito luxo, mas garanta que seja organizado e silencioso. Assim, fica mais fácil definir para você e para os pequenos quando você está trabalhando e que não está disponível para outras as atividades.
Pode parecer uma brincadeira, mas, realmente, tirar o pijama e vestir-se pela manhã é um ritual que faz parte da organização do dia de trabalho.
Essa rotina faz com que nosso cérebro entenda que está na hora de focar nas atividades, além de dar o recado para as demais pessoas da casa de que você está ocupado(a).
Trabalhar em casa, não necessariamente significa mais tempo de qualidade com os filhos. Para isso é preciso organização. Priorizar os momentos com os pequenos, a dica é desligar o toque do celular ou tablets e até mesmo tirar da mente preocupações com a situação ou trabalho. Assim, de fato, você estará presente para seus filhos.
Uma das vantagens principais do home office é a maior flexibilidade dos horários. Se você conseguiu antecipar as entregas da semana ou se alguma reunião foi desmarcada, por que não inventar alguma diversão para os pequenos? Um filme com pipoca, um jogo que eles estão querendo jogar mas precisam ajuda…etc…
É importante tomar cuidado para que a possibilidade de fazer seus próprios horários não faça com que você se sobrecarregue demais!
Tire alguns minutos durante o dia para você, seja para ler um livro que gosta, praticar algum exercício (estão tendo muitas lives online) ou simplesmente não fazer nada.
Isso é fundamental para o seu rendimento e bem-estar! Você não é culpada(o) em dedicar um tempo a você, saiba disso.
Para mais informações sobre o COVID-19 acesse sites confiáveis.
Envie seu comentário