fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1912

Cozinha americana: invista nesta ideia

Postado por: Diretor Montante

Cozinha americana: moderna

Para quem gosta de cozinhar, a cozinha é um dos espaços mais importantes da casa. E, normalmente, o sonho de consumo dos chefs, mesmo que amadores, é uma cozinha americana.

Afinal, com a integração dos ambientes, quem está responsável pela preparação das refeições, não está isolado. Mas, quais as vantagens e desvantagens desse modelo de cozinha? Selecionamos algumas dicas que podem ser bastante úteis para quem está pensando em ter uma dessas em casa ou no apartamento. Confira!

Tipos de cozinhas

Antigamente as cozinhas eram amplas e era o local onde se cozinhava e fazia as refeições. Os móveis como geladeira, mesa e armários eram colocados no mesmo lugar, pois havia muito espaço para acomodá-los.

Depois surgiu a sala de jantar e houve uma espécie de separação do lugar de cozinhar e de fazer as refeições. E os móveis também foram separados. As novas construções já consideravam essa divisão e é muito comum até os dias atuais.

Cozinha americana: com mesa rústica   Cozinha americana: atual

O que é cozinha americana

Como o próprio nome diz, a cozinha americana surgiu nos Estados Unidos, mas começou a ser disseminada por todo o mundo como uma alternativa para quem tinha apartamentos pequenos. Hoje, já não importa mais o tamanho da residência, esse modelo é adotado por sua praticidade e beleza.

A cozinha americana é uma cozinha com abertura para a sala de jantar ou de estar, divididas por um balcão ou outro item. Ou seja, os ambientes são integrados.

Com ou sem balcão, a cozinha americana oferece um ar moderno e arrojado para a casa, sem contar a amplitude de espaço já que a integração dos cômodos propicia a sensação de ambientes maiores.

Ainda não tem certeza se a cozinha americana é a melhor opção você? Listamos aqui algumas vantagens e desvantagens para você analisar qual a melhor alternativa para sua residência.

Cozinha americana: bancada branca   Cozinha americana: clean

Cozinha americana: cadeiras transparente

Vantagens da cozinha americana

Modernidade: Sua aparência é naturalmente moderna, em comparação ao modelo tradicional, o que torna as cozinhas americanas boas opções para quem deseja um ar diferente. Mesmo as cozinhas americanas mais rústicas oferecem o diferencial da aparência, então é uma alternativa incrível.

Mais espaço: O espaço de circulação é maior e a sensação predominante é de maior liberdade, afinal temos paredes a menos para encher o caminho e atrapalhar a visão. Também é muito útil para espaços pequenos já que pode dar a impressão de amplitude pelo fato de não haver divisões.

Integração social: Para quem vai receber os amigos para um almoço, jantar ou reunião é ótimo poder preparar os petiscos e poder dar atenção a eles ao mesmo tempo.

Apoio opcional: O balcão que separa a cozinha da sala pode ser planejado e usado inclusive como um balcão para refeições rápidas.

Cozinha americana: chiquérrima

Desvantagens da cozinha americana

Menos espaço para utensílios: Menos paredes para instalar armários. Portanto, menos espaço para guardar utensílios e outros objetos importantes na sua rotina.

Organização a todo custo: Como a cozinha está integrada com a sala de estar ou sala de jantar, é preciso manter tudo em ordem para não fazer feio. Afinal não dá para esconder a bagunça, como seria o caso de uma cozinha tradicional.

Maior cuidado com a higiene: Já que o ambiente é integrado é preciso levar em consideração que o cheiro, a fumaça e gordura do preparo das refeições podem acabar indo para outros cômodos, afetando a limpeza. Claro, isso pode ser resolvido com uma coifa sobre o fogão, mas não se esqueça de manter a limpeza em dia.

Cozinha americana: chique  Cozinha americana: compacta

Como fazer uma cozinha americana

Se você gostou da ideia de ter uma cozinha americana, agora é preciso analisar a estrutura da sua residência e, para isso, é sempre bom ter a ajuda de um profissional.

Casas feitas com a técnica de alvenaria, por exemplo, não permitem abertura nas paredes.

Outra questão a ser avaliada é que, muitas vezes, casas mais antigas são construídas em etapas, sendo mais difícil saber onde estão as vigas e os pilares responsáveis por toda a sustentação das paredes. Tome muito cuidado.

Caso tenha uma casa mais nova, é bom dar uma olhada no manual do proprietário, onde estará descrito se é possível fazer a abertura da cozinha ou não.

Cozinha americana: jovem

Se a resposta for positiva e sua vontade é ter uma bancada, deve pensar em seu estilo e tamanho, dependendo de quantas pessoas vão ser acomodadas ali. E lembre-se de que o balcão pode ser aproveitado também pelas suas visitas.

No caso de apartamento, é preciso consultar o condomínio para saber se é possível tirar as paredes.

Com relação ao piso, é recomendado utilizar o mesmo na cozinha e nos ambientes que se interligam a ela para dar uma sensação de continuidade. Afinal, tudo virou um cômodo só. Uma ótima opção é o piso vinílico, que fica lindo e prático nos dois ambientes.

Outra sugestão bacana é o porcelanato claro, pois é fácil de limpar e melhora a sensação de amplitude.

Cozinha americana: criativa

Para as paredes, essa regra não precisa ser seguida. Pastilhas e azulejos continuam sendo ótimas opções para a cozinha.

Quanto à iluminação, é bom que o balcão da cozinha americana conte com luz própria. Luminárias pendentes são perfeitas para isso. Assim, fica mais agradável e mais fácil de se realizar algumas atividades como, por exemplo, preparar as refeições

Para evitar que o cheiro da comida chegue aos outros cômodos da casa, é fundamental que você planeje uma coifa potente em cima do fogão.

Cozinha americana: prática   Cozinha americana: simples

Como decorar uma cozinha americana

A decoração de cozinha americana exige um pouco mais de jogo de cintura. Afinal estamos falando em ambientes integrados e isso merece uma atenção especial.

Outra coisa importante é pensar na funcionalidade! Cozinha americana é sinônimo de praticidade, por isso é essencial que os itens mais utilizados no seu dia a dia e na hora de preparar as refeições estejam sempre à mão.

Móveis vistosos e confortáveis também fazem parte dessa missão. Vale escolher móveis de múltiplas funções.

Design também é uma característica bem interessante, desde que também proporcione conforto, e os melhores móveis para colocar isso em prática são os assentos.

Cozinha americana: linda

Pense na alternativa do envelopamento de geladeira para dar uma cara nova aos seus eletrodomésticos. Há várias opções lindas!

Outro ponto a ser pensado nesse quesito é a praticidade, portanto invista em materiais de limpeza mais prática como madeira, acrílico e tecidos impermeáveis.

Se a cozinha americana fica basicamente exposta aos olhos de todos, é preciso ter uma atenção especial com os utensílios de cozinha, uma vez que parte deles pode servir como decoração para o cômodo.

Nesse caso leve em consideração o estilo do ambiente e também a estética elegante do que ficar exposto. Pense neles como detalhes especiais capazes de dar um toque no resultado final.

Cozinha americana: colorida

Quer contar com mais armários na sua cozinha? Uma boa recomendação é adotar armário de cozinha americana que não precisa ficar fixo nos ambientes, como a prateleira de rodinhas, que pode transitar entre o espaço da cozinha e da sala.

E última dica: não tenha uma cozinha americana em estilo muito diferente da sala de estar ou de jantar. Mantenha alguns elementos que estejam interligados no contexto, cor, no material ou na aparência.

Gostou de nossas sugestões? Quer uma cozinha americana pra chamar de sua? Então, mãos à obra!

Veja mais fotos!

Cozinha americana: piso de madeira    Cozinha americana: branco total

Cozinha americana: roda banca linda

Cozinha americana: inox

Cozinha americana: espaçosa

Cozinha americana: integração total

Cozinha americana: romântica

Artigos relacionados

09 / 05
Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Difícil encontrar quem não gosta da Vila Ema. O charmoso bairro, localizado na região central de São José dos Campos, é famoso por sua vida noturna e por oferecer excelentes…

Ver matéria completa
10 / 04
Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Boiserie: quer um ar francês na sua decoração?

Está procurando inspiração para decorar sua casa ou apartamento? Já ouviu falar em boiserie? Pelo nome pode ser que você não o reconheça. Mas, com certeza, já deve ter visto.…

Ver matéria completa
01 / 08
Apartamento sjc: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Apartamento SJC: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Difícil encontrar quem não tenha o sonho de ter uma casa ou apartamento para chamar de seu. Ter um apartamento SJC na Vila Ema, então, é o desejo de consumo…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo