Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1901

Salas decoradas: 46 inspirações para você

Postado por: Diretor Montante

Salas decoradas:com toques de cor

As salas decoradas chamam sempre a nossa atenção, pois são ambientes que podem servir para várias atividades e mesmo que sejam pequenas, podem ser muito confortáveis. A sala é um espaço perfeito para assistir televisão, ouvir música, ler um livro e receber os amigos. Por isso, na hora de decorar, é importante pensar no conforto e na praticidade.

Como saber o que realmente funciona para a decoração de sua sala? Como não frustrar as expectativas quando as ideias saírem do papel? Para te ajudar nessa empreitada, selecionamos algumas dicas, que podem evitar alguns dos erros mais comum na hora de decorar esse ambiente da casa ou do apartamento. Veja a seguir!

Como decorar uma sala

O conforto de uma sala está relacionado com os detalhes do ambiente. A cor das paredes, os móveis, a iluminação correta, ventilação adequada e sem esquecer da facilidade da limpeza e organização. Esses detalhes são super importantes na hora de escolher a decoração para sala.

Quer fazer a decoração da sala, mas não tem a menor ideia por onde começar? Antes de mais nada, alguns detalhes devem ser analisados e planejados para posteriormente você comprar os itens necessários e colocar efetivamente a mão na massa. Confira:

1 –  Atenção com as proporções

De nada adianta apostar no sofá da moda, volumoso, e perder espaço de circulação. Em vez de investir em uma chaise, opte por puffs. Eles podem ser posicionados conforme a necessidade.

Se você mora em um apartamento pequeno ou em uma kitnet, esse cuidado é indispensável. Adote móveis funcionais e com linhas retas, que ajudam a organizar o espaço. Evite cadeiras estofadas na mesa de jantar. Elas dão a impressão de que o ambiente está carregado.

Salas decoradas: linda com lareira

2 – Fique de olho na altura dos pendentes

Os pendentes devem sempre acompanhar as dimensões da mesa. Se ela é retangular e comprida, use mais do que um ponto de iluminação ou invista em uma peça única um pouco maior e marcante.

Tome cuidado ao determinar a altura da instalação, que deve ser adequada ao ambiente: balcão alto, mesa de jantar, lateral do sofá. Geralmente, esta é uma boa medida da altura.

Salas decoradas: espelhos

3 – Rack na medida

Ambientes maiores permitem uma decoração de sala de estar com peças mais robustas e cheias de detalhes. Já os ambientes pequenos são valorizados com móveis “clean”.

Existem peças enxutas e de diversos materiais e acabamentos que atendem à necessidade sem precisar entulhar a sala. Afinal, os eletrônicos também ficaram mais fininhos e podem até ser pendurados diretamente na parede.

Sendo assim, pense em racks com, no máximo, 40 centímetros de profundidade. Ou invista em uma bela prateleira, e embaixo coloque baús organizadores. Talvez o mais indicado sejam os móveis planejados.

Salas decoradas: compacta

4 – Defina uma paleta de cores

O processo de escolher as cores da sala deve levar em conta os móveis. Se você reparar bem, aquilo que você já tem em casa contém as cores que mais o agradam. Siga essa paleta! Para fazer combinações, tanto nas paredes quanto em detalhes, como almofadas,

Aposte em tons que convivam em harmonia. O site Design-seeds, em inglês, ajuda a montar paletas que funcionam. Vale também procurar nos mostruários das lojas de tintas as que mais se aproximam do que você idealizou.

Salas decoradas: espaçosa

5 – Conforto X estilo

Não é simples escolher entre uma sala de estar decorada com o que você considera bonito e o que funciona. Caso não seja possível unir as duas coisas, o conforto deve falar mais alto. Afinal, a casa não deve ser só agradável aos olhos, mas permitir que você descanse, curta a família e se sinta acolhido.

Salas decoradas: estofados cinzas

6 – Cuidado com os ambientes integrados

Em ambientes integrados, como sala e cozinha, por exemplo, se você escolher piso de madeira, a melhor opção é colocar um piso frio na cozinha. O piso da cozinha costuma ser lavado com frequência e o piso de madeira não pode ser lavado tanto assim.

Para completar, uma boa bancada de trabalho faz toda a diferença em uma cozinha moderna e pode servir para preparo dos alimentos ou até mesmo como mesa.

Já se a sala for integrada à varanda, uma boa opção é o crema marfil, bonito e elegante, esse piso dá sensação de amplitude aos ambientes.

Salas decoradas: móveis brancos com TV

Salas decoradas: ambiente claro

7 – Importância da luz natural

Se a sua sala tem bastante luz natural, explore ela ao máximo. Para que janelas grandes sejam a protagonista da sua decoração, utilize cores neutras e claras nas paredes e móveis como mesas, aparadores e cadeiras.

O minimalismo na decoração pode ser um grande aliado da iluminação natural. Aposte em poucos objetos e móveis funcionais, deixando a graça do ambiente para a sua luminosidade.

Salas decoradas: tons de rosa

Estilos que estão em alta para salas de estar

Escolher estilos que estão em alta facilita muito na composição da decoração pois vários itens e acessórios decorativos estão disponíveis à venda por um preço baixo, ou seja, não são difíceis de achar para compor um ambiente completo com a mesma cara.

Retro

O estilo retro hoje em dia está em alta, isso significa que você vai encontrar com facilidade os sofás, mesas de centro, lustres ou luminárias que têm aquela pegada retro, como por exemplo as mesas de pés palito e as cadeiras borboleta.

Além de ter as cores que você precisa para personalizar o ambiente, os itens decorativos assim como os móveis devem combinar entre si para manter a decoração coesa.

Salas decoradas: charmosa  Salas decoradas: despojada

Minimalista

A decoração minimalista também está com tudo, por isso, os acessórios de decoração mais simples ou com uma cara mais industrial, de formas geométricas e cores planas, são encontrados a preços mais em conta.

Sofás retos e planos, prateleiras flutuantes e armários clean são exemplos do que configura uma decoração minimalista, facilitando e muito criar uma sala de estar completa e muito bem decorada.

Salas decoradas: tons neutros

Cores da moda para salas de estar

Os móveis trazem cada vez mais ousadia nas suas cores e estilos. Hoje em dia ninguém mais precisa ser refém dos móveis com os mesmos tons de sempre. Exatamente por isso, nem sempre é necessário pintar as paredes de cores diferentes.

Decorando com quadros, placas ou pôsteres decorativos já é suficiente para trazer um toque de cor e estilo para as salas de estar em combinação com as cores diferentes e ousadas dos móveis escolhidos para compor este ambiente.

Salas decoradas: detalhes coloridos

Blush: Uma cor que tem feito bastante sucesso na decoração de sala é o tom rosa envelhecido. Não será difícil encontrar sofás e poltronas com esse tom que dá um toque romântico para o seu ambiente.

Turquesa: Esta tonalidade também é bem bacana, porém por ser um tom mais escuro e frio, é recomendado para ambientes grandes ou apenas utilizado em detalhes na decoração.

Conte para nós quais as soluções mais bacanas que você encontrou para a sua sala. Adoramos compartilhar boas ideias!

Salas decoradas: moderna

Salas decoradas: claridade natural

Salas decoradas: branco   Salas decoradas: pink

Salas decoradas: pequena

Salas decoradas: sofá grande

Salas decoradas: branquinha

Salas decoradas: sofisticada

Salas decoradas: loft

Salas decoradas: clarinha com TV  Salas decoradas: loft 2

Salas decoradas: simples

Salas decoradas: lindinha

Salas decoradas: amplidão

Salas decoradas: conforto

Salas decoradas: chique   Salas decoradas: singela

Salas decoradas: lilás

Salas decoradas: muitos quadros

Salas decoradas: confortable

Salas decoradas: para TV

Salas decoradas: amarela

Salas decoradas: bem clarinha   Salas decoradas: para descansar

Salas decoradas: paredes mostarda

Salas decoradas: tapete branquinho

Salas decoradas: enorme

Salas decoradas: iluminada

Salas decoradas: discreta

Salas decoradas: bem colorida

Salas decoradas: neutra   Salas decoradas: pequenininha

Salas decoradas: linda e limpa

Artigos relacionados

12 / 01
Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

Cores de tintas para sala: quais os melhores tons para o ambiente?

A pintura é uma das maneiras mais práticas para mudar o visual de uma sala de estar, sem precisar investir em um novo mobiliário. Para escolher as cores de tintas…

Ver matéria completa
02 / 07

A importância da localização do seu negócio para um bom networking

Neste artigo falaremos a importância da localização do seu negócio para um bom networking O networking é uma rede de contatos e conexões que proporciona às empresas e profissionais um…

Ver matéria completa
01 / 08
Apartamento sjc: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Apartamento SJC: conheça as facilidades de morar no Icon Vila Ema

Difícil encontrar quem não tenha o sonho de ter uma casa ou apartamento para chamar de seu. Ter um apartamento SJC na Vila Ema, então, é o desejo de consumo…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo