fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0301

Terrário: aprenda fazer um minijardim encantador

Postado por: Diretor Montante

Terrário: aprenda fazer um minijardim encantador

Se você está interessado em praticar jardinagem, mas não tem espaço para isso, um terrário é exatamente o que você precisa. Estes minijardins de mesa são divertidos de criar e uma ótima forma de decorar espaços internos e varandas.

Além de serem bonitos e simples de fazer, os terrários também são de fácil manutenção. Portanto, se você quer levar o verde para dentro de sua casa, essa é uma ótima opção. Além disso, é uma boa maneira de reutilizar recipientes de vidro que estejam em desuso. Confira!

O que é um terrário?

Um terrário é uma coleção de pequenas plantas decorativas que crescem em um ambiente fechado. Os recipientes para terrários são transparentes, com uma abertura grande o suficiente para permitir que o jardineiro acesse as plantas no interior.

A melhor parte de um terrário é que você consegue criar algo único e ainda poderá desfrutar do seu minijardim a qualquer momento. E dá menos trabalho do que cuidar das flores de jardim, não é mesmo?

Terrário: aprenda fazer um minijardim

Basicamente, existem duas formas de terrários:

1 – Abertos – onde a água evapora com mais facilidade e é recomendado que as plantas que o formam possuam a mesma necessidade de rega – cactos e suculentas, por exemplo.

Terrário: aprenda fazer um minijardim aberto

2 – Fechados – a umidade é alta, e por isso esse arranjo pede plantas que tolerem e que, de preferência, apreciem a alta umidade ambiental. Nesta situação, o calor faz com que a água evapore e condense nas paredes do terrário, escorrendo depois para o substrato.

Terrário: aprenda fazer um minijardim fechado   Terrário: aprenda fazer um jardim fechado

Material para montar um terrário

Antes de arregaçar as mangas, verifique se você tem todo o material necessário:

Recipiente de vidro

Você precisará de um recipiente de vidro para criar seu terrário. Há uma abundância de recipientes no mercado para você escolher. Mas, antes de comprar, verifique se na sua casa não tem um pote de vidro sem uso ou um aquário esquecido em algum cantinho. O vidro precisa ser transparente.

Pedras pequenas ou seixos

Pequenas pedras ou pedrinhas serão usadas como base do seu terrário. Os pequenos seixos atuam como drenagem de água para as raízes das plantas para garantir que o excesso de água não fique no solo e cause podridão.

Carvão Ativado

Você não precisará de muito. Uma fina camada de carvão ativado mantém a água fresca e ajuda a combater o crescimento bacteriano em seu terrário.

Terrário: aprenda a fazer

Solo

Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno.

Musgo

Colocar uma camada de musgo no fundo de um terrário é uma boa ideia, já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade.

Pequenas ferramentas de jardinagem

Ter pequenas ferramentas úteis irá ajudá-lo a criar e manter o seu terrário.

Enfeites

Você pode colocar miniaturas para terrários, pequenos anões de jardim, conchas, pedras, pequenos bonecos, miniatura de dinossauros ou decoração de aquário.

Terrário: aprenda fazer um minijardim com enfeites

Plantas

Terrário aberto – Suculentas e cactos. Essas duas espécies possuem similaridades de rega, assim como de adubagem e substrato. Utilize-as em terrários abertos e regue uma vez por semana, cuidando para não encharcar a terra. A exposição ao sol deve ser moderada.

Terrários fechados – Bromélias, fitônias e orquídeas (de pequeno porte). As plantas de clima tropical de adaptam melhor ao ambiente fechado dos terrários, uma vez que estão adaptadas em relação a umidade.

Terrário: plantinhas

Terrário: material para fazer um

Como fazer um terrário

Passo 1

Cubra o fundo do seu terrário com uma camada de 1 ½ polegada de espessura de pequenas pedras ou seixos.

A camada inferior de pequenos seixos atuará como drenagem para o seu terrário.

Terrário: aprenda fazer passo 1

Passo 2

Adicione uma camada muito fina de carvão ativado.

O carvão ativado irá manter a água fresca e combater qualquer crescimento bacteriano no seu terrário.

Terrário: aprenda fazer passo 2

Passo 3

Adicione uma camada de terra. Qualquer mistura de terra para vasos servirá, embora existam misturas especializadas para você usar se for plantar suculentas ou cactos.

Adicione terra suficiente para que o solo fique profundo o suficiente para suas plantas penetrarem. Recomendamos uma camada de cerca de 2 ½ polegadas.

Terrário: aprenda fazer passo 3

Passo 4

Agora é hora de adicionar suas plantas.

Comece plantando primeiro a planta maior. Remova a planta de seu recipiente e pode as raízes como faria ao replantar qualquer planta.

Em seguida, faça um buraco no solo grande o suficiente para caber as raízes das plantas.

Depois, aninhe a planta no solo. É mais fácil trabalhar da sua parte de trás para a frente do seu terrário.

Use luvas ao manusear cactos ou qualquer outra planta espinhosa.

Terrário: aprenda fazer passo 4

Passo 5

Depois que todas as suas plantas para terrário estiverem dispostas no vaso de vidro, complete o visual com uma camada de pedrinhas.

Terrário: aprenda fazer passo 5

Você também pode optar por adicionar alguma miniatura em seu terrário.

Uma vez que esteja completo, você precisará cuidar bem dele. Luz solar e água são dois itens essenciais para o sucesso do seu terrário.

Terrário: aprenda fazer um lindo minijardim

Regue as plantas – Se seu terrário é aberto, regue-o de vez em quando. Terrários totalmente fechados não precisam de água. Já os abertos podem ser regados uma ou duas vezes por semana. Suculentas e cactos podem receber água uma vez por mês.

Terrário: fácil de fazer

Mantenha a saúde de suas plantas – Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.

Ventile o terrário – Caso tenha escolhido um terrário fechado, é preciso ventilá-lo de vez em quando. Ainda que não seja obrigatório, a ventilação é indicada quando as plantas ficam secas ou se você perceber gotas de condensação na parede.

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 6

Lidar com plantas é sempre muito bom, relaxa e ainda temos o prazer de ver o lindo resultado depois do nosso trabalho. Também é muito bom admirar, por exemplo, nossas orquídeas florindo quando aprendemos como cuidar de orquídeas, não é mesmo?

Gostou da ideia de montar o seu próprio terrário? Inspire-se em algumas sugestões que selecionamos.

Terrário: aprenda fazer um minijardim encantador

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 1  Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 2

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 3

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 5

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 7  Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 8

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 9

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 10

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 11    Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 12

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 12

Terrário: aprenda fazer um minijardim modelo 13

Agora, mãos à obra e depois mostra pra gente como ficou!

Artigos relacionados

18 / 07
Quadros para sala pequena: 14 ideias para harmonizar ambiente

Quadros para sala pequena: 14 ideias para harmonizar ambiente

Quer renovar o visual de sua sala de estar? Pois saiba que para criar uma decoração diferente não é preciso, necessariamente, comprar novos móveis e objetos. Ousar na disposição dos…

Ver matéria completa
04 / 12

Aquecimento no Mercado Imobiliário de Campinas

O aquecimento no mercado imobiliário de Campinas é um bom sinal para a economia. O Mercado Imobiliário é considerado um dos termômetros da economia por vários fatores: Capacidade de gerar…

Ver matéria completa
07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo