fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
2002

Bonsai: saiba como fazer e cuidar

Postado por: Diretor Montante

Bonsai: frondosa

Impossível não se encantar pelas pequenas árvores em miniatura plantadas em um vaso ou pequeno recipiente. O bonsai recebe este nome exatamente devido a esta associação: normalmente seu vaso possui um formato que nos remete a uma bandeja, sendo que a palavra japonesa bonsai pode ser traduzida como “plantado em uma bandeja”.

O interesse pelo cultivo e comércio do bonsai vem crescendo e sendo valorizado em todo o mundo. Cuidar de um bonsai é muito mais fácil do que se imagina. Veja as dicas que separamos para você cuidar de um bonsai.

O que é bonsai

Bonsai é uma árvore em miniatura, cultivada em um vaso ou em pequenos recipientes. É uma expressão artística da natureza, cujo grau de beleza depende do cuidado dispensado por seu cultivador.

São árvores maduras, miniaturizadas através de podas contínuas de galhos e raízes e amarrações com arame.

Um bonsai passa por três estágios de evolução: muda em formação, bonsai em formação (ainda não alcançou a forma pretendida) e por fim o bonsai formado. Em alguns casos, uma muda poderá tornar-se um bonsai em apenas dois ou três anos, embora sejam bonsais em formação. A obtenção de um bonsai pequeno ou médio normalmente varia de três a doze anos.

Os bonsais podem ser cultivados em diversos tamanhos, podendo atingir até 1,20m, e ainda serem consideradas bonsais. Diversas espécies são utilizadas internacionalmente para bonsai, entre elas, a amoreira, azaleias, camélias, fícus, figueira, jasmim, pessegueiro, pinheiro etc. Algumas espécies são cultivadas unicamente no Brasil, entre elas, araçá, ipê-amarelo, jabuticaba, mangueira etc.

Bonsai: tronco torcido

Origem do Bonsai

O bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII, quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas e por manter arvores em vasos.

Durante esse período, no Japão, houve uma grande influência da cultura chinesa, com forte expansão do Budismo. Foi nessa época que o gosto por árvores em miniatura começou a ser difundido naquele país.

A partir do século XIII, com a difusão da religião Zen, cresceu ainda mais o gosto pelas árvores em miniaturas envasadas. No final do século XVI teve início a prática de trabalhar a forma das árvores. Foi no século XVIII, que o bonsai adquiriu suas características atuais.

Bonsai: lindo

Como cuidar de bonsai

Se você ganhou ou comprou um bonsai, mas não tem a menor ideia de como cuidar dele? Mas, como você já aprendeu como cuidar de orquídeas e está com disposição e paciência para um novo aprendizado, confira nossas dicas e tenha um vaso bem bonito.

Onde deixar?

O lugar do bonsai não é no meio de sua sala de estar. Portanto, se você está procurando plantas para apartamento, talvez essa não seja uma boa opção.

O bonsai é uma árvore, que apesar de estar em miniatura, precisa tomar uma boa dose de raios solares. Mas não podemos generalizar demais. Cada espécie utilizada para o bonsai possui uma exigência diferente, sendo que umas precisam de mais sol e outras de menos. Siga as mesmas recomendações de luminosidade indicadas para as plantas adultas.

Há um teste rápido para saber se a luz é suficiente: se as folhas estiverem ficando amareladas, é sinal de excesso de luz. Caso as folhas estejam ficando muito escuras, é sinal de falta de luz. Vá movendo a planta até que ela fique com a aparência original.

Bonsai: flores roxinhas

Como regar meu bonsai?

O número de regas varia de acordo com o clima da época. No entanto, em dias normais, regar uma vez a cada 1 ou 2 dias é o suficiente. Em dias muito quentes e secos, você poderá precisar de até 2 regas no mesmo dia. Não use pratinhos, não só pela proliferação de mosquitos da dengue, mas também por manter o substrato inundado.

Para a grande maioria dos bonsais, não existe problema nenhum em molhar as folhas durante as regas, exceto quando as folhas apresentarem doenças. Neste caso, evite molhar as folhas. Mesmo nos locais mais secos, não recomendamos que você borrife água nas folhas para manter a umidade, pois você poderá favorecer o crescimento de fungos nas folhas.

Bonsai: ouriço    Bonsai: na pedra

Bonsai: saiba como fazer e cuidar Bonsai: vaso preto brilhante

Devo colocar adubo ou não?

Sim. Para qualquer planta crescer ela precisa de nutrientes, que geralmente elas tiram do substrato (terra). No entanto, como os vasos de bonsai são pequenos, o substrato não supre todas as necessidades de nutrientes, nos obrigando a usar algum tipo de adubo.

Existem muitos tipos de adubos, que podem ser orgânicos ou minerais, em pó, granulados ou líquidos. Recomendamos que você inicie com adubos orgânicos, pois eles são, em geral, menos arriscados no caso de erros. Muito cuidado no uso de adubos! Use somente a quantidade recomendada pelo fabricante. Se você exagerar, poderá matar o seu bonsai.

Bonsai: com suportes

Quando trocar o vaso do bonsai?

Quando as raízes estão ocupando 100% do vaso, é hora de trocar. O que limita o tamanho do bonsai é principalmente o tamanho do vaso, que não deixa as raízes crescerem demais. Mas se deixarmos as raízes crescerem demais e ocuparem todo o vaso, a água para de se infiltrar no substrato e a planta começa a ficar com uma aparência ruim.

Via de regra, você deve trocar o bonsai de vaso pelo menos a cada 2 anos, pois trocar demais também pode prejudicar a planta. A cada troca de vaso devemos cortar cerca de dois terços das raízes, para que a planta mantenha o seu tamanho e crie novas raízes.

Pragas e doenças

O problema mais comum em bonsais é o aparecimento de pulgões, que podem ser facilmente eliminados pulverizando uma mistura de água e detergente. Caso haja ataque de fungos, evite molhar as folhas, e deixe o bonsai em um local com mais sol direto e menos umidade.

Bonsai: vários

Cultivar um bonsai: qual espécie escolher?

Na hora de escolher a sua árvore bonsai para começar, você deverá saber se deseja uma planta de exterior ou interior. As plantas de exterior em geral podem ser cultivadas diretamente no quintal e têm uma resistência maior ao inverno. Porém, seu crescimento é mais lento do que o das plantas de interior

Já os bonsais de interior são os de espécies tropicais e podem até ser árvores frutíferas. Essas espécies demandam mais cuidado, pois devem ser protegidas do vento e mantidas em uma iluminação natural ou artificial que seja suficiente para dar energia à planta.

Alguns especialistas recomendam que os iniciantes escolham árvores como carvalho ou pinheiro, pois são mais fáceis de lidar e vivem mais tempo.

Bonsai: com frutinhos amarelos Bonsai: delicada

Como fazer bonsai

Para saber como plantar um bonsai, primeiramente você deverá escolher um vaso próprio para isso. Esse item costuma ser pequeno e raso. De modo geral, para que fique harmonioso, o vaso não deverá ser maior do que 2/3 do tamanho da planta.

Quando as árvores ainda estão em fase inicial, sendo treinadas para o formato desejado, pode-se cultivá-las em vasos maiores para que as raízes vinguem melhor. Já no caso das árvores mais velhas, os vasos menores funcionam bem.

Bonsai: selegante

Além do vaso e da planta, também deverá ter os seguintes materiais, que encontra em lojas especializadas:

  • Tela de drenagem da água no solo
  • Arame para fixação da planta no vaso
  • Hashi
  • Raque
  • Tesoura para poda
  • Substrato para alimentar a planta
  • Enraizador para estimular o crescimento das raízes

Você pode escolher diferentes momentos de vida de uma árvore para dar início ao cultivo:

A partir das sementes de uma árvore que se deseja ter: essa técnica permite a modelagem do bonsai desde o início de crescimento da árvore.

Com enxerto: essa técnica acelera o crescimento da planta e pode ser iniciada a partir da primavera.

A partir de uma muda de bonsai jovem: utilize a muda de uma árvore escolhida e plante-a, cuidando para que o crescimento dela seja desenvolvido de modo que fique em miniatura. Você irá fazer isso por meio de podas periódicas nos galhos e raízes. Aliás, esse é o principal ponto do cultivo de bonsai, que dá sentido à arte.

Bonsai: com sementes vermelhinhas Bonsai: tronco grande

Siga agora o passo a passo de como fazer bonsai:

  1. Cubra os furos no fundo do vaso com uma tela de drenagem;
  2. Passe o arame pelos furos formando um “U” com a base fora do vaso e as partes de cima dentro;
  3. Coloque um pouco do substrato no fundo do vaso;
  4. Use a espátula do raque para soltar as laterais do pré-bonsai do vaso ou plástico no qual ele veio;
  5. Retire 2/3 da terra ao redor da raiz com cuidado usando o raque e pode-a;
  6. Coloque a planta no vaso fazendo movimentos circulares para acomodar as raízes;
  7. Preencha o vaso com mais substrato, cobrindo completamente as raízes;
  8. Faça a compactação do substrato utilizando o hashi;
  9. Fixe o tronco do bonsai usando o arame;
  10. Na bacia, coloque dois litros de água e uma tampinha e meia do enraizador;
  11. Faça a imersão do vaso com o bonsai na bacia e deixe por 15 minutos;
  12. Retire o vaso da bacia, deixe a água escorrer, limpe o vaso, borrife água nas folhas e retire o excesso de substrato;
  13. Por fim, regue com o enraizador uma vez por semana durante o primeiro mês e não adube durante esse período.

Gostou? Viu como não é tão complicado assim cuidar ou cultivar um bonsai?

Bonsai: muito lindo e grande Bonsai: raminhos

Artigos relacionados

07 / 05
07 motivos que fazem valer a pena_final-01

Casa Própria: 07 motivos que fazem valer a pena realizar esse sonho

07 motivos que fazem valer a pena realizar o sonho da casa própria. “O sonho da casa própria”: ouvimos essa expressão desde crianças, nas conversas de família e amigos, ou…

Ver matéria completa
09 / 05
Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Vila Ema: saiba as 10 vantagens de morar neste bairro charmoso

Difícil encontrar quem não gosta da Vila Ema. O charmoso bairro, localizado na região central de São José dos Campos, é famoso por sua vida noturna e por oferecer excelentes…

Ver matéria completa
22 / 11

Benefícios da Natação

Alguns benefícios da Natação são bem conhecidos, desde a perda calórica até o equilíbrio muscular. Indicada para todas idades, quem pratica essa modalidade de esporte identifica alguns outros benefícios que…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo