De tempos em tempos, a casa também precisa de um carinho especial. Um vaso de plantas, um quadro novo e almofada com cara nova. Com pequenas alterações, sem obras e sem gastar muito é possível dar um novo visual à sua casa.
Na sua sala, por exemplo, se você cansou do seu sofá mas não pode trocá-lo agora, pense em mudar as almofadas. Coloridas, lisas, bordadas, quadradas, redondas, elas são sempre um complemento de muito destaque na decoração. Confira nossas dicas!
Além de serem aconchegantes e confortáveis, as almofadas decorativas são fáceis de fazer e podem mudar o astral de uma casa inteira em muito pouco tempo.
Uma forma simples de renovar qualquer ambiente, as almofadas deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram um importante item na decoração da casa.
E elas podem vir nas mais diferentes formas: quadradas, retangulares, redondas, bordadas, em metalassê, captonê, com pedras, com franjas, estampas, bordados e cores alegres e vibrantes. Escolha o estilo que combina com a sua decoração e brinque com as cores e texturas.
O uso das almofadas não se limita somente ao sofá, elas podem ser usadas em poltronas, camas, pufes ou em qualquer outro cantinho aconchegante da casa. Para os apartamentos com varanda ou casas com jardim, o uso delas nesses ambientes os torna muito mais convidativos.
Almofadas são perfeitas para levar cor e personalidade ao ambiente! Elas dão um toque especial, assim como o tecido na parede. No entanto, ainda geram dúvidas na hora de montar uma composição de cores e formatos. Selecionamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!
1 – Se os móveis de sua sala são neutros, você pode soltar a criatividade e escolher modelos de almofadas com cores fortes, estampadas ou com motivos geométricos. Você pode brincar com almofadas de estampas diferentes, mas a cartela de cores tem que ter harmonia. Jogue entre elas uma ou duas almofadas de cor lisa. Para acertar no composê, escolha uma ou duas cores que tem nas estampas.
2 – Mesclar modelos com estampas ou desenhos com peças lisas evita o excesso de informações. É interessante também combinar conjuntos com modelos quadrados e retangulares que conversem entre si.
3 – Mesmo que a composição seja colorida, as almofadas não devem ser escolhidas aleatoriamente. Depois de definir uma paleta de cores para o ambiente, ficará mais fácil saber quais almofadas coloridas combinarão com tudo.
4 – Agora, se você tem um ambiente bem colorido, almofadas neutras, como bege, marrom, preta ou branca, podem balancear as cores.
5 – Uma das tendências atuais é a utilização de materiais mais táteis. Por isso, que tal apostar em almofadas com alto-relevo? Para isso, basta optar pelos tecidos que, além de deixarem a casa mais bonita, surpreendem com delicadeza ao apostarem em texturas e relevos, como a técnica do matelassê.
6 – As almofadas também podem se adaptar às estações do ano: no verão, tons alegres e estampas tropicais. Já no inverno, cores mais sóbrias (cinza, vinho e azul, por exemplo) e tecidos como o veludo caem bem.
7 – Os modelos florais costumam agradar aos mais clássicos, ao passo que os geométricos são utilizados em decorações mais modernas.
8 – Mas, se quiser deixar o ambiente um pouco mais sóbrio, as almofadas também podem te ajudar a montar uma décor monocromática. É simples: escolha apenas uma cor. As preferidas para esse estilo de decoração: cinza, branco, preto, couro marrom.
9 – Colocar almofada futon ou algumas almofadas maiores no chão, é uma ótima ideia para deixar o ambiente mais informal e descolado.
10 – Seu quarto também pode ganhar um up com um mix de almofadas na cama. A composição dará uma sensação deliciosa de aconchego.
11 – As almofadas também não precisam ter o mesmo tamanho, você pode ter um mix entre almofadas maiores (60x60cm) e menores (40×40cm).
Apesar de hoje em dia encontrarmos formas mais rápidas e práticas de reformar uma casa como, por exemplo, o piso vinílico, nem sempre são necessárias grandes mudanças para renovar um ambiente.
Ao trocar a capa de almofada você já consegue uma mudança e tanto no visual de uma sala, por exemplo. Lojas de decoração, magazines e até hipermercados oferecem uma grande variedade de modelos de almofadas, algumas até bem divertidas como a almofada de emoji ou ainda almofada de unicórnio.
Mas, se mesmo assim, você não está a fim de gastar dinheiro comprando as almofadas prontas, pense que pode fazer suas próprias almofadas. Gastará bem menos e ainda terá almofadas personalizadas.
Veja como é fácil fazer uma almofada de tecido:
Material
Passo a passo
Se você tem habilidade em trabalhos manuais, pode apostar também em almofadas de crochê, sempre atuais e suaves ao toque, sem falar que nos traz boas lembranças das casas de nossas avós.
Vale ainda lembrar que, sempre que possível, tente colocar uma plantinha no ambiente. A planta, além de alegrar, dá um ar de frescor e renovação para sua sala. Uma plantinha nunca é demais!
Gostou de nossas dicas? Veja mais fotos de almofada que selecionamos pra você!
Envie seu comentário