Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0205

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Postado por: Diretor Montante

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Os acabamentos e as escolhas dos materiais são detalhes importantes para compor a decoração. As paredes deixaram de ter somente uma pintura simples e ganharam destaque e personalidade com a parede de gesso 3D. A placa de gesso para parede pode ser aplicada tanto em projetos residenciais quanto comerciais e corporativos.

As placas de gesso para parede são tendências atuais em decoração, assim como o granito branco. E o motivo do sucesso é o custo baixo, em comparação com outros revestimentos, além da agilidade e facilidade na instalação. A parede de gesso dá volume ao ambiente e, juntamente com a iluminação, pode oferecer um efeito moderno e criativo.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

O que é parede de gesso 3D?

O revestimento de gesso 3D consiste em placas de gesso com desenhos (ondulados, retos, ortogonais, floral etc) em alto-relevo em uma das faces. Esses desenhos criam composições ou texturas na parede, conferindo visual diferenciado. O grande apelo da parede 3D de gesso é o aspecto agradável das formas tridimensionais.

A diferença entre a parede de gesso em 3D e a parede com gesso está exatamente no efeito visual e estético, já que a primeiro confere dimensão extra às paredes, garantindo um aspecto diferente, elegante e moderno a qualquer ambiente.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como colocar placa de gesso 3D na parede

Normalmente, os painéis de gesso 3D são feitos sobre uma parede de alvenaria ou uma parede de drywall, composta por uma estrutura de aço galvanizado e parede de gesso acartonado.

Há duas formas de aplicá-lo: através de uma estrutura montada contra a parede ou com aplicação direta na própria parede. O fechamento é feito na parte interna. No caso do drywall, recomenda-se utilizar reforço de madeira. O desenho que causa o efeito 3D é feito de acordo com o tamanho da parede. Geralmente o desenho não muda, poderá haver somente alteração no tamanho das placas que o compõem.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como instalar placa de gesso 3D na parede

Cada placa de gesso 3D é feita em moldes emborrachados com a forma de cada desenho. As placas costumam ter de 30 a 40cm de largura e altura, e são coladas na parede com uma cola para gesso conhecida como “gesso cola”.

É possível colar as placas de gesso 3D com argamassa ao invés de usar o gesso cola, mas nesse caso as paredes não podem estar muito lisas e o tempo para secar é bem maior.

O revestimento de gesso na parede também pode ser feito por profissionais da área ou então por você mesmo se você se achar apto. E cada placa pode ser comprada pronta ou então ser feita em casa, se houver disposição para fazer o molde e depois cada placa, uma por uma. O molde também pode ser comprado pronto.

Depois de definir a parede na qual instalará a estrutura, coloque as placas formando o desenho de sua preferência. Com esse item montado, os acabamentos finais são relativamente simples: lixamento, masseamento e pintura.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como calcular a quantidade de placas de gesso 3D

Na hora de comprar as placas de gesso 3D, é preciso fazer o cálculo de acordo com o tamanho da placa e com a largura e a altura da parede.

Primeiro se calcula quantas peças são necessárias na largura da parede, dividindo a largura da parede pela largura da peça. Depois se calcula quantas peças são necessárias na altura, dividindo a altura da parede pela altura de cada peça. E então se multiplica esses dois resultados para ter a quantidade total de placas necessárias. O ideal é comprar 10% a mais para garantir, pois algumas peças podem se quebrar durante o manuseio ou pode ser necessário fazer recortes.

É importante adquirir de uma vez todas as placas de gesso 3D que serão utilizadas, pois podem acontecer variações de tonalidade de um lote para outro.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como pintar parede de gesso 3D

As placas de gesso 3D, depois de coladas na parede, podem ficar brancas, com o gesso aparente, ou então receberem pintura em qualquer cor que se quiser. Normalmente elas ficam na cor original do gesso, para evitar gastos desnecessários. Mesmo se as outras paredes forem brancas como o gesso, a parede com gesso 3D já estará em destaque.

A pintura do revestimento de gesso 3D deve ser feita apenas quando o gesso para parede
estiver totalmente seco. É aplicado então um fundo preparador para gesso, corrigindo as imperfeições com massa corrida, e depois pode ser usada tinta acrílica.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como utilizar os painéis de gesso na decoração

Como a oferta de tamanhos e desenhos (texturas) são variadas, os painéis de gesso 3D podem ser utilizados em vários ambientes. Em prédios comerciais como lojas e escritórios, a parede em gesso 3D permite a criação de uma decoração neutra e prática; para casas e apartamentos, a parede 3D de gesso pode ser usada tanto nas áreas mais pessoais como quartos e salas, quanto nos ambientes mais funcionais como cozinhas e áreas cobertas.

O gesso é um material prático, versátil e econômico, que pode ser utilizado na decoração para destacar uma parede ou para cobrir vigas e encanamentos. Enfim, o que vale é a sua criatividade ou a necessidade.

Confira algumas sugestões de como aplicar gesso 3D na parede em cada ambiente:

Salas – Nas salas de estar, a parede de gesso decorada geralmente é instalada onde fica a TV. As salas de jantar, por sua vez, ganham o acabamento em qualquer parede onde se queira dar destaque.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Quartos – Escolha uma parede para receber a parede 3D em gesso. Vale até mesmo o teto. Nesse caso, combina muito bem com uma iluminação para acompanhar.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Banheiros – O gesso 3D não costuma ser muito usado, já que se trata de uma área úmida. Mas se quer aplicá-lo mesmo assim, opte por modelos com a chapa verde, mais conhecida como “chapa RU” (resistente à umidade).

Áreas externas – O gesso 3D não é recomendado devido a fatores climáticos, como sol e chuva. No entanto, apesar das recomendações, a parede de gesso 3D pode decorar sacadas, principalmente quando protegidas por cortina de vidro, cozinhas, salão de jogos, enfim, qualquer ambiente, desde que tomados os devidos cuidados de exposição ao sol ou à chuva.

Salas comerciais também podem adotar o gesso 3D parede em salas de reuniões, no refeitório ou na recepção. Em lojas, o revestimento pode ser aplicado em vitrines, combinadas com efeitos de iluminação para destacar produtos. Escritórios, hotéis, consultórios e outros ambientes públicos também vão bem com a parede gesso 3D.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Como limpar parede de gesso 3D

Com o decorrer do tempo, o gesso absorve poeira e sujeira, ficando encardido. Para mantê-lo limpo, é preciso alguns cuidados, evitando o acúmulo de poeira e descoloração.

Para limpar a parede de gesso 3D, utilize um pincel, espanador ou flanela que esteja limpo e seco, ideal para retirar a poeira ou sujeiras que estejam na superfície do gesso. No momento da limpeza, evite impactos para não quebrar o gesso ou soltá-lo.

Não use água sobre o gesso. Caso o gesso esteja no banheiro ou cozinha, deixe o local ventilado.

Quando for necessária uma limpeza mais profunda, para trazer de volta a sua cor original, use água sanitária, em pequena quantidade, pois ajuda a retirar a sujeira sem danificar o reboco. Fazer a limpeza uma vez ao ano com a solução é necessário para mantê-lo limpo e natural por muito mais tempo.

Parede de gesso 3D: saiba como usar na sua decoração

Gostou de nossas dicas? Se tiver alguma outra ideia, mande pra gente aqui depois do post.

 

Artigos relacionados

15 / 08
Crema marfil: x maneiras de usar esse revestimento de luxo

Crema marfil: 10 maneiras de usar esse revestimento de luxo

O mármore crema marfil é um dos revestimentos mais bonitos e elegantes do mercado, porém um dos mais caros também. Comum em banheiros, cozinhas, acabamentos e revestimentos, esse material é…

Ver matéria completa
24 / 02

Cores que serão tendências em 2016

Selecionamos as cores que farão sucesso no próximo ano e ainda te informamos os motivos dessas tonalidades se tornarem as mais desejadas da arquitetura. Madeiras e metais continuam em alta,…

Ver matéria completa
24 / 02

Como fazer uma bancada com cooktop entre a cozinha e a sala?

Descubra como fazer uma bancada com cooktop entre a cozinha e a sala. A altura ideal para a bancada está entre 85 e 95 cm, mas depende da pessoa que…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo