fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1806

Está em dúvida sobre investir em um imóvel? Listamos aqui 5 benefícios! 

Postado por: Marketing Montante

Está em dúvida sobre investir em um imóvel?

Dados de uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) comprovaram que a intenção de compra de imóveis nunca foi tão grande. A proporção de pessoas que declarou intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses passou de 43% no 2º trimestre para 48% no 3º trimestre de 2020. 

Agora, mais do que nunca, o conceito de qualidade de vida tornou-se diretamente relacionado à moradia.

Antes vivíamos entre trabalho, lazer e viagens. Hoje nossa casa se tornou nosso principal refúgio. Passamos a dar importância para fatores como espaço para home office e percebemos a real necessidade de ter um local adequado para as nossas necessidades.  

Você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de adquirir um imóvel? Confira abaixo 5 motivos que te convencerão a sair do aluguel de uma vez por todas!  

 

Liberdade e segurança  

 Um dos principais motivos para a maioria das pessoas, de investir em um imóvel é a possibilidade de sair do aluguel, que, além de ser um “dinheiro perdido”, tira a liberdade do morador de fazer mudanças e adaptações no espaço de acordo com suas necessidades particulares. Quem mora de aluguel deve seguir as regras e normas estabelecidas pelo proprietário, fazendo com que o locatário tenha sempre que se adaptar ao local, e não o contrário.  

 Realizar o sonho da casa própria está muito relacionado a essas possibilidades que o proprietário terá de deixar o espaço exatamente do jeito que sonha, desde questões estruturais e reformas até itens de decoração, sabendo que está fazendo um investimento porque essas alterações podem valorizar o imóvel.

Além disso, existe um importante aspecto emocional relacionado a tranquilidade e a segurança de morar em um lugar que pertence a você. Mesmo que o imóvel seja financiado, há a certeza de que o valor gasto mensalmente garantirá a propriedade do imóvel no longo prazo. 

 

Valorização  

Imóveis são bens duráveis e que tendem a se valorizar significativamente ao longo do tempo. Inclusive, um ponto importante é que os preços de bens imobiliários acompanham a inflação, o que é uma ótima maneira de preservar o patrimônio no longo prazo.  

 Em especial, quando se adquire um imóvel em regiões em crescimento, por questões como a modernização do bairro, abertura de novas comércios ou ampliação do fluxo de pessoas, este processo é ainda mais acelerado, o que pode ter um ótimo retorno sobre o investimento no longo prazo. Um terreno em um bairro planejado, por exemplo, tende a se valorizar muito a medida em que o loteamento se desenvolve e cresce ao longo do tempo, gerando oportunidades de comércio e negócios.  

 Além disso, um imóvel, por ser um patrimônio físico, é uma proteção real aos seus investimentos, pois estes ativos não podem ser roubados ou tomados, como outros bens. Isto significa que, além de ter esta segurança por ser um “ativo real”, os proprietários têm a oportunidade de conquistar a valorização de acordo com a região em que está localizado e com as reformas e melhorias feitas no espaço.  

 

Diversificação do patrimônio  

 O investimento no mercado imobiliário é considerado um dos tipos mais seguros, tradicionais e lucrativos do mercado financeiro. Isto porque é um negócio que se mantém estável ao longo dos anos e tem grandes oportunidades de valorização. Investir parte do seu patrimônio em imóveis é também uma forma de diversificar sua renda, o que é uma ótima forma de administrar seus riscos como investidor.  

Atualmente, o Brasil vive um de seus melhores momentos para aquisições imobiliárias por conta de uma baixa histórica da taxa Selic, permitindo uma redução das taxas cobradas nos financiamentos imobiliários e ampliando as possibilidades de realizar um bom negócio imobiliário a custos significativamente menores.  

Além disso, por ser um investimento que acompanha a inflação, a oportunidade de valorização é bem maior do que a poupança pessoal – modalidade de investimento mais comum entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o investimento em imóveis rendeu 15,3% ao ano na última década enquanto a poupança rendeu em torno de 5% ao ano.  

 

Disciplina financeira 

 Investir em imóveis é também uma estratégia direta para proteger o poder de compra do seu dinheiro enquanto garante aportes consistentes ao longo do tempo. É uma situação extremamente comum em que as pessoas se encontram ao alugar um imóvel e não poupar recursos ao longo do tempo, ou seja, não existe rentabilidade sobre os recursos aplicados no aluguel nem tampouco sobre os recursos não poupados. 

 Quando um investidor adquire um imóvel, além de ter previsibilidade em relação a todos os custos envolvidos na transação, como o valor das parcelas, condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela, existe também a liberdade de optar pela modalidade de financiamento que melhor funciona para você, o que possibilita um planejamento financeiro a longo prazo com a disciplina de realizar aportes mensais no seu patrimônio. 

 

Oportunidade de renda passiva  

 De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil sofre com a falta de 7,7 milhões de residências. Isso, atrelado ao constante aumento populacional, gera um aumento da procura por unidades para locação. Portanto, esta é uma oportunidade adicional interessante para os proprietários de imóveis que não estão em uso ou investidores interessados em construir renda passiva. 

 A cada ano, a inflação faz com que o valor do aluguel seja ajustado, garantindo, assim, que sua renda derivada dessa fonte também acompanhará o movimento econômico do mercado imobiliário. Esta é uma ótima forma de proteger um fluxo de caixa positivo com reajustes pela inflação e a longo prazo, pois os contratos de aluguel geralmente garantem de 24 a 30 meses de receita para os proprietários. 

 Renda passiva é uma das melhores formas de construir sua aposentadoria, uma vez que é uma contribuição mensal fixa que você receberá no longo prazo e que pode, inclusive, se tornar sua principal fonte de renda. Considerando que a expectativa de vida do brasileiro já é superior a 80 anos, sendo que a aposentadoria ocorre por volta de 65 anos, é fundamental que seu planejamento financeiro contemple a criação de uma fonte sólida de renda passiva para o longo prazo e imóveis para aluguel são tradicionalmente uma excelente ferramenta para este objetivo. 

 

Artigos relacionados

19 / 02
uniao_assembleia_condominio

Assembléia de Condomínio: 5 motivos para você participar

Se você mora em condomínio já recebeu um convite para participar da Assembléia do Condomínio, e sabe que este não é o evento mais agradável do mundo (na maioria dos…

Ver matéria completa
20 / 11

5 dicas de como as cortinas podem mudar o visual da sua casa

Elas podem ser coadjuvantes ou até protagonistas de uma boa decoração Embora às vezes negligenciadas, as cortinas interferem no conforto térmico, na iluminação e na decoração. Falhar nos materiais ou…

Ver matéria completa
13 / 04

Entenda a importância de ter um projeto arquitetônico antes de iniciar sua obra

Falaremos da importância de ter um projeto arquitetônico antes de iniciar sua obra pois muita gente fica em dúvida sobre contar com o apoio de um arquiteto. Basicamente, um projeto…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo