fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2706

Tecido na parede: 14 ideias para valorizar um ambiente

Postado por: Diretor Montante

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Quer mudar o visual de sua casa sem quebradeira e sem poeira? Coloque tecido na parede. Sim, colocar um tecido na parede é a solução mais fácil e barata para renovar a sua casa ou apartamento.

O tecido para parede preço é mais em conta do que papel de parede, por exemplo. E também mais barato do que a tinta, dependendo do desenho que quer fazer. E, para ter uma parede com tecido, não há necessidade de mão de obra qualificada, e vai precisar apenas de: cola branca, tesoura e estilete. Para te inspirar, selecionamos 14 fotos de ambientes com tecido na parede. Confira!

Como decorar parede com tecido

O tecido para parede, além de muito versátil, por conta da infinidade de tecidos que se pode encontrar por aí, também tem um custo baixo, o que o torna mais viável do que o papel de parede ou da Parede de gesso 3D. Outra vantagem incrível é que sua aplicação é muito mais simples e fácil e você mesmo pode fazer.

Procure tecidos que tenham a altura da parede. Assim, vai ser mais fácil de fazer uma aplicação perfeita. Caso você não encontre e precise de duas alturas, tire as medidas no chão e corte a estampa antes da aplicação, cuidando para que esta não fique “quebrada”.

O tecido de parede pode ser aplicado em uma pequena área do ambiente. Caso você não queira algo tão impactante como uma parede de tecido ou ainda precisa experimentar o efeito, pode optar por pequenas partes da parede com tecido, ou usar o tecido para parede de formas criativas, como por exemplo, quadrinhos de tecido ou tecido para parede em varão atrás da cama ou revestindo portas, por exemplo.

A melhor parte de tudo: Se você enjoar do tecido em parede, pode arrancar tudo com facilidade e sem estragar a parede, como outros tipos de revestimento.

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Qual o melhor tecido para parede

Antes de aprender como aplicar tecido na parede, tenha em mente o seguinte: quanto mais fino o tecido, melhor. Isso porque tecidos pesados podem descolar. Outro aspecto de como colocar tecido em parede é em relação à transparência do tecido, pois, se ele for muito transparente, a parede precisa estar em ótimas condições.

É fundamental que você avalie as texturas no tecido, se optar por elas. Embora sejam muito bonitas esteticamente, lembre-se de que as texturas são mais propensas a acumular poeira e, por isso, a limpeza precisará ser mais frequente.

Existem muitas opções de tecido para parede, mas algumas das especificidades de cada tipo podem ajudar na escolha. Por exemplo, os tecidos de tapeçaria são versáteis e resistentes, e por isso possuem maior durabilidade. Outro tecido bem resistente é o sarja.

Os tecidos de tricoline também são resistentes, porém são leves e por esse motivo são os mais usados para revestir a parede. O tecido piquet também é conhecido por ser leve e macio.

O tecido suede, ou camurça, tem um ar aconchegante e contribui para um ambiente harmonioso. Enquanto o couro sintético permite criar um ambiente acolhedor e sofisticado.

O tecido jeans confere um ar moderno e despojado ao ambiente em oposição aos tecidos juta e chita que são tecidos rústicos e trazem textura à parede.

Os tecidos de algodão são muito mais fáceis de aplicar e dão um efeito incrível na parede. A coloridíssima chita, por exemplo, pode ser uma excelente opção.

Os tecidos impermeáveis são boas opções para parede decorada com tecido já que não sujam tanto e possuem fácil limpeza.

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente   Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Como colar tecido na parede

Você vai ver como colar tecido na parede é muito simples, até mesmo em parede de gesso, e os materiais necessários também são extremamente simples. Você vai precisar de estilete, tesoura, cola branca, fita crepe (se quiser fazer detalhes em apenas uma parte da parede), régua e o tecido, claro! Se tiver um pincel ou rolo de pintura para aplicar a cola, colar tecido na parede vai ser ainda mais fácil.

Também é muito fácil encontrar tutoriais na internet que ensinam como aplicar tecido para parede, você vai ver que não é nada complicado. Mas, selecionamos algumas dicas para te auxiliar no processo.

Para colar tecido na parede, você começa passando a cola diretamente na parede.

A aplicação da cola branca deve ser feita em partes, mesmo que você esteja trabalhando com o tecido no tamanho completo. Assim, se você precisar puxar o tecido e ajeitar algum detalhe, não perde o trabalho inteiro.

Truque importante: quando for aplicar o tecido, comece de cima para baixo. Deixe uma sobra de pelo menos um palmo de tecido na parte de cima, como um “excesso” perto do teto.

Pode ser que o tecido escorregue com a cola e crie uma área que ficará descoberta.

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Uma dica importante é ir alisando o tecido conforme for aplicando, para que ele não enrugue ou faça bolhas. Alise o tecido com a mão ou com a ajuda de uma régua para evitar bolhas.

Depois de aplicar o tecido, aguarde a cola secar por pelo menos uma hora e retire as sobras dos cantos.

O tecido que sobrou no teto, chão e laterais deve ser retirado com estilete.

Caso você queira, pode dar uma mão de cola por cima do tecido para finalizar.

Se você achou muito trabalhoso, não se preocupe, também há tecido adesivo para parede. Em lojas de decoração ou na internet é fácil encontrar tecidos que já vem com o adesivo para ser aplicado direto na parede. O custo porém, é bastante elevado.

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Onde podemos aplicar tecido em parede

Assim como o papel de parede tradicional, o tecido pode ser aplicado em diversas áreas da casa, dando um toque de charme ao ambiente. Se o tecido tiver uma estampa mais chamativa, assim como uma cor mais forte, prefira optar pela aplicação em apenas uma das paredes do cômodo.

No caso do quarto, o tecido para parede de quarto pode ser aplicado na cabeceira da cama. Para tecido com fundo claro e estampas mais miúdas, é possível estender a aplicação em todas as paredes.

A decoração de parede com tecido é indicada para áreas secas. Os cômodos mais indicados para a aplicação do tecido para parede são os dormitórios, as salas de estar e jantar, lavabos, hall de entrada, corredores e outros.

Não é indicada a decoração com tecido na parede de cozinhas porque o material pode absorver os aromas de alimentos, prejudicando sua durabilidade e dificultando a convivência com o mesmo.

Além disso, o tecido também não é indicado para ambientes úmidos. O contato com a água irá amolecer a cola e soltar o tecido da parede.

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Como limpar o tecido de parede

O tecido é um material que acumula muita poeira, assim como a Cortina de vidro, por isso, alguns cuidados são essenciais para que você mantenha sua parede revestida com tecido sempre limpa. Indica-se uma limpeza com espanador pelo menos uma vez na semana. Utilize o aspirador de pó para uma limpeza mais completa e efetiva quinzenalmente.

Você pode, ainda, passar um pano seco sobre o tecido parede, caso ele não tenha manchas. Se ele tiver alguma manchinha, tente limpá-lo com detergente neutro e um pano úmido. Não utilize produtos que possam danificar o tecido, como por exemplo solventes e produtos abrasivos.

Confira mais alguns ambientes com tecido de parede! Que tal fazer o mesmo em sua casa?

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente     Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Tecido na parede: x ideias para valorizar um ambiente

Artigos relacionados

28 / 08

Com IPCA, Caixa promete reduzir até 51% valor da prestação de imóvel

O novo cálculo de juros do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal começou a valer nesta segunda-feira (26/08/2019). Agora, o banco público tem uma linha de crédito habitacional com reajuste…

Ver matéria completa
26 / 10
Cortinas para quarto

Cortinas para quarto: como acertar na escolha

  A escolha correta de cortinas para quarto propicia privacidade, aconchego e conforto. Além de decorar, oferece uma claridade acolhedora, escurece o ambiente para um sono mais saudável, barra a…

Ver matéria completa
02 / 07

Mais de 1 milhão de m² construídos

Quando olhamos para trás, visualizamos tantas realizações importantes. Sejam elas para nós enquanto empresa ou para nossos clientes que realizam sonhos e grandes conquistas. Neste artigo vamos contar um pouquinho…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo