fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1610

06 dicas importantes sobre escritura e o registro de imóveis

Postado por: Marketing Montante

Existem muitas dúvidas referente a compra de um imóvel, principalmente sobre escritura pública e registro de imóvel.

Por isso preparamos algumas dicas para lhe ajudar a se familiarizar com essa burocracia que envolve a compra e venda de imóveis.

 

1.O que é a escritura do imóvel?

A escritura pública de compra e venda de imóvel é um documento público  para  formalizar o acordo estabelecido entre as partes envolvidas na compra e venda de um imóvel.

2. Toda a compra de um imóvel precisa ser formalizada por meio de uma escritura?

Não, nem toda compra e venda de imóveis é formalizada por meio de uma escritura. No caso de imóveis financiados, por exemplo, o contrato emitido pela instituição bancária substitui a escritura.

 

3. Posso usar esse documento para comprovar a posse do imóvel?

Não. A escritura de imóvel serve apenas para comprovar a transação imobiliária entre as partes. Com a escritura em mãos, o comprador deve providenciar o registro de imóvel.

 

4. O que é o registro do imóvel?

Quem já ouviu o ditado: “Quem não registra não é dono!”
O Registro é feito no cartório de imóveis e é ele que torna o comprador oficialmente proprietário do imóvel.

 

5. Qual a diferença entre escritura pública a matrícula de imóvel?

A escritura pública existe para formalizar o contrato de compra e venda e torná-lo público, inclusive as informações ficam disponíveis no cartório de notas e qualquer pessoa pode solicitar.

Na escritura constam informações a respeito dos termos acordados para a transação imobiliária, como a definição do que está sendo vendido, o valor combinado, quem são as partes envolvidas, a data da compra, a forma de pagamento etc.

A matrícula do imóvel, por sua vez, contém todo o histórico da propriedade. Por meio dele é possível consultar quem foram os proprietários anteriores, as alterações e benfeitorias sofridas pelo imóvel, entre outras informações.

 

6. Quanto custa a escritura de imóvel?

O valor da escritura varia de estado para estado. De acordo com a tabela oficial do Estado de São Paulo, para um imóvel com valor de venda de R$ 600 mil, por exemplo, o preço cobrado pelo cartório para produção da escritura pública é em torno 3 mil reais.

Ao fazer a escritura do imóvel, o proprietário terá uma outra despesa: o pagamento do ITBI, que é realizado no momento da assinatura da escritura. Seu valor é definido pelo município e, em geral, varia entre 2% e 4%.

Além da escritura de imóvel, existem vários detalhes para a compra a venda de um imóvel, como negociação, regras de financiamento…etc.

Para tornar esse processo mais fácil e seguro para o vendedor e comprador, vale a pena contar com a ajuda de um profissional ou empresa especializada no mercado imobiliário.

Artigos relacionados

23 / 03
Home_Office_crianças

07 dicas para ajudar quem precisa conciliar o trabalho e o cuidado com os pequenos em casa

Muitos estão trabalhando na modalidade Home Office, mas ao mesmo tempo as crianças estão "in home" também! Nesse momento a sugestão é flexibilizar horários conciliando as demandas de todos na…

Ver matéria completa
03 / 03
SJCampos

São José dos Campos ficou em 5º lugar no ranking brasileiro do Índice de Desafios da Gestão Municipal

São José dos Campos ficou em 5º lugar no ranking Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), da consultoria Macroplan, que avalia as 100 maiores cidades brasileiras. Juntas, elas concentram…

Ver matéria completa
06 / 05
Deliviery_covid

Pediu Delivery?

Pediu Delivery? De acordo com o aplicativo delivery Rappi, houve um aumento de 30% no volume de pedidos pelo aplicativo com destaque para supermercados e farmácias. Segundo eles, as buscas…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo