Se você está interessado em praticar jardinagem, mas não tem espaço para isso, um terrário é exatamente o que você precisa. Estes minijardins de mesa são divertidos de criar e uma ótima forma de decorar espaços internos e varandas.
Além de serem bonitos e simples de fazer, os terrários também são de fácil manutenção. Portanto, se você quer levar o verde para dentro de sua casa, essa é uma ótima opção. Além disso, é uma boa maneira de reutilizar recipientes de vidro que estejam em desuso. Confira!
Um terrário é uma coleção de pequenas plantas decorativas que crescem em um ambiente fechado. Os recipientes para terrários são transparentes, com uma abertura grande o suficiente para permitir que o jardineiro acesse as plantas no interior.
A melhor parte de um terrário é que você consegue criar algo único e ainda poderá desfrutar do seu minijardim a qualquer momento. E dá menos trabalho do que cuidar das flores de jardim, não é mesmo?
Basicamente, existem duas formas de terrários:
1 – Abertos – onde a água evapora com mais facilidade e é recomendado que as plantas que o formam possuam a mesma necessidade de rega – cactos e suculentas, por exemplo.
2 – Fechados – a umidade é alta, e por isso esse arranjo pede plantas que tolerem e que, de preferência, apreciem a alta umidade ambiental. Nesta situação, o calor faz com que a água evapore e condense nas paredes do terrário, escorrendo depois para o substrato.
Antes de arregaçar as mangas, verifique se você tem todo o material necessário:
Você precisará de um recipiente de vidro para criar seu terrário. Há uma abundância de recipientes no mercado para você escolher. Mas, antes de comprar, verifique se na sua casa não tem um pote de vidro sem uso ou um aquário esquecido em algum cantinho. O vidro precisa ser transparente.
Pequenas pedras ou pedrinhas serão usadas como base do seu terrário. Os pequenos seixos atuam como drenagem de água para as raízes das plantas para garantir que o excesso de água não fique no solo e cause podridão.
Você não precisará de muito. Uma fina camada de carvão ativado mantém a água fresca e ajuda a combater o crescimento bacteriano em seu terrário.
Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno.
Colocar uma camada de musgo no fundo de um terrário é uma boa ideia, já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade.
Ter pequenas ferramentas úteis irá ajudá-lo a criar e manter o seu terrário.
Você pode colocar miniaturas para terrários, pequenos anões de jardim, conchas, pedras, pequenos bonecos, miniatura de dinossauros ou decoração de aquário.
Terrário aberto – Suculentas e cactos. Essas duas espécies possuem similaridades de rega, assim como de adubagem e substrato. Utilize-as em terrários abertos e regue uma vez por semana, cuidando para não encharcar a terra. A exposição ao sol deve ser moderada.
Terrários fechados – Bromélias, fitônias e orquídeas (de pequeno porte). As plantas de clima tropical de adaptam melhor ao ambiente fechado dos terrários, uma vez que estão adaptadas em relação a umidade.
Cubra o fundo do seu terrário com uma camada de 1 ½ polegada de espessura de pequenas pedras ou seixos.
A camada inferior de pequenos seixos atuará como drenagem para o seu terrário.
Adicione uma camada muito fina de carvão ativado.
O carvão ativado irá manter a água fresca e combater qualquer crescimento bacteriano no seu terrário.
Adicione uma camada de terra. Qualquer mistura de terra para vasos servirá, embora existam misturas especializadas para você usar se for plantar suculentas ou cactos.
Adicione terra suficiente para que o solo fique profundo o suficiente para suas plantas penetrarem. Recomendamos uma camada de cerca de 2 ½ polegadas.
Agora é hora de adicionar suas plantas.
Comece plantando primeiro a planta maior. Remova a planta de seu recipiente e pode as raízes como faria ao replantar qualquer planta.
Em seguida, faça um buraco no solo grande o suficiente para caber as raízes das plantas.
Depois, aninhe a planta no solo. É mais fácil trabalhar da sua parte de trás para a frente do seu terrário.
Use luvas ao manusear cactos ou qualquer outra planta espinhosa.
Depois que todas as suas plantas para terrário estiverem dispostas no vaso de vidro, complete o visual com uma camada de pedrinhas.
Você também pode optar por adicionar alguma miniatura em seu terrário.
Uma vez que esteja completo, você precisará cuidar bem dele. Luz solar e água são dois itens essenciais para o sucesso do seu terrário.
Regue as plantas – Se seu terrário é aberto, regue-o de vez em quando. Terrários totalmente fechados não precisam de água. Já os abertos podem ser regados uma ou duas vezes por semana. Suculentas e cactos podem receber água uma vez por mês.
Mantenha a saúde de suas plantas – Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.
Ventile o terrário – Caso tenha escolhido um terrário fechado, é preciso ventilá-lo de vez em quando. Ainda que não seja obrigatório, a ventilação é indicada quando as plantas ficam secas ou se você perceber gotas de condensação na parede.
Lidar com plantas é sempre muito bom, relaxa e ainda temos o prazer de ver o lindo resultado depois do nosso trabalho. Também é muito bom admirar, por exemplo, nossas orquídeas florindo quando aprendemos como cuidar de orquídeas, não é mesmo?
Gostou da ideia de montar o seu próprio terrário? Inspire-se em algumas sugestões que selecionamos.
Agora, mãos à obra e depois mostra pra gente como ficou!
Envie seu comentário