fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2009

Piso vinílico: conheça 10 vantagens para investir no material

Postado por: Diretor Montante

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Para quem está pensando em construir ou reformar, casa ou apartamento, mas está em dúvida sobre qual piso escolher, uma boa opção é o piso vinílico. É moderno, ecológico e tem aparência macia, porém é resistente ao atrito e pode ser limpo facilmente.

Mas, escolher o piso adequado requer conhecimento sobre os seus pontos positivos e negativos. Confira aqui o que você precisa saber sobre os pisos de vinílico.

O que é piso vinílico

Práticos, confortáveis e sustentáveis, os pisos vinílicos caíram no gosto dos brasileiros nos últimos anos. O revestimento é moderno e permite incontáveis combinações de cores e texturas, podendo ser usado em ambientes de qualquer estilo.

O piso vinílico é anti mofo, bolor, umidade e pode molhar e lavar depois de instalado, podendo ser limpado facilmente. Apresentam também um bom acabamento quando bem instalados e trata-se de um piso ecologicamente correto, pois sua composição é majoritariamente de PVC, um material reciclável que também lhe confere o nome de “piso de PVC”.

Outra característica que faz o piso vinílico ser o queridinho dos arquitetos e designers é sua capacidade de customização. É um piso que permite recortes, então é possível formar desenhos com diferentes cores de piso.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Além de dispensar o uso de juntas entre os ambientes, o que confere um aspecto de unidade entre os espaços.

É comum ver os pisos vinílicos, assim como o tecido na parede, serem usados em diversos projetos de interiores, ou em exposições como a Casa Cor. Onde são apresentadas as novidades do setor de decoração.

Os pisos vinílicos também são muito utilizados em espaços comerciais, principalmente em hospitais, justamente pelo fato de não ter juntas de dilatação e ser uma opção mais higiênica e fácil de limpar.

Mas, também é usado em escritórios, escolas e outros locais de grande circulação, pois é um piso resistente e confortável.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material   Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Como escolher o piso vinílico

O mercado de construções oferece vários modelos e marcas de piso de vinil, entre elas estão as marcas Tarkett, Fademac, Scandian, Eucafloor, Beulieu e Vulcapiso. Os pisos vinílicos além de serem bonitos, proporcionam baixo custo para a sua mão de obra.

Ao escolher o piso vinílico para a sua obra, pesquise em diferentes lojas de construção, não somente nos sites, mas em lojas da sua cidade, pois o piso vinílico preço m² pode variar muito de uma região para a outra e até mesmo os preços da internet podem ser mais caros do que os preços nas lojas, por isso, pesquise.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material   Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Vantagens do piso vinílico

Ao adotar revestimentos para sua casa, é indicado fazer uma árdua pesquisa. Características como dificuldade de instalação, necessidade de manutenção, estética, conforto e durabilidade devem ser levadas em conta ao preferir entre diferentes tipos de pisos.

Por exemplo, o Crema marfil é um revestimento lindo e perfeito para bancadas e pias e até mesmo pisos, mas não é barato.

Conheça dez grandes vantagens de instalar o piso vinílico em sua casa ou apartamento:

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

1 – Sustentável

2 – Fácil de limpar. Sua matéria-prima faz com que o produto seja higiênico, antialérgico e resistente à água, descomplicando na hora da faxina e permitindo piso vinílico para cozinha e banheiros.

3 – O conforto térmico é um fator importante dos pisos de vinil. O material não aquece no calor e são mais aconchegantes no inverno do que os pisos frios.

4 – Os revestimentos também não exigem manutenção pesada e são fáceis de instalar. Sua montagem é rápida e não faz sujeira, podendo ser feita por cima de outros pisos, como porcelanato ou cerâmica.

5 – A beleza dos vinílicos é um caso à parte. Geralmente imitando a textura da madeira, pedra ou mármore, o produto combina com diversos tipos de decoração, desde o estilo tropical, rústico, shabby chic, romântico e até provençal.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

6 – Some à lista de vantagens o isolamento acústico. Quem mora ou trabalha em prédios sabe que um dos maiores problemas são os ruídos causados na laje.

Ao pisar sobre o piso vinílico é possível verificar que os níveis de ruído são extremamente baixos, é um piso macio, que evita aquele “toc toc” de sapatos e absorve também o barulho dos objetos quando caem no chão.

7 – Alta durabilidade

8 – Maciez

9 – Não empenar ou dilatar

10 – Perfeito para revestir salas, quartos, cozinhas, banheiros e escritórios.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material   Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Como limpar piso vinílico

A praticidade conta muitos pontos na hora de eleger a base ideal para cada espaço. Para manter o seu produto sempre bonito, é preciso somente alguns cuidados básicos:

Não instalar a base de vinil em áreas externas. O sol costuma desbotar o material, fazendo com que ele perca sua beleza, assim como faz com madeira, tecidos e outras matérias-primas.

O piso vinílico é lavável e sua higienização é semelhante à limpeza feita em azulejos. Só tome cuidado para não deixar o chão submerso em água.

Para fazer a limpeza, recomenda-se o uso de solução de água e detergente neutro. A matéria-prima pode ser esfregada com vassoura ou mop, em caso de necessidade.

A primeira higienização deve ser feita após a secagem do adesivo, garantindo que o piso esteja firme e instalado corretamente.

Evite usar saponáceos, solventes, produtos químicos abrasivos e palha de aço ao limpar seu produto.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Conheça os tipos de piso vinílico

Existem vários tipos de piso vinílico, e isso faz surgir uma certa confusão sobre as características desse material, já que de um tipo para outro os resultados são bem diferentes.

De forma geral, todos os pisos vinílicos têm textura e temperatura agradáveis, pois têm o mesmo material como base, e tem muitas opções de cores e desenhos sendo, portanto, um piso versátil e que sempre tem uma opção que se encaixa com o ambiente.

Entenda as diferenças entre os vários tipos de piso vinílico, para escolher o melhor para cada situação:

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Piso vinílico em manta

O tipo original de piso vinílico, e também o mais simples e mais barato. Pode ser instalado até sobre pisos existentes, caso o piso de baixo esteja bem liso, sem irregularidades. A desvantagem do piso vinílico em manta é que sua textura é bem macia, o que o deixa pouco resistente a furos e cortes feitos por pés de móveis ou até saltos de sapatos muito finos.

Mas pode ser uma boa opção para quartos infantis ou brinquedotecas, onde é interessante que o piso não seja tão rígido. Seu acabamento é liso, mesmo quando existem desenhos imitando outros materiais, como madeira por exemplo.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material   Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Piso vinílico em placas

Versão rígida e fina do piso vinílico, ainda bem econômica e de fácil manutenção, que resolve a questão da maciez e pouca resistência a furos, mas mantém o acabamento liso e simples, sem texturas.

Por ser rígido, pode ser levemente quebradiço, se for instalado em locais com algum tipo de buraco ou imperfeição no piso, ou se sofrer algum tipo de choque muito forte de algum objeto.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Piso vinílico em réguas flexíveis coladas

O piso vinílico em réguas é flexível, sendo totalmente resistente a choques, sem ser tão macio como a manta, e por isso imune a furos. É a solução para as vulnerabilidades dos tipos anteriores, além de ter um acabamento melhor, com texturas ao invés de apenas desenhos.

E mesmo assim não é um material muito caro, especialmente quando comparado a outros pisos como o de madeira natural, por exemplo, e quando considerada sua resistência, durabilidade, facilidade de manutenção e ótimo aspecto.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

Piso vinílico em réguas flexíveis encaixadas

O piso vinílico “Click” ou “clicado” é uma versão muito parecida com a de placas rígidas coladas, com a diferença de ser instalado sem cola, apenas com um sistema de encaixe entre as peças.

Isso confere ao piso, além da resistência e da textura agradável, maior versatilidade e melhor acabamento, já que ele pode ser reutilizado eventualmente em outro local, tem instalação muito rápida, que dispensa secagem, e não corre o risco de descolar do piso caso exista alguma imperfeição ou movimentação.

O preço é maior do que o da versão colada no chão, mas ainda assim é menor do que muitos outros materiais.

Com diversas vantagens, o piso vinílico é bonito, prático e permite uma reforma limpa. Assim, é fácil entender porque os pisos vinílicos são os novos queridinhos de arquitetos, designers de interiores e pessoas apaixonadas por decoração.

Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material    Piso vinílico: conheça x vantagens para investir no material

 

Artigos relacionados

09 / 08

05 Dicas para Playgrounds em Condomínio

Um dos itens de lazer mais procurados na hora de comprar um imóvel por famílias com crianças é o playground. Ele é uma das áreas comuns mais utilizadas, afinal é…

Ver matéria completa
26 / 10
Cortinas para quarto

Cortinas para quarto: como acertar na escolha

  A escolha correta de cortinas para quarto propicia privacidade, aconchego e conforto. Além de decorar, oferece uma claridade acolhedora, escurece o ambiente para um sono mais saudável, barra a…

Ver matéria completa
27 / 06
Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Tecido na parede: 14 ideias para valorizar um ambiente

Quer mudar o visual de sua casa sem quebradeira e sem poeira? Coloque tecido na parede. Sim, colocar um tecido na parede é a solução mais fácil e barata para…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo