Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2504

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Postado por: Diretor Montante

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Muitos moradores que adquirem um apartamento moderno com varanda estendida – popularmente chamada de varanda gourmet – optam pelo fechamento desde espaço com lâminas de vidro. A cortina de vidro, como é mais conhecida, garante um pouco mais de privacidade e reduz o barulho e a sujeira no imóvel.

A cortina de vidro para varanda ou janela panorâmica oferece um ambiente seguro sem interferir naquela vista que todo mundo deseja. Já imaginou como ficará linda a sua varanda revestida de granito branco e com cortina vidro? Além de valorizar o ambiente externo, as cortinas de vidro permitem agradáveis reuniões de amigos ou almoço de família, mesmo com chuva ou frio. Basta fechá-las!

Ao adquirir um apartamento na planta com varanda gourmet, o proprietário já fica imaginando como o espaço ficará com a janela cortina de vidro. Esta proteção, muitas vezes, é o único item que falta para que a família curta a sacada como um espaço de convivência completo.

Por ser um investimento considerável, outro benefício agregado à cortina de vidro na varanda é a própria valorização do imóvel, seja na hora de alugar ou na hora de vender.

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Como instalar cortina de vidro

Primeiramente, é preciso verificar se o condomínio permite o fechamento das varandas em seu regulamento – por questões estéticas e estruturais. O proprietário pode ser multado caso decida realizar essa obra mesmo sem a autorização da administradora e do grupo de moradores.

Caso o condomínio permita a cortina de vidro para fechamento de varandas, verificar qual é o tipo e a cor do material autorizado para este fim. Essa padronização ajuda a evitar que a fachada do prédio apresente unidades com características diferentes, prejudicando o aspecto visual do condomínio.

Procure saber se é necessária a aprovação da prefeitura da cidade para o fechamento com a cortina de vidro na fachada. Enfim, antes de envidraçar a sacada, é preciso conferir se a obra é permitida.

Isto feito, o próximo passo é procurar uma empresa especializada, que desenvolva projetos de varanda com cortina de vidro e que encontrem a melhor solução para o ambiente. A escolha da empresa para fazer a instalação deve ser meticulosa — além do preço, deve-se considerar a reputação, tradição e a disponibilidade de arquitetos e engenheiros para emitir os documentos necessários para regularizar a alteração da unidade, assim como atender a todos os requisitos técnicos para ter uma instalação segura e duradoura.

Quando a instalação da janela com cortina de vidro é feita por uma empresa especializada, o proprietário do imóvel terá a garantia e segurança do produto, além da manutenção necessária quando precisar.

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Como montar cortina de vidro

Este tipo de envidraçamento é instalado com perfis de alumínio, o que permite que o vidro deslize com facilidade. Os perfis geralmente recebem uma pintura eletroestática na cor branca. O envidraçamento da sacada deve ser realizado rigorosamente de acordo com todas as normas técnicas, já que, a cortina de vidro aumenta a superfície em contato com ventos.

Basicamente, existem dois tipos de vidros que podem ser usados na cortina para sacada de vidro: o laminado e o temperado. Vejamos as principais diferenças entre eles:

  • Vidro laminado – Usado em para-brisas da maioria dos veículos, ele é fabricado com duas ou mais placas de vidro fixados por uma película intermediária. Ao quebrar, os pedaços ficam presos nesta película. A sua resistência a ventos e a pressão é menor do que a do vidro temperado, portanto, deve-se atentar às normas e critérios de acordo com a região do país, assim como a altura da unidade.
  • Vidro temperado – O vidro temperado tem se mostrado o mais adequado para edificações em regiões com ventos fortes, além de poder ser protegido por uma camada de película de segurança incolor. Seu processo de fabricação envolve um choque de temperaturas que aumenta a sua resistência, chegando a ser até seis vezes mais resistente do que um vidro laminado.

Para fazer a escolha certa, peça a avaliação da empresa que fará a instalação, assim como as películas de proteção fornecidas.

As cortinas de vidro precisam estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em vigor desde 16 de fevereiro de 2016. Para a aprovação da NBR 16259, foram realizados estudos de avaliação do produto, como resistência à pressão do vento, corrosão das partes metálicas e outros. A NBR 16259 oferece ao consumidor parâmetros de exigência quanto à qualidade e à segurança.

Como limpar cortina de vidro

Apesar de ser um produto super seguro e fácil de limpar, é necessário tomar alguns cuidados com as cortinas para sacada de vidro para que a durabilidade do produto seja maior. O mais aconselhável é que você limpe suas cortinas de vidro com flanela limpa umedecida e em últimos casos um sabão neutro.

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Dúvidas na hora de comprar?

São várias marcas de cortina vidro com diferentes especificações. Além das cortinas também há outros recursos que podem ser utilizados, principalmente em sacadas, como as cortinas de água em vidro. Aqui estão algumas informações adicionais para que o consumidor possa entender melhor:

– As cortinas de vidro reiki utilizam uma tecnologia exclusiva, um moderno sistema de vedação, roldanas com eixos fabricados em liga especial e rolamentos blindados com maior resistência mecânica e anticorrosivo permitindo que os vidros deslizem suavemente até as extremidades onde, são girados perpendicularmente ao final para ocupar menos espaço e possibilitar a abertura total do ambiente.

– Apesar do sistema retrátil, também conhecido como sistema europeu, ser o mais utilizado, também existem outros tipos de cortina de vidro: o sistema stanley e o sistema versatik. De todos, o retrátil é o mais vantajoso.

– Se você for colocar cortina de vidro num ambiente que seja muito usado e quer proteção contra os raios do sol, escolha o vidro de controle solar. Ele filtra os raios solares por meio da radiação, além de proporcionar redução de ruídos e calor.

– A cortina de água em vidro é muito utilizada em varandas, sacadas, jardins de inverno, jardins tropicais, hall de entrada, divisórias e salas. As cortinas de água podem ser embutidas ou fixadas em paredes. As peças são fabricadas com vidro, inox, alumínio, pedra, ou em fibra de vidro. Além de dar um toque especial na decoração, é um excelente umidificador de ar e pode ser utilizada em ambientes externos e internos. Costuma ser mais usada em varandas, sacadas e terraços de apartamentos.

Cortina de vidro: saiba tudo sobre esse assunto

Aproveite as sugestões que oferecemos nesse post, e escolha o melhor modelo de cortina de vidro para seu apartamento ou casa!

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

12 / 11
Imobiliária São José dos Campos: confira as ofertas diretas da construtora

Imobiliária São José dos Campos: confira as ofertas diretas da construtora

Quer comprar um imóvel SJC e está procurando uma imobiliária em São José dos Campos que lhe ajude a encontrar o que tanto deseja? Mas quer achar algo rápido e…

Ver matéria completa
16 / 04
apartamento pronto para morar 4

Apartamento pronto para morar: conheça as vantagens de comprar um

Um dos passos mais importantes na vida das pessoas é a compra de um imóvel. Quando se decide comprar um apartamento, sempre vem a dúvida: vale a pena comprar um…

Ver matéria completa
19 / 10
Imóveis São José dos Campos: por que optar por uma varanda gourmet?

Imóveis São José dos Campos: por que optar por uma varanda gourmet?

                      A tendência no momento nos imóveis de São José dos Campos são as varandas gourmet. E, ao contrário do que muitos pensam,…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo