Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2402

5 dicas de como ter um home office perfeito

Postado por: Grupo S2

Preparamos 5 dicas de como ter um home office perfeito, priorizando o conforto, a saúde, a produtividade e a criatividade. Afinal de contas, é fato que cada vez mais as pessoas têm trocado o ambiente corporativo por um escritório dentro de casa.
Inclusive alguns empreendimentos como o Icon Vila Ema, tem colocado em sua área comum um Espaço Office para que os profissionais que utilizam o home office e moram no prédio possam receber clientes e fazer reuniões.

 

1. Local

Se o home office for utilizado para reuniões, o ideal é dedicar um ambiente só para ele. No entanto, caso a casa não permita ou o silêncio não seja crucial, é possível criá-lo dentro da suíte ou do quarto de hóspedes, por exemplo. Mas isso se o uso dele for apenas durante o dia e os hóspedes não forem tão frequentes. Deve-se levar em conta também o espaço para acomodar todos os equipamentos – computador, impressora, telefone, livros, agendas, documentos, mostruários etc. Incluí-lo em uma sala de estar ou de TV pode gerar inconvenientes que vão além da desconcentração causada pelo barulho da TV ou das crianças brincando.

 

2. Cadeira e Mesa

Para evitar problemas na coluna, dores na vista e fadiga muscular, a cadeira deve ter regulagem. Braços e mãos na altura da mesa, pés totalmente em contato com o chão, cotovelos e joelhos dobrados a 90º e encosto bem encaixado na lombar. É recomendado estofados com espuma de alta densidade, que acomodam bem o corpo. Tecidos como couro e algodão são muito duráveis. A mesa deve estar entre 70 e 75 cm em relação ao piso e o ideal é que seja feita com materiais poucos rugosos para evitar acúmulo de sujeira. O monitor deve ser posicionado de modo que a cabeça fique ereta e os olhos, no meio da tela do computador.

 

3. Organização

Gavetas de pastas suspensas ou armários aéreos organizam documentos sem deixá-los expostos. Nos móveis abertos opte por livros e elementos que não interfiram na estética do espaço. Um quadro de avisos também facilita a rotina. Não se esqueça de cabos e fios. Você pode prendê-los na parede, condicioná-los numa gaveta oculta ou fixá-los em um compartimento atrás da mesa, na lateral ou atrás dos pés da bancada. Também é possível utilizar canaletas, normalmente feitas de PVC ou material plástico bem flexível, rodapés ou rodatetos, que, ainda, facilitam a limpeza. As canaletas podem ser fixadas com braçadeiras diretamente no móvel ou na parede, logo atrás da bancada.

 

4. Iluminação e Ventilação

É ideal que a janela fique atrás do monitor e a mesa, perpendicular a ela, para evitar reflexos e aproveitar a luz natural, mas vale lembrar que ela não é suficiente. O ideal é a combiná-la à luz de tarefa, com luminárias especiais para leitura e outras atividades de trabalho. Posicione LEDs focais acima da mesa de trabalho, nem muito para trás, a ponto de perder o fluxo luminoso, nem muito para a frente, causando ofuscamento da visão.

 

5. Conforto

A cor está ligada à produtividade. O branco, por exemplo, proporciona amplitude e claridade. Cores vivas, como o amarelo, o vermelho e o laranja, também são interessantes para trazer energia e calor, desde que não estejam em excesso. O uso do verde ajuda na concentração e no equilíbrio. Você pode utilizá-lo no melamínico da mesa de trabalho, numa das paredes, de preferência, a que fica em frente à mesa, ou em objetos de fácil visualização. O piso também merece atenção. Mármores, granitos, porcelanatos e cerâmicas são vantajosos no verão, pois proporcionam melhor sensação térmica. No entanto, tornam-se desconfortáveis no inverno. Por isso, pisos de madeira, laminados e vinílicos são mais indicados.

 

Gostou?! É hora de colocar a mão na massa e montar o home office perfeito para você!

 

Fonte Casa e Construção

Artigos relacionados

24 / 02

Mudanças nas regras do condomínio? Somente com registro em cartório!

Saiba mais! Participar das reuniões de condomínio é uma importante atitude para ficar a par das decisões e poder expressar sobre os assuntos que envolvem a convivência de todos. Essas…

Ver matéria completa
24 / 02

Como usar espelhos na decoração

Esse recurso é um curinga para trazer amplitude visual Antigamente esse revestimento era tido como artigo de luxo, já que apenas figurava em residências da alta sociedade e nos castelos…

Ver matéria completa
24 / 02

Porcelanato liquido: tendência em revestimento

Conheça essa mais nova opção para o seu imóvel Sempre que uma novidade chega ao mercado, vem acompanhada de muitas dúvidas e surpresas. É o que está acontecendo com o…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo