fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
1610

06 dicas importantes sobre escritura e o registro de imóveis

Postado por: Marketing Montante

Existem muitas dúvidas referente a compra de um imóvel, principalmente sobre escritura pública e registro de imóvel.

Por isso preparamos algumas dicas para lhe ajudar a se familiarizar com essa burocracia que envolve a compra e venda de imóveis.

 

1.O que é a escritura do imóvel?

A escritura pública de compra e venda de imóvel é um documento público  para  formalizar o acordo estabelecido entre as partes envolvidas na compra e venda de um imóvel.

2. Toda a compra de um imóvel precisa ser formalizada por meio de uma escritura?

Não, nem toda compra e venda de imóveis é formalizada por meio de uma escritura. No caso de imóveis financiados, por exemplo, o contrato emitido pela instituição bancária substitui a escritura.

 

3. Posso usar esse documento para comprovar a posse do imóvel?

Não. A escritura de imóvel serve apenas para comprovar a transação imobiliária entre as partes. Com a escritura em mãos, o comprador deve providenciar o registro de imóvel.

 

4. O que é o registro do imóvel?

Quem já ouviu o ditado: “Quem não registra não é dono!”
O Registro é feito no cartório de imóveis e é ele que torna o comprador oficialmente proprietário do imóvel.

 

5. Qual a diferença entre escritura pública a matrícula de imóvel?

A escritura pública existe para formalizar o contrato de compra e venda e torná-lo público, inclusive as informações ficam disponíveis no cartório de notas e qualquer pessoa pode solicitar.

Na escritura constam informações a respeito dos termos acordados para a transação imobiliária, como a definição do que está sendo vendido, o valor combinado, quem são as partes envolvidas, a data da compra, a forma de pagamento etc.

A matrícula do imóvel, por sua vez, contém todo o histórico da propriedade. Por meio dele é possível consultar quem foram os proprietários anteriores, as alterações e benfeitorias sofridas pelo imóvel, entre outras informações.

 

6. Quanto custa a escritura de imóvel?

O valor da escritura varia de estado para estado. De acordo com a tabela oficial do Estado de São Paulo, para um imóvel com valor de venda de R$ 600 mil, por exemplo, o preço cobrado pelo cartório para produção da escritura pública é em torno 3 mil reais.

Ao fazer a escritura do imóvel, o proprietário terá uma outra despesa: o pagamento do ITBI, que é realizado no momento da assinatura da escritura. Seu valor é definido pelo município e, em geral, varia entre 2% e 4%.

Além da escritura de imóvel, existem vários detalhes para a compra a venda de um imóvel, como negociação, regras de financiamento…etc.

Para tornar esse processo mais fácil e seguro para o vendedor e comprador, vale a pena contar com a ajuda de um profissional ou empresa especializada no mercado imobiliário.

Artigos relacionados

14 / 04
Construção e Incorporação

Diferença entre Construtoras e Incorporadoras

Você sabe a diferença entre Constroturas e Incorporadoras? Em quase todas as placas ou propagandas de imóveis vemos os termos "construção" e "incorporação" do empreendimento. Muitas vezes esses termos são…

Ver matéria completa
12 / 01
mercado_imobiliario

Resultados 2020 e Tendências 2021

Apesar da pandemia, o mercado imobiliário se destacou em meio a crise demonstrando resultados para 2020 e tendências para 2021. Com Selic historicamente mais baixa, um bom volume de procura…

Ver matéria completa
13 / 02
Comparativo financiamento

Comparativo das taxas de juros para financiamento

Quando estamos a procura de um imóvel, iniciamos também a busca pela melhor opção de financiamento e é preciso fazer um Comparativo das taxas de juros para financiamento. Se você…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo