Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2305

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Postado por: Diretor Montante

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Se você está pensando em comprar apartamento, mas não quer se separar de suas plantas, saiba que não vai precisar abrir mão de seus vasos de flores ou mesmo de suas ervas aromáticas. Há várias plantas para apartamento, que se desenvolvem muito bem em espaços menores.

As varandas, cada vez mais presentes nos prédios de apartamento, também são bem apropriadas para o cultivo de várias plantas. Separamos para você as melhores plantas para apartamento que não ocupam muito espaço e dicas para facilitar o cultivo.

Como ter plantas em apartamento

Na verdade, existem muitas espécies (até mesmo frutíferas) que podem ser plantadas em vasos e que não necessitam de muito espaço ou cuidados complicados. Se você também quer trazer essa tendência para a sua casa, veja as melhores opções de planta de apartamento que você pode ter.

Lança de São Jorge

Com suas folhas verticais e em formato cilíndrico, a Lança de São Jorge é ideal para cômodos internos e para decorar os cantos dos ambientes. Pode ser plantada em vasos ou mesmo em jardins de pedra, devido à resistência. Deve ser irrigada uma vez a cada duas semanas, sem jogar água diretamente sobre as folhas.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Rosa de Pedra

Também conhecida como Echeveria, de seu nome científico, essa planta se assemelha muito ao formato de uma flor. Assim como a Lança de São Jorge, regue a cada duas semanas, sem direcionar a água para as folhas. Essa espécie não necessita muito de sol.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Mini Cacto

Diferente de outras plantas de sua família, o mini cacto não precisa de muito sol ou água. Lembre-se sempre de checar a terra. Se ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la, o que geralmente pode acontecer uma vez por semana. Cuidado também com os espinhos da planta, eles podem machucar e são chatos de retirar da pele.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Palmeira-ráfia

Originária da china, essa planta possui caules finos e longos, lembrando um pouco o bambu. De crescimento lento, a palmeira-ráfia leva uma inspiração tropical e oriental para a decoração do apartamento. São ótimas alternativas de plantas para sala de apartamento. Deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço   Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Begônia

Ideal para ser plantada em vasos, a begônia é uma planta muito colorida que leva vida à decoração. Exige pouca luminosidade e, como a violeta, deve ser regada duas ou três vezes por semana, depende do estado de umidade que a terra apresentar. Também como a violeta são ótimas plantas para apartamento pequeno, pois não ocupam espaço.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Pau d’água

Sem precisar ficar exposta diretamente ao sol, a Pau D’Água carrega rusticidade para o ambiente em que está inserida. Ela também pede uma irrigação mais regular, de duas/três vezes por semana. Pulverizar as folhas com água garante um crescimento mais saudável.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço   Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Zamioculca

Essa planta é resistente e continua bonita mesmo quando você esquece de cuidar dela. Regar uma vez por semana. Ótimas opções de plantas para interior de apartamento, pois não gosta de sol direto. Mas não são recomendadas para ambientes com crianças pequenas e animais de estimação: todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Camedórea-elegante

Essa espécie de palmeira não passa de dois metros de altura e fica ótima com plantio em vasos. Como gosta de umidade, é preciso regar frequentemente, até 4 vezes por semana. Deve ser mantida longe da luz direta do sol. Ambientes à meia-sombra ou sem luz são preferíveis. Portanto, mais uma das plantas para dentro de apartamento.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Palmeira-areca

Para que sua folhagem fique vistosa, elegante e anelada, recomenda-se cultivar a palmeira-areca à meia sombra. De qualquer maneira, ela também cresce muito bem se exposta diretamente ao sol. A irrigação deve ser regular e é bom manter a espécie longe de lugares frios. Portanto, pode ser uma das boas opções de plantas para varanda de apartamento.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço     Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Antúrio

Conhecida como um curinga para lugares pouco iluminados, o antúrio é mais usado em vasos. Sua cor destaca o local em que é posto, mas não deve ficar em ambientes escuros ou seu crescimento é prejudicado A irrigação pede muita umidade, então deve ser feita 3 ou 4 vezes por semana.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Filodendro

Sua folha em formato de coração é reconhecida facilmente. O filodendro é uma planta originária do Brasil e deve ser mantida afastada de luz direta do sol, mas em um ambiente claro. Sua irrigação acontece sempre que a terra estiver seca.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Bambu da sorte

Essa espécie não gosta muito de luz e adora umidade. Ótima para ser colocada até mesmo em banheiros. Ainda assim, você precisa ter o cuidado de regar constantemente. Segundo a filosofia do Feng-Shui, é uma planta que traz boas energias.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Como organizar plantas para apartamento

Se você mora em um apartamento que tem varanda ou adquiriu um apartamento na planta e está planejando levar um pouco de natureza para sua varanda nova, então conheça essas plantas para varanda de apartamento:

– Plantas para varandas de andares mais baixos – Em geral, nesses ambientes existe pouca incidência de sol e menor quantidade de ventos. Por isso as espécies mais indicadas são as de sombra e meia sombra. As espécies indicadas são:

  • Lança-de-São-Jorge
  • Pândano espiral
  • Pata de elefante
  • Pau d’água
  • Asplênio
  • Palmeira ráfis
  • Bromélias
  • Orquídeas
  • Heras
  • Samambaias
  • Brilhantinas
  • Peperômias
  • Marantas

– Plantas para varandas em andares mais altos – Se a varanda for aberta, o ideal é evitar plantas que possuem o caule muito fino – já que a incidência de ventos tende a ser maior e poderá quebrar a planta.

Uma boa ideia para esse espaço é a pata de elefante, que é uma planta originalmente de meia sombra (mas que se desenvolve bem em locais mais iluminados) e que possui um tronco mais grosso, com folhas fortes.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Outra espécie bem bacana é a Crotón – conhecida também como louro-variegado e folha-imperial-. Essa espécie possui uma folhagem bastante colorida e resistente. Mas, essa planta gosta de locais bem iluminados, por isso é indicada para varandas que têm bastante incidência solar.

– Plantas para varandas que recebem muito vento – Nestes locais é preciso ter um cuidado especial, pois muitas espécies podem não suportar essa condição climática. A dica é sempre buscar por espécies mais rústicas e plantá-las em vasos maiores.

Uma espécie muito indicada é a Pitosporo, que é bem rústica e tem um crescimento lento, se adaptando bem em climas amenos e com boa tolerância ao frio.

– Plantas para varanda com maior incidência de sol à tarde – Neste caso, as mais indicadas são aquelas de sol pleno, pois esse é o período em que a radiação solar é mais intensa e essas espécies são geralmente mais rústicas.

Uma boa opção é a Strelitzia – conhecida como aves do paraíso- que possui lindas flores coloridas e necessita de muita luz solar para conseguir se desenvolver bem. Outras ideias são:

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

– Plantas para varanda com maior incidência de sol pela manhã – Até às 10h00, o sol que incide sobre as plantas é mais ameno e por isso uma boa ideia são as plantas que se adaptam à meia sombra, como o Antúrio. Essa espécie é bem fácil de cultivar, necessita de pouco cuidado e é super bonita.

– Plantas para varandas fechadas – Nesse caso, uma boa opção é o cultivo da primavera, que é muito bonita e resistente, sendo capaz de se adaptar a ambientes todo envidraçados, por exemplo.

Como plantar uma horta em apartamento

Quem cozinha sabe que, um dos principais segredos dos sabores presentes nos pratos, são os ingredientes frescos. Além de colorir o prato, eles trazem mais saúde as nossas refeições. Confira o que pode ter em uma mini horta em apartamento o que plantar:

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Alecrim – ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo. O solo deve ser regado com frequência. O alecrim pode ser usado em diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.

Orégano – A planta necessita de, pelo menos, 4 horas de luz solar direta. O solo não deve ficar nem muito seco, nem muito úmido. As folhas podem ser colhidas após a planta atingir cerca de 20 cm de altura. Pode ser usado em molhos, assados e pizzas.

Manjericão – Esta planta super perfumada precisa ser cultivada em locais com pelo menos 3 horas de luz solar direta diárias, necessita de bastante água. Use o manjericão em carnes brancas (frango, perú), omeletes, molhos para massas e carnes.

Salsa – Deve ser mantida em locais com sombra parcial. O solo deve ser mantido úmido mas nunca encharcado. A salsa é geralmente usada em omeletes, sopas, saladas, assados de carne e suflês.

Cebolinha – Para o bom desenvolvimento necessita de luz solar direta por ao menos algumas horas diárias. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade.

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Confira essas plantas em vários ambientes de um apartamento e inspire-se para decorar o seu!

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço   Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço  Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaçoPlantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço    Plantas para apartamento: escolha a ideal para o seu espaço

 

 

Artigos relacionados

26 / 10
Cortinas para quarto

Cortinas para quarto: como acertar na escolha

  A escolha correta de cortinas para quarto propicia privacidade, aconchego e conforto. Além de decorar, oferece uma claridade acolhedora, escurece o ambiente para um sono mais saudável, barra a…

Ver matéria completa
24 / 02

7 dicas para escolher o melhor tipo de piso

Esse é o momento de procurar o piso ideal para cada ambiente! Um dos detalhes de extrema importância em seu novo imóvel é a escolha dos pisos. Para cada cômodo…

Ver matéria completa
24 / 02

10 dicas para aumentar espaços em seu apartamento

Está adquirindo um novo imóvel? Essa é para você! Confira essas soluções recomendadas para otimizar espaços menores em sua residência. 1- Diminua o número de ambientes, pois divisões em excesso…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo