Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2601

Chalckboard: uma solução de decoração simples e barata

Postado por: Diretor Montante

Chalckboard: atras da cama de casal

Chalkboard é o nome em inglês para uma coisa que conhecemos há muito tempo: o quadro negro ou lousa de escola. Mas tem um detalhe novo: esse item, antes tão corriqueiro nas escolas, agora está fazendo sucesso na decoração de casas, festas de aniversário e casamento, menus de restaurante e onde mais você puder imaginar.

Nele você pode deixar recadinhos, lembretes, comemorar datas importantes, dar as boas-vindas à visita, falar do cardápio do almoço e muito mais, usando apenas um pedaço de giz. A utilidade do chalkboard vai depender do tamanho e onde você vai colocá-lo. Confira!

O que é chalkboard

O chalkboard, também chamado de quadro negro, é uma ideia criativa e prática, capaz de deixar qualquer ambiente personalizado de acordo com seu estilo.

O chalkboard é tão prático e versátil que pode ser usado para os mais variados fins e em diversos ambientes, como:

Cozinha, para colocar o cardápio do almoço, daquele jantar especial, ou até mesmo para anotar o que está faltando na dispensa, na cozinha americana fica perfeito pois pode compor com a decoração da sala.

Chalckboard: um detalhe  Chalckboard: na parede da sala de jantar

Na sala ou no corredor de entrada, para colocar recadinhos românticos ou engraçados para as pessoas que moram com você ou para as visitas, dando as boas-vindas à quem chega, sua sala decorada vai ficar muito mais moderna.

Chalckboard: outro detalhe  Chalckboard: na entrada da casa

Chalckboard: muitos avisos  Chalckboard: para avisos

No quarto das crianças, para que elas soltem a criatividade e tenham um lugar específico para escrever e desenhar, ou para colocar pequenos lembretes e recadinhos.

Chalckboard: cor de rosa  Chalckboard: mais um quarto

Chalckboard: criança pequena

No quarto de casal, pra colocar recadinhos românticos ou fotos de viagens e momentos a dois.

Ou, no home office, pra colocar recados e lembretes importantes, colocar o planejamento semanal, o calendário mensal e muito mais.

Chalckboard: uma decoração simples e barata   Chalckboard: bem legal

Como fazer chalkboard

Existem várias formas de fazer o seu chalkboard. Tudo depende do resultado que você deseja.

Primeiro, defina onde o chalkboard vai ficar e o tamanho que ele terá. Se você for usá-lo na decoração da casa, algumas sugestões de lugares são o home office – para ajudar a marcar prazos, projetos e outras informações de trabalho – cozinha, vale escrever receitas, cardápio do dia, frases motivacionais e recadinhos carinhosos para a família.

Depois de definir onde ele irá ficar, pense no tamanho. Alguns chalkboards são bem pequenininhos, do tamanho de quadrinhos para serem pendurados na parede. Outros, no entanto, podem ocupar a parede inteira. Há ainda a opção charmosa de fazer um chalkboard na geladeira, nesse caso vai funcionar como um envelopamento de geladeira.

Chalckboard: para crianças

Basicamente, o chalkboard consiste em um fundo preto preenchido com frases, mensagens, letras de música, só que com um detalhe: tudo escrito à mão.

Os fundos podem ser feitos com tinta ou papel contact, aqueles que também são conhecidos como papel lousa. Mas atenção: independente do tipo de fundo que você escolher ele sempre deve ser fosco.

A tinta mais indicada para fazer chalkboards são as do tipo látex fosca acrílica. Uma dica é optar pelas versões laváveis. Já se a intenção for usar papel contact, basta aplicá-lo na parede ou outro local de sua preferência.

Falando em parede é bom lembrar que para fazer o chalkboard, a parede deve estar lisa, sem texturas, rachaduras ou qualquer outro tipo de interferência que possa comprometer a aparência final do quadro.

Chalckboard: solução barataSe você for optar em utilizar a técnica na sala de estar, o melhor momento é quando estiver escolhendo as cores de tinta para sala, dessa forma já pensa na composição do cômodo como um todo.

Veja as opções que separamos pra você:

Chalkboard com tinta

Se você quiser ter um chalkboard definitivo, o ideal é usar tinta. Dependendo do tamanho do chalkboard que você quer ter, você pode comprar uma lata menor ou maior.

As tintas esmalte com efeito fosco nas cores preta e verde são as mais indicadas, e você encontra grande variedade de marcas, tamanhos de lata e preços. O mais importante é que ela seja lavável, pra você escrever e apagar quantas vezes quiser!

Misture um pouco da tinta com uma aguarrás de qualidade indicamos a da marca Coral) antes de misturar tudo, para testar a cor antes de pintar o espaço inteiro. Isso vai garantir que o resultado vai ser exatamente o que você queria.

Chalckboard: uma solução de decoração  Chalckboard: na copa

Chalckboard: uma solução bacana

Chalkboard com papel contact

Para fazer chalkboard com papel contact fosco basta você comprar um pedaço do tamanho que você quiser, e colar sobre a parede lisa.

Esse tipo de chalkboard é ideal para home office, para colocar lembretes de agenda, anotar informações de clientes, data de reuniões, recados, coisas pra comprar e muito mais.

Você também pode cortar o papel contact e fazer um chalkboard com formatos diversos, de acordo com o seu estilo e com a área que ele vai ser colocado.

Outras vantagens são o preço baixo e a grande variedade de cores, além de ser bem fácil de encontrar papel contact nas papelarias.

Chalckboard: não se esqueça   Chalckboard: uma solução de decoração simples

Chalkboard com papel de parede

O chalkboard com papel de parede é o mais definitivo de todas as opções, além de custar um pouco mais caro e demandar a contratação de um profissional especializado para fazer a aplicação.

Essa opção é ideal para os alérgicos.

Outra característica dos chalkboards é que eles podem ser permanentes – feitos com tinta – ou editáveis, nesse caso usa-se giz.

Se você quiser ter um chalkboard com um desenho ou frase permanente, vale usar a caneta posca por cima do desenho feito de giz, porque ela não sai!

Chalckboard: no quarto

Gostou dessas sugestões? Já sabe onde irá fazer o seu chalkboard? Veja mais ideias para se inspirar!

Chalckboard: um quarto bem jovem  Chalckboard: na porta

Artigos relacionados

19 / 01
Salas decoradas: 46 inspirações para você

Salas decoradas: 46 inspirações para você

As salas decoradas chamam sempre a nossa atenção, pois são ambientes que podem servir para várias atividades e mesmo que sejam pequenas, podem ser muito confortáveis. A sala é um…

Ver matéria completa
06 / 06

Dicas para Pet em Apartamento

Cuidar de animais de estimação em apartamento certamente é um grande desafio. Mas vale muito a pena ter esses amigos de quatro patas tão carinhosos e especiais por perto. Por…

Ver matéria completa
12 / 11

TVO (termo de verificação de obra) do Jardim das Angélicas

Notícia boa para os proprietários de terrenos do JARDIM DAS ANGÉLICAS em Itupeva: O TVO (termo de verificação de obra) foi concluído! Chegou a hora de construir o seu "lar…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo