Uma casa à venda em Campinas para financiamento pode ser um das maneiras de realizar o seu sonho da casa própria.
Mas antes de investir nessa ideia, é interessante verificar as condições que cada banco oferece para aquisição de imóveis e quanto será todo o custo envolvido na aquisição desse bem material.
Vamos conhecer algumas opções para quem está em busca de casa à venda em Campinas?
Embora o percentual de pessoas que querem adquirir uma casa própria venha caindo desde 2014 devido à crise econômica instalada nos últimos anos no país, segundo pesquisa Raio X da Fipe Zap, 29% das pessoas ainda sonham em investir na compra de um imóvel.
Mas pisar em terreno firme é importante para quem está em busca de casa à venda em Campinas para financiamento.
Para isso, é importante conhecer as taxas bancárias e as condições estipuladas para pagamento, liberação do financiamento imobiliário, documentação e outras fatores que são determinantes para o planejamento de uma compra de imóvel.
Atualmente, cinco bancos oferecem crédito imobiliário para quem está buscando casa à venda em Campinas para financiamento.
A Caixa Econômica Federal era a instituição bancária que tinham os menores juros ao ano, mas foi superada pela taxa do Santander, que caiu para 7,99%.
De modo geral, os bancos foram incentivados a derrubar os juros para ter mais competitividade nos financiamentos imobiliários para produtos novos e usados.
Taxas dos bancos
Mas ainda que as taxas de juros variem de um banco para outro, é importante verificar quanto o comprador vai pagar no imóvel no final do financiamento. Muitas vezes, as taxas de juros mais baixas podem “camuflar” um valor maior no fim do plano de pagamento das mensalidades.
O interessante é utilizar os simuladores de parcelas dos bancos para começar a formar uma ideia de quanto vai ser utilizado do orçamento mensal para a compra da casa à venda em Campinas.
Então, fique atento ao Custo Efetivo Total (CET), que é a taxa que mostra tudo o que você vai pagar no seu financiamento, como juros, abertura de crédito, impostos, seguros e outros custos.
Cada banco oferece algumas vantagens e cada cliente precisa entender quais as condições que permitem que o banco aprove o seu crédito.
Também é preciso saber se o seu orçamento permite a compra de um imóvel no valor que deseja, se a sua renda permite a entrada em programas do governo como “Minha Casa Minha Vida” ou se você está enquadrado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ou SIF (Sistema Financeiro Imobiliário), se o FGTS será utilizado como entrada ou como uma forma de abatimento de parcelas.
Também é muito importante que o consumidor fique atento aos índices que vão reajustar as parcelas do contrato, que também variam de banco para banco e poderão fazer muito diferença no momento da contratação do financiamento.
Todos esses detalhes vão compor um quadro que poderá ser mais ou menos vantajoso em cada banco.
Por isso, a pesquisa atenta é o melhor caminho para adquirir sua casa à venda em Campinas para financiamento com as melhores condições.
Optar por uma casa à venda em Campinas para financiamento é uma decisão que vai impactar as suas finanças por um longo tempo.
Então, ao procurar imobiliárias em Campinas para pesquisar imóveis, é importante pensar em algumas questões, antes de bater o martelo no fechamento do negócio:
É importante saber que o valor da parcela de sua casa própria não pode superar os 30% de sua renda familiar.
Mas um conselho valioso é não chegar nessa margem que é aceita pelas instituições bancárias, comprometa algo em torno de 25%, assim você terá uma folga maior no orçamento.
Além do preço da casa à venda para financiar, adquirir um imóvel também vai trazer outros custos como valor de entrada, taxa de avaliação do imóvel, certidões, taxa de abertura de crédito (TAC), impostos e escritura.
Todos essas despesas devem ser somadas, porque no fim, o valor do financiamento não é o único custo que vai sair do seu bolso.
Quando você está lidando com uma construtora, é importante verificar o registro da empresa no Crea e se há reclamações em órgãos de defesa do consumidor a respeito daquela empresa.
Quando o imóvel está sendo adquirido de alguma imobiliária, esse tipo de cuidado também é muito importante.
Leia com cuidado todas as cláusulas do contrato, para não ficar refém das “letras miúdas” que não percebeu.
No contrato, precisa constar preço e características do imóvel, valor de comissões, prazos de pagamentos e entrega do imóvel, correções monetárias e juros, e, inclusive, penalidades para inadimplências ou atrasos.
É preciso ficar atento também ao adquirir um imóvel na planta, porque em muitos casos há um contrato com a construtora e outro com o banco.
Por isso, algumas construtoras com financiamento próprio podem oferecer mais vantagens ao comprador, porque se o financiamento demorar a sair banco, quem comprou o imóvel poderá ter que arcar com os juros da demora.
Envie seu comentário