Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0511

Como cuidar de orquídeas passo a passo

Postado por: Diretor Montante

JARDIM SUSPENSO DE ORQUIDEAS

A orquídea é uma flor muito admirada pela sua beleza e também é uma ótima opção para complementar a decoração de um ambiente. Como cuidar de orquídeas requer pouca manutenção, você pode utilizá-la em vários cômodos da casa ou do apartamento.

O cultivo de orquídea é um passatempo para muitas pessoas, mas a falta de informação sobre o manejo pode prejudicar o seu desenvolvimento. Para ajudar você nessa tarefa de entender mais sobre essas flores, separamos algumas dicas que vão garantir que você consiga cuidar de suas orquídeas.

Como cuidar das orquídeas

As orquídeas deixam o ambiente mais elegante e são ideais para decorar todos os ambientes de uma casa ou até mesmo de escritório.

São plantas versáteis, originais e multicoloridas que podem ser encontradas em diferentes espécies. Existem mais de 20 mil espécies de orquídeas no mundo e o Brasil conta com mais de 3.500 espécies nativas.

Embora seja uma das plantas mais cultivadas, muita gente tem dúvidas sobre como cuidar da orquídea. Porém, cultivar as orquídeas que você ganha em diversas ocasiões é mais fácil do que se pensa.

Orquídeas amarelas   Orquídeas brancas e roxas em vasos

É importante dizer que a grande maioria das orquídeas brasileiras são epífitas, ou seja, crescem presas às árvores. Ainda que esta seja a forma de desenvolvimento dessas plantas elas não roubam nenhum tipo de nutrientes das árvores que servem como suas ‘casas’. As raízes fixam a planta no caule das árvores.

Muitos colecionadores ou até mesmo turistas ao se depararem com orquídeas na mata acabam arrancando-as. Não faça isso. Opte sempre por produtores de mudas ou orquidófilos que tenham plantas disponíveis para venda.

Veja a seguir alguns cuidados básicos com orquídeas:

Irrigação

A maneira correta de regar uma orquídea é por cima, deixando sempre a água escorrer totalmente. Regue pelo menos duas vezes por semana quando o clima estiver quente. Você saberá quando molhá-la colocando o dedo no substrato e verificando se o mesmo está seco. Ele deverá ficar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Os pratinhos que ficam embaixo dos vasos são dispensáveis pois podem acumular água, que acarretará no apodrecimento das raízes. É muito mais fácil uma orquídea morrer por excesso de água do que pela falta dela.

Não se esqueça também que o melhor horário para regas é sempre logo ao amanhecer ou no fim da tarde, quando o calor e o sol estão mais fracos.

COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS PASSO A PASSO

Escolha da planta

Procure sempre escolher orquídeas que conseguirão se adaptar à sua região. Como essas plantas costumam florescer apenas uma ou duas vezes por ano, é bem legal possuir diversas espécies, principalmente com ciclos de floração também diferentes.

Assim sempre terá pelo menos alguma planta florida. Durante o processo de escolha das plantas procure optar pelas que crescem em sua região.

Vasos

É muito bom saber como cuidar de uma orquídea no vaso para garantir que as plantas fiquem saudáveis. Os vasos ideais para o plantio das orquídeas são os de barro com furos laterais ou os xaxins de palmeira. Este último é um produto natural feito com fibras orgânicas e livre de quaisquer substâncias tóxicas ou químicas.

Os xaxins de palmeira oferecem alta absorção de água e até mesmo de nutrientes, e sendo assim, permitem um enraizamento ideal.

Orquídeas na cor marsala em vasos   Orquídeas em vaso branco

Luminosidade

Se você escolher as orquídeas como plantas para apartamento, observe os horários e locais que recebem sol. As orquídeas devem ficar em locais onde possam receber a luz solar no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas).

A luz solar é um importante fator para o desenvolvimento das plantas, sem ela a orquídea não florescerá. Caso queira que suas orquídeas sejam cultivadas como flores de jardim, amarre-as em troncos de árvores, escolha as que não tenham sombra muito densa, como por exemplo as mangueiras.

Quando as folhas ficarem escuras é sinal que a orquídea necessita de mais luz. Troque o vaso de lugar.

Vasos de orquídeas próximos à claridade da janela   Orquídeas em vasos suspensos

Circulação de ar

Orquídeas gostam de ambientes bem arejados, então é interessante que fiquem próximas às janelas quando optar por cultivá-las em casa ou apartamento.

Um local muito abafado pode prejudicar o crescimento da planta e até mesmo contribuir para que ela fique mais fraca e desenvolva algum tipo de praga.

Porém, evite sempre ventilação muito intensa, afinal, isso poderá acarretar na danificação das suas orquídeas e vasos devido a quedas.

Adubação

Todas as plantas precisam de nutrientes. As orquídeas não são diferentes. O ideal é adubá-las uma vez por semana. Para essa tarefa você pode escolher adubos químicos como NPK 20-20-20, ou orgânicos, como farinha de osso, torta de neem, torta de mamona, entre outros.

Caso escolha adubos líquidos foliares, adicione algumas gotas à água e procure molhar a parte inferior das folhas de suas orquídeas. É nessa parte que se encontram os estômatos que realizam a absorção de água e nutrientes.

Cuidado com as pragas

Se suas plantas forem cultivadas de forma adequada dificilmente serão atacadas por pragas e doenças. Estarão mais resistentes. Um exemplo é que caso não haja excesso de umidade, dificilmente fungos irão atacá-la. Ainda assim é importante prevenir-se.

As plantas que são cultivadas no jardim ou quintal têm mais chances de sofrer com o ataque de pragas. Ainda assim, isso também pode acontecer no caso de orquídeas criadas em vasos. Por isso é tão importante saber como cuidar de uma orquídea em casa!

Mulher cuidando de orquídeas    Três vasos de orquídeas sobre um tronco

Como cuidar de uma orquídea em casa?

É preciso se atentar a presença de qualquer bicho, como lesmas, caracóis e algumas espécies de formigas, que irão se alimentar das folhas da planta. Além disso, a praga mais comum das orquídeas é o pulgão.

Caso suas plantas sejam atacadas por essas pragas, utilize defensivos. Procure optar pelas fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser prejudiciais não só às plantas, mas também aos cultivadores.

Dica: Cochonilhas e pulgões, por exemplo, podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

Cachos de orquídeas em jardim

Não corte o cabinho da flor

As orquídeas do gênero Phalaenopsis sempre florescem de novo a partir das hastes antigas. Corte a haste floral apenas no caso de a planta secar o cabinho por conta própria. Enquanto ele estiver verde, deixe-o na planta.

Não jogue o vaso fora

Muitas pessoas pensam que as orquídeas morrem depois de dar flor. Isso NÃO é verdade. Em alguns meses elas florescerão novamente. Algumas espécies do gênero Phalaenopsis, por exemplo, chegam a florir até três vezes por ano.

Orquídeas que foram transplantadas em tronco de árvore

Cuidados no plantio

Quando você plantar uma orquídea, dê preferência aos vasos de barro para favorecer a drenagem da água e evitar que as raízes da planta apodreçam. Quer saber como cuidar de orquídeas para florir bonita e vistosa? Confira aqui:

– Coloque cascalhos no fundo do vaso para facilitar a drenagem da água

– Complete o vaso com nó de pinho ou placa de madeira

– Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

– Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

– Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

Orquídeas amarelas em jardim  Orquídeas em tronco de árvore

Tipos de orquídeas

Essas espécies são divididas em tipos mais comuns e a mais conhecida é a Phalaenopsis, que quase todo mundo já teve em casa ou ao menos já viu alguma vez na vida!

Além da Phalaenopsis, existem também as Dendrobium, Oncidium, Vanda, Cattleya e Denphal. Cada uma dessas orquídeas se adapta melhor a um espaço e exige cuidados diferentes.

lindas orquídeas em jardim

Orquídeas para jardim ou quintal

As Oncidium se adaptam bem tanto dentro de casa quanto no jardim. São de fácil cultivo e cuidado.

As Vanda possuem raízes aéreas, por essa razão é interessante que sejam plantadas no jardim ou no quintal. Gostam bastante de luz e de ambientes arejados, o que reforça a ideia de mantê-las fora de casa.

As Cattleya competem com as Phalaenopsis pela atenção dos brasileiros, estando entre os tipos de orquídeas mais queridos e buscados. São de fácil cultivo, se adaptam bem a qualquer ambiente e podem ser mantidas tanto no jardim ou quintal quanto em vasos dentro de casa ou no apartamento.

Orquídeas na cor marsala em tronco de árvore   Orquídeas em tronco de árvore no jardim

Orquídeas dentro de casa ou apartamento

As Phalaenopsis gostam mais de sombra e calor, o que significa dizer que vão se adaptar melhor se forem cultivadas em vaso dentro de casa ou apartamento, longe do sol, mas em um lugar que seja mais quente para elas.

As Dendrobium, por precisarem de regas constantes também vão se adaptar melhor aos vasos e ao cultivo dentro de casa. São de fácil cuidado, mas é interessante que estejam em um local que fácil de serem vistas.

As Denphal são derivadas de uma espécie de orquídeas Dendrobium, o que significa que têm características semelhantes e também sobrevivem melhor dentro de casa, cultivadas em vasos.

Um vaso de orquídeas azuis sobre uma mesa na sala   Um vaso de orquídeas brancas sobre uma mesa

Gostou das dicas de como cuidar de orquídeas? Preparado para cultivar essas lindas flores?

Como cuidar de orquídeas passo a passo

Envie seu comentário

Últimos comentários

  1. Muito lindas 26 de março de 2020 às 23:13

    Quero saber se as orquídea pode pantar em vazia cem furos o brigada

Artigos relacionados

24 / 02

Decoração

Mercado lança tendências para decoração em 2014 Quem acompanha as tendências de decoração, percebe que a cada ano tudo se renova. Cores, estilos e estampas estão sempre saindo e voltando…

Ver matéria completa
24 / 02

Impressoras 3D na Construção Civil

As impressoras 3D podem ser o futuro da Construção Civil. As impressoras 3D são uma novidade tecnológica e prometem revolucionar o mundo. E a construção civil não poderia ficar de…

Ver matéria completa
05 / 12
Decoração de quarto de casal: dicas para um ambiente relaxante

Decoração de quarto de casal: dicas para um ambiente relaxante

Quer que o seu quarto seja um cantinho acolhedor e prazeroso? Há várias formas de conseguir esse aconchego com a decoração de quarto de casal. Afinal, esse espaço da casa…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo