Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1306

Porcelanato líquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Postado por: Diretor Montante

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Um dos pisos mais desejados nos últimos tempos é o porcelanato líquido 3D, principalmente, porque oferece várias opções de acabamentos e efeitos. O piso ganhou o nome de porcelanato líquido pois é espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar, assim como o granito branco.

O porcelanato 3d líquido pode ser em cores sólidas, como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde etc. Ou transparente, o que permite a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima qualidade, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.

O que é o Porcelanato Líquido 3D

O Porcelanato Líquido é um dos queridinhos do momento de arquitetos e decoradores, assim como a Cortina de Vidro. Ambos conferem transparência, leveza e modernidade aos ambientes residenciais ou comerciais.

Apesar do nome popular Porcelanato Líquido, esse piso não tem nada de porcelanato, já que o porcelanato é um piso cerâmico. Mas é chamado de porcelanato líquido, porque lembra um piso de porcelanato de alto brilho e porque o porcelanato possui juntas mínimas de dilatação, então a percepção visual é a de um piso único.

O piso porcelanato liquido 3d também consegue um alto brilho, só que não possui juntas, é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano.

O termo correto para chamar esse piso seria piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante.

Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira sem divisões, este é chamado de monolítico, os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microrganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.

Piso Autonivelante: O próprio nome já diz o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto mesmo que o piso tenha pequenos desníveis, por isso permite a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra etc.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Como aplicar Porcelanato Líquido 3D

O porcelanato líquido é uma resina autonivelante de epóxi, ou seja, ele se nivela sozinho quando colocado sobre outro piso, e é utilizado um rodo para facilitar a aplicação do produto. A resina epóxi é encontrada em diversas cores, inclusive transparente que possibilita a combinação com outros materiais, por exemplo, adesivo 3d para porcelanato liquido, pedras, glitter etc.

A resina epóxi vem dividida em 3 produtos: o primeiro deles é a resina propriamente dita, o segundo é um componente endurecedor e o terceiro é uma carga autonivelante, esses produtos tem que ser misturados antes de aplicar, por isso é importante saber como aplicar porcelanato liquido.

Existe também o piso de porcelanato líquido de resina de poliuretano, que tem uma aplicação diferente, pois o piso deve estar totalmente nivelado. Pode ser usado nas áreas internas ou externa s e sobre outros pisos. Só que neste caso a aplicação é feita com rolo, como se o piso estivesse sendo pintado. Tem menos opções de cores, só branco, bege e cinza, e não existe a opção transparente.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Acabamentos do piso de Porcelanato Líquido 3D

Algumas pessoas aplicam com adesivos em 3D com a técnica trompe l’oeil, que é uma técnica artística com truques de perspectiva, fazendo com que o ambiente pareça ter continuidade. Essa técnica artística era usada desde o período grego, ficou famosa no período barroco e agora está ressurgindo.

Com os pisos de porcelanato líquido, ou pisos resinados é possível recriar essa técnica em qualquer ambiente da casa.

A resina transparente também permite a aplicação sobre outros objetos como moedas, granulados de pedras, é possível adicionar glitter e fazer um piso escandalosamente fashion também.

Os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos. Enfim, é um piso que permite inúmeras possibilidades de acabamentos, mas é preciso saber como aplicar porcelanato líquido 3D para evitar erros.

Confira mais fotos porcelanato líquido 3D no final deste post.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Como fazer Porcelanato Líquido 3D

Antes de fazer o piso de porcelanato líquido é necessário preparar o local, limpar, eliminar partículas de poeira e impermeabilizar o chão que irá receber a resina.

A espessura da resina pode variar entre 1 mm até 5 mm, tudo vai depender da base sobre a qual a resina será aplicada, se a base for lisa, com alinhamento uniforme, a espessura da resina pode ser de 1 mm. Já se a aplicação for feita sobre outro piso com desníveis maiores a espessura pode ser maior e isso demanda mais produto.

Mas, para aprender como fazer porcelanato líquido 3D há várias opções de curso porcelanato líquido 3D online e presencial, assim, você pode aplicar o produto na sua casa e economizar na mão de obra ou então, se tornar um aplicador profissional de porcelanato líquido.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Cuidados em relação ao Porcelanato Líquido

Alguns fornecedores vendem e aplicam outros tipos de piso como se fossem porcelanato líquido, como o poliéster por exemplo, que tem aparência similar, porém resistência e durabilidade menores.

Por isso, tome cuidado na hora da contratação, procure saber qual o material utilizado e quais suas características especificas, já que existem vários pisos monolíticos no mercado atualmente.

Além disso, escolha o material correto para cada situação. Em locais com muito movimento, como indústrias, por exemplo, é melhor usar o poliuretano do que o epóxi, que risca um pouco mais. Quanto mais brilhoso for o acabamento, mais evidentes ficarão os riscos.

Outro cuidado importante é o tempo de espera para a secagem total do porcelanato líquido após sua aplicação, o que pode durar cerca de uma semana. Se esse prazo não for respeitado, o piso pode ser danificado. O local de aplicação deve inclusive ser mantido todo fechado, para impedir que insetos entrem no ambiente e grudem no piso.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Vantagens e desvantagens do Porcelanato Líquido

Como todos os produtos o Porcelanato Líquido tem vantagens e desvantagens. Primeiramente vamos ver as desvantagens:

– Não permite utilizar produtos abrasivos e produtos químicos fortes na limpeza;

– Precisa de um cuidado maior na aplicação, protegendo toda a área onde será aplicado, evitando poeira, e transitar enquanto está secando;

– A aplicação deve ser feita por um profissional habilitado, acompanhado de todas as ferramentas e acessórios exigidos no tempo de aplicação. Caso uma pessoa que não seja habilitada aplique, pode rachar. Por isso, procure quem entende do assunto.

– É necessário fazer uma análise de resistência do piso antigo, caso queira assentar por cima do mesmo.

– Os materiais (de qualidade) são encontrados sem muita dificuldade, mas não estão disponíveis em qualquer grande loja de material de construção.

O Porcelanato Líquido também tem muitas vantagens e benefícios:

– Pode ser utilizado em ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia, pela facilidade de limpeza e higienização;

– Como é um piso de camada única (monolítico), uma das vantagens do porcelanato líquido é evitar que micro-organismos se proliferem facilmente, por não ter juntas que acumulariam sujeira;

– Ele pode ser aplicado em cima de diferentes superfícies, como reboco, contrapiso, granito, azulejo, assoalho de madeira, mármore, metal, cerâmica, entre outros, sendo necessária a análise do local;

– Possui uma variedade de cores e efeitos, podendo combinar com os ambientes do imóvel, personalizando de acordo com o gosto de cada um;

– O Epóxi usado na preparação impermeabiliza o chão, evitando que agentes contaminantes e líquidos se infiltrem, e precisa de apenas uma ou duas demãos para sua fixação na superfície;

– Não há absorção de substâncias como óleos, gorduras, bebidas, materiais de limpeza ou produtos que possam gerar manchas no piso;

– Boa durabilidade e resistência, podendo variar conforme a resina escolhida;

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

– Aguenta impactos, movimentação de carga e contato com itens de maior peso também conforme o tipo de resina empregado;

– A aplicação em grandes ou pequenas áreas é simples e fácil;

– A secagem, ou cura, em geral é rápida, conforme o agente endurecedor usado. Isso ajuda a economizar tempo, o que é bom para locais que não podem ficar muito tempo parados, fechados ou sem uso;

– Caso surjam problemas na superfície, ele pode ser reparado facilmente e de forma rápida;

– A manutenção geralmente tem custo baixo;

– A opção brilhosa dispensa a aplicação de materiais como cera e outros produtos químicos usados para dar mais brilho ao chão;

– As resinas de uretano e poliuretano aguentam bem as mudanças de temperatura, evitando melhor o aparecimento de trincas e rachaduras precoces.

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Aplicadores de Porcelanato Líquido

Se estiver procurando uma empresa especializada na aplicação de porcelanato líquido, procure preferencialmente por profissionais que tenham trabalhos a mostrar. Muitos erros podem acontecer caso a resina ou o piso a ser coberto não sejam preparados adequadamente, ou se a aplicação não for feita de modo correto.

Por ser um material que começou a fazer muito sucesso, muitos começaram a aplicá-lo sem os devidos conhecimentos.

Veja mais imagens Porcelanato Líquido 3D e inspire-se!

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa   Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Artigos relacionados

24 / 02

Como evitar acidentes com eletricidade

Saiba como conservar as instalações elétricas e evitar acidentes. Pode parecer banal, mas saber lidar com aparelhos elétricos e tomadas em casa pode evitar acidentes e conservar as instalações elétricas.…

Ver matéria completa
12 / 12
Construtora SJC: venha morar bem!

Construtora SJC: venha morar bem!

Você já pensou sobre a importância da construção civil na infraestrutura urbana? De que forma uma construtora SJC ajuda a cidade a crescer? Cada novo empreendimento imobiliário lançado no mercado,…

Ver matéria completa
24 / 02

Inovação Construção Civil

Uso da tecnologia pode aumentar a produtividade em canteiros de obra No Brasil, a abertura do mercado no início dos anos 90 contribuiu para a evolução do setor da construção…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo