Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

5 dicas de como ter um home office perfeito

Postado por: Grupo S2

Preparamos 5 dicas de como ter um home office perfeito, priorizando o conforto, a saúde, a produtividade e a criatividade. Afinal de contas, é fato que cada vez mais as pessoas têm trocado o ambiente corporativo por um escritório dentro de casa.
Inclusive alguns empreendimentos como o Icon Vila Ema, tem colocado em sua área comum um Espaço Office para que os profissionais que utilizam o home office e moram no prédio possam receber clientes e fazer reuniões.

 

1. Local

Se o home office for utilizado para reuniões, o ideal é dedicar um ambiente só para ele. No entanto, caso a casa não permita ou o silêncio não seja crucial, é possível criá-lo dentro da suíte ou do quarto de hóspedes, por exemplo. Mas isso se o uso dele for apenas durante o dia e os hóspedes não forem tão frequentes. Deve-se levar em conta também o espaço para acomodar todos os equipamentos – computador, impressora, telefone, livros, agendas, documentos, mostruários etc. Incluí-lo em uma sala de estar ou de TV pode gerar inconvenientes que vão além da desconcentração causada pelo barulho da TV ou das crianças brincando.

 

2. Cadeira e Mesa

Para evitar problemas na coluna, dores na vista e fadiga muscular, a cadeira deve ter regulagem. Braços e mãos na altura da mesa, pés totalmente em contato com o chão, cotovelos e joelhos dobrados a 90º e encosto bem encaixado na lombar. É recomendado estofados com espuma de alta densidade, que acomodam bem o corpo. Tecidos como couro e algodão são muito duráveis. A mesa deve estar entre 70 e 75 cm em relação ao piso e o ideal é que seja feita com materiais poucos rugosos para evitar acúmulo de sujeira. O monitor deve ser posicionado de modo que a cabeça fique ereta e os olhos, no meio da tela do computador.

 

3. Organização

Gavetas de pastas suspensas ou armários aéreos organizam documentos sem deixá-los expostos. Nos móveis abertos opte por livros e elementos que não interfiram na estética do espaço. Um quadro de avisos também facilita a rotina. Não se esqueça de cabos e fios. Você pode prendê-los na parede, condicioná-los numa gaveta oculta ou fixá-los em um compartimento atrás da mesa, na lateral ou atrás dos pés da bancada. Também é possível utilizar canaletas, normalmente feitas de PVC ou material plástico bem flexível, rodapés ou rodatetos, que, ainda, facilitam a limpeza. As canaletas podem ser fixadas com braçadeiras diretamente no móvel ou na parede, logo atrás da bancada.

 

4. Iluminação e Ventilação

É ideal que a janela fique atrás do monitor e a mesa, perpendicular a ela, para evitar reflexos e aproveitar a luz natural, mas vale lembrar que ela não é suficiente. O ideal é a combiná-la à luz de tarefa, com luminárias especiais para leitura e outras atividades de trabalho. Posicione LEDs focais acima da mesa de trabalho, nem muito para trás, a ponto de perder o fluxo luminoso, nem muito para a frente, causando ofuscamento da visão.

 

5. Conforto

A cor está ligada à produtividade. O branco, por exemplo, proporciona amplitude e claridade. Cores vivas, como o amarelo, o vermelho e o laranja, também são interessantes para trazer energia e calor, desde que não estejam em excesso. O uso do verde ajuda na concentração e no equilíbrio. Você pode utilizá-lo no melamínico da mesa de trabalho, numa das paredes, de preferência, a que fica em frente à mesa, ou em objetos de fácil visualização. O piso também merece atenção. Mármores, granitos, porcelanatos e cerâmicas são vantajosos no verão, pois proporcionam melhor sensação térmica. No entanto, tornam-se desconfortáveis no inverno. Por isso, pisos de madeira, laminados e vinílicos são mais indicados.

 

Gostou?! É hora de colocar a mão na massa e montar o home office perfeito para você!

 

Fonte Casa e Construção

Artigos relacionados

12 / 09
Restaurante sjc: x opções bacanas para seu lazer na cidade

Restaurante SJC: 22 opções bacanas para seu lazer na cidade

Difícil conversar com alguém que não encontre em São José dos Campos boas opções de restaurante SJC. Aqui tem estabelecimentos para todos os gostos, bolsos e localizações variadas. Cozinha italiana,…

Ver matéria completa
24 / 02

10 dicas para aumentar espaços em seu apartamento

Está adquirindo um novo imóvel? Essa é para você! Confira essas soluções recomendadas para otimizar espaços menores em sua residência. Diminua o número de ambientes, pois divisões em excesso aumentam…

Ver matéria completa
24 / 02

Porcelanato liquido: tendência em revestimento

Conheça essa mais nova opção para o seu imóvel Sempre que uma novidade chega ao mercado, vem acompanhada de muitas dúvidas e surpresas. É o que está acontecendo com o…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo