Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1508

Crema marfil: 10 maneiras de usar esse revestimento de luxo

Postado por: Diretor Montante

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

O mármore crema marfil é um dos revestimentos mais bonitos e elegantes do mercado, porém um dos mais caros também. Comum em banheiros, cozinhas, acabamentos e revestimentos, esse material é um clássico.

A textura e brilho do crema marfil são capazes de dar um toque de elegância a qualquer espaço, interno ou externo. Conheça as vantagens e desvantagens deste material.

Vantagens e desvantagens do crema marfil

Para quem não sabe, o mármore crema marfil é uma pedra que tem origem espanhola e a sua cor principal é o bege. É uma pedra que vem da rocha metamórfica e que fica exposta a altos níveis de temperatura e pressão.

Em sua composição podemos encontrar carbonato de cálcio e outros minerais que são responsáveis por dar tonalidade a pedra.

Ao se deparar com um piso em mármore bege, você pode se perguntar: é crema marfil ou travertino?

Pois bem, a cor bege do mármore crema marfil é parecida com a do mármore travertino, mas o que diferencia as duas peças é que o primeira possui uma textura mais lisa e homogênea, enquanto que o Travertino Romano, pedra de origem italiana, é marcado por veios longilíneos. O resultado é um mármore bege com veios, geralmente, em um só sentido.

O mármore crema marfil exige cuidados específicos na hora da limpeza. Como outros tipos de mármore, a pedra tem suas porosidades, e pode absorver um pouco de líquido, causando no mármore crema marfil mancha.

Para evitar que as manchas apareçam, a dica é não deixar água parada por muito tempo sobre a bancada ou piso, e no caso de cair qualquer coisa de tom mais vibrante, basta limpar na sequência e isso vai garantir que sua pedra crema marfil fique sempre linda.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Outra solução para evitar problemas com manchas é apostar em uma camada de resina protetora sobre a pedra, o que a deixa menos porosa e absorvente.

A limpeza deve ser mais frequente e com produtos apropriados à base de ácido muriático. Limpadores que incluem amônia, vinagre, álcool devem ser evitados nesse mármore.

Já a resistência do mármore crema marfil, mesmo sendo um mineral nobre, é bem menor do que o granito e o porcelanato. Um ponto negativo principalmente para ambientes em que o fluxo de passagem das pessoas é intenso.

Mas se você está em dúvida se coloca o moderno porcelanato líquido 3D ou o clássico mármore Crema Marfil no apartamento pronto para morar, que acabou de comprar, veja a seguir como utilizar essa pedra elegante e sofisticada.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Maneiras de usar o crema marfil

1 – No piso

Por ser um material caro, a escolha de ter o piso da casa em mármore crema marfil exige um alto investimento.

No entanto, por ser um piso frio, casas em regiões de clima tropical podem ser muito beneficiadas com piso porcelanato crema marfil, pois a sensação de calor diminui.

Quando a instalação do mármore crema marfil é bem-feita, a junção de uma placa na outra é praticamente imperceptível. Esteticamente esse é um grande ponto positivo do piso de mármore.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

2 – Áreas internas e externas

O mármore crema marfil pode ser aplicado em qualquer ambiente, seja ele interno ou externo, pois apresenta um alto nível de durabilidade e resistência.

O acabamento é feito de acordo com o ambiente. Por exemplo, em áreas internas como pisos, escadas e lareiras, o aspecto polido dá um toque especial: o aspecto liso e brilhoso proporciona beleza e requinte. Mas se a sua decoração for mais rústica e desejar um aspecto opaco, opte pelo acabamento levigado, seja para ambientes internos ou externos.

Nas áreas externas, o acabamento pode ser jateado ou flameado (antiderrapante). O apicoado também é uma boa opção para ambientes externos, mas vale para revestimentos de lareiras, lavabos e paredes com luz direcionada. Os acabamentos cristalizados e resinados oferecem polimento e brilho superior, tornando o espaço ainda mais luxuoso.

3 – Em paredes

O pode ser usado em paredes, como detalhes na decoração de banheiros ou cozinhas.

As paredes também merecem um toque especial com crema marfil mármore, ou seja, é possível encontrar bloquinhos de mármore crema marfil e colocar em uma parte da parede de uma sala.

Quando utilizado em fina camada nas paredes e recebe iluminação indireta, cria-se um efeito cênico digno de uma obra de arte.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

4 – No lavabo

O seu lavabo ficará um luxo com esse revestimento. Elegante e discreto!

Se preferir, pode revestir todo o lavabo com a pedra natural – desde bancadas, piso e até mesmo em parte da parede. E apesar de usar a pedra por todo o ambiente, o resultado não deverá ficar pesado, já que a pedra tem tonalidade suave.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

5 – Tampos de balcão

6 – Banheiro

O banheiro também pode e merece receber esse mármore, com belas bancadas de todos os modelos e tamanhos, isto sem falar das cubas e pia em mármore crema marfil que ficam muito lindas.

Além da bancada, pense em uma pia esculpida em crema marfil. Isso vai valorizar ainda mais a bancada e deixará o banheiro mais moderno.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo   Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

7 – Lareiras residenciais

Na sala, o revestimento da lareiras e painéis com o mármore crema marfil deixa o ambiente muito charmoso e com estética imponente.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

8 – Pedras de mesas

É interessante também a ideia de usar mesas inteiramente de mármore, tanto as de jantar quanto as de centro e criados-mudos. As possibilidades são muitas, pois as peças podem ser redondas ou quadradas, grandes ou pequenas, e ainda ter o tampo em qualquer tipo de mármore.

9 – Revestimentos de escadas

Com o mármore crema marfil também é possível fazer uma bela escada, o que pode dar um toque especial de cor marfim em contraste com uma parede de cor branca, por exemplo.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

10 – Em obras de arte

O mármore chegou também para os itens de decoração. Seguindo um padrão estético mais minimalista, ele pode trazer toda a expressividade e singularidade da pedra de mármore em detalhes e pequenos objetos que complementam o ambiente.

Os mais encontrados são luminárias, bandejas, prateleiras, quadros e vasos para plantas. Mas o material também marca presença em relógios, caixinhas, pratos decorativos e em muitas outras opções.

Como podemos ver, a pedra de mármore crema marfil é resistente e pode ser utilizada em diversos ambientes, desde banheiros até mesmo no chão da borda da piscina.

Porém é preciso cuidado ao combinar esse tipo de pedra com os outros objetos do ambiente, pois como se trata de um tom bege, é preciso ter harmonia com as outras cores.

Combine cores de mármore e texturas

Se a vontade for tornar o ambiente ainda mais estiloso, aposte, por exemplo, em cores de mármore claras, como o mármore carrara ou mármore crema marfil, com pedras mais chamativas — mármore calacata e o marrom imperial.

No entanto, procure harmonizar a paleta de cores de mármore, evitando o uso de tons e texturas conflitantes. Do contrário, o visual do ambiente poderá ficar “over”.

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Curtiu nossas dicas? Já se decidiu sobre o revestimento que usará em seu novo apartamento? Depois nos mostre em qual ambiente você colocou o mármore crema marfil, ok?

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo   

Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo  Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Artigos relacionados

07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
24 / 02

Os Tons de 2015

Saiba quais foram as escolhidas das três principais marcas nacionais de tintas. Anualmente, o setor das indústrias de tintas elegem as cores que serão destaque na decoração. Saiba quais foram…

Ver matéria completa
05 / 11
COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS PASSO A PASSO

Como cuidar de orquídeas passo a passo

A orquídea é uma flor muito admirada pela sua beleza e também é uma ótima opção para complementar a decoração de um ambiente. Como cuidar de orquídeas requer pouca manutenção,…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo