Chalkboard é o nome em inglês para uma coisa que conhecemos há muito tempo: o quadro negro ou lousa de escola. Mas tem um detalhe novo: esse item, antes tão corriqueiro nas escolas, agora está fazendo sucesso na decoração de casas, festas de aniversário e casamento, menus de restaurante e onde mais você puder imaginar.
Nele você pode deixar recadinhos, lembretes, comemorar datas importantes, dar as boas-vindas à visita, falar do cardápio do almoço e muito mais, usando apenas um pedaço de giz. A utilidade do chalkboard vai depender do tamanho e onde você vai colocá-lo. Confira!
O chalkboard, também chamado de quadro negro, é uma ideia criativa e prática, capaz de deixar qualquer ambiente personalizado de acordo com seu estilo.
O chalkboard é tão prático e versátil que pode ser usado para os mais variados fins e em diversos ambientes, como:
Cozinha, para colocar o cardápio do almoço, daquele jantar especial, ou até mesmo para anotar o que está faltando na dispensa, na cozinha americana fica perfeito pois pode compor com a decoração da sala.
Na sala ou no corredor de entrada, para colocar recadinhos românticos ou engraçados para as pessoas que moram com você ou para as visitas, dando as boas-vindas à quem chega, sua sala decorada vai ficar muito mais moderna.
No quarto das crianças, para que elas soltem a criatividade e tenham um lugar específico para escrever e desenhar, ou para colocar pequenos lembretes e recadinhos.
No quarto de casal, pra colocar recadinhos românticos ou fotos de viagens e momentos a dois.
Ou, no home office, pra colocar recados e lembretes importantes, colocar o planejamento semanal, o calendário mensal e muito mais.
Existem várias formas de fazer o seu chalkboard. Tudo depende do resultado que você deseja.
Primeiro, defina onde o chalkboard vai ficar e o tamanho que ele terá. Se você for usá-lo na decoração da casa, algumas sugestões de lugares são o home office – para ajudar a marcar prazos, projetos e outras informações de trabalho – cozinha, vale escrever receitas, cardápio do dia, frases motivacionais e recadinhos carinhosos para a família.
Depois de definir onde ele irá ficar, pense no tamanho. Alguns chalkboards são bem pequenininhos, do tamanho de quadrinhos para serem pendurados na parede. Outros, no entanto, podem ocupar a parede inteira. Há ainda a opção charmosa de fazer um chalkboard na geladeira, nesse caso vai funcionar como um envelopamento de geladeira.
Basicamente, o chalkboard consiste em um fundo preto preenchido com frases, mensagens, letras de música, só que com um detalhe: tudo escrito à mão.
Os fundos podem ser feitos com tinta ou papel contact, aqueles que também são conhecidos como papel lousa. Mas atenção: independente do tipo de fundo que você escolher ele sempre deve ser fosco.
A tinta mais indicada para fazer chalkboards são as do tipo látex fosca acrílica. Uma dica é optar pelas versões laváveis. Já se a intenção for usar papel contact, basta aplicá-lo na parede ou outro local de sua preferência.
Falando em parede é bom lembrar que para fazer o chalkboard, a parede deve estar lisa, sem texturas, rachaduras ou qualquer outro tipo de interferência que possa comprometer a aparência final do quadro.
Se você for optar em utilizar a técnica na sala de estar, o melhor momento é quando estiver escolhendo as cores de tinta para sala, dessa forma já pensa na composição do cômodo como um todo.
Veja as opções que separamos pra você:
Se você quiser ter um chalkboard definitivo, o ideal é usar tinta. Dependendo do tamanho do chalkboard que você quer ter, você pode comprar uma lata menor ou maior.
As tintas esmalte com efeito fosco nas cores preta e verde são as mais indicadas, e você encontra grande variedade de marcas, tamanhos de lata e preços. O mais importante é que ela seja lavável, pra você escrever e apagar quantas vezes quiser!
Misture um pouco da tinta com uma aguarrás de qualidade indicamos a da marca Coral) antes de misturar tudo, para testar a cor antes de pintar o espaço inteiro. Isso vai garantir que o resultado vai ser exatamente o que você queria.
Para fazer chalkboard com papel contact fosco basta você comprar um pedaço do tamanho que você quiser, e colar sobre a parede lisa.
Esse tipo de chalkboard é ideal para home office, para colocar lembretes de agenda, anotar informações de clientes, data de reuniões, recados, coisas pra comprar e muito mais.
Você também pode cortar o papel contact e fazer um chalkboard com formatos diversos, de acordo com o seu estilo e com a área que ele vai ser colocado.
Outras vantagens são o preço baixo e a grande variedade de cores, além de ser bem fácil de encontrar papel contact nas papelarias.
O chalkboard com papel de parede é o mais definitivo de todas as opções, além de custar um pouco mais caro e demandar a contratação de um profissional especializado para fazer a aplicação.
Essa opção é ideal para os alérgicos.
Outra característica dos chalkboards é que eles podem ser permanentes – feitos com tinta – ou editáveis, nesse caso usa-se giz.
Se você quiser ter um chalkboard com um desenho ou frase permanente, vale usar a caneta posca por cima do desenho feito de giz, porque ela não sai!
Gostou dessas sugestões? Já sabe onde irá fazer o seu chalkboard? Veja mais ideias para se inspirar!
Envie seu comentário