fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0304

Molduras: aprenda a harmonizar vários tipos na mesma parede

Postado por: Diretor Montante

Molduras: dois ambientes

Para fazer uma boa composição de uma gallery wall (galeria de parede) é preciso escolher tanto os quadros quanto as molduras de forma harmônica para criar um visual diferenciado.

A princípio pode parecer simples, mas para obter uma configuração bacana de quadros de tamanhos e estilos diferentes, as molduras e obras podem conversar entre si e complementar todo o conceito de um espaço. Confira alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma moldura!

Como fazer molduras para quadros

É possível fazer vários tipos de arranjos de quadros na parede. E, embora não existam regras fixas, é preciso tomar alguns cuidados para se ter um conjunto harmônico e assim ter salas decoradas lindamente.

Pois, seja uma única peça ou uma composição, os quadros são sempre uma das opções mais escolhidas para decorar um ambiente.

A composição de quadros em uma única parede virou tendência, mas ainda gera muitas dúvidas.

Molduras: sofá cinza

Aqui estão algumas regrinhas básicas:

  • Evite exceder na quantidade e no tamanho dos quadros quando o local tiver dimensões pequenas ou que já conte com muitos móveis.
  • As cores escolhidas do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada, um tapete. O tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local. Isso deixa o ambiente mais harmônico.
  • Procure adequar o estilo do quadro ao estilo da moldura. E o conjunto não deve conflitar com o estilo do ambiente. Por exemplo, uma sala clássica com móveis de mogno fica destoante com um quadro com uma moldura moderna.

Molduras: sala de refeições

  • As molduras até são dispensáveis em alguns quadros, mas caso a tela seja uma pintura a óleo, o mais indicado é usar sempre a proteção lateral.
  • Uma moldura côncava deixa a impressão mais aumentada da obra. Muito útil para quadros pequenos. Já uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, dando a impressão de que ela está saindo da parede.
  • Os vidros mais indicados para serem aplicados em quadros são os conhecidos como float e antirreflexo.

Molduras: a parede azul

  • Se o desenho for mais dramático, mais denso, vale usar molduras de linhas fortes para conter a imagem.
  • Para trabalhos mais delicados, a moldura simples e leve é a ideal.
  • Sempre que possível, procure usar cores marcantes no passepartout (aquela tela que separa a obra com a moldura). Com isso, a imagem fica mais separada da moldura e cria uma sensação de perspectiva. Tonalidades mais claras como o bege podem ser usadas para acentuar as cores mais fortes.
  • Em pintura com cores mais vibrantes e quentes como o vermelho, o uso de molduras igualmente quentes ajuda na valorização. Já as cores frias como o verde pedem cores similares.

Molduras: quarto

Molduras: ambiente bonito Molduras: sala legal

Escolha a moldura ideal

Hoje em dia encontramos diversos modelos de molduras para quadros. Veja quais os mais usados quando o assunto é decoração de paredes.

Laca: proporciona acabamento uniforme e possibilita diversas composições de cores em relação à obra, além das variações entre o fosco, brilhante e degrade.

Decape policromia: permite a aplicação na moldura de várias tonalidades, evidenciando o tom predominante. Nesse caso, para sua confecção são empregadas várias aplicações de tinta, que podem ser removidas posteriormente.

Molduras: sala confortável

Folheação a ouro ou prata: as molduras que recebem finíssimas lâminas de ouro e prata são de origem alemã e italiana. Sua aplicação, em função da espessura, exige boas condições ambientais, além de uma mão de obra especializada. A folheação pode ser utilizada em pequenos detalhes ou de forma predominante na moldura, de acordo com o gosto do morador.

Madeira: modelo mais comum usado para emoldurar quadros. A madeira natural é aplicada com cera ou verniz poliuretano. Existem diversos tipos de madeiras e tonalidades, o que permite a criação de inúmeras composições, além de proporcionar o equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.

Metal: o metal possui uma vasta gama de perfis, tonalidades e espessuras, permitindo inúmeras ideias para a galeria de parede.

Você também pode emoldurar os quadros negros, nossos queridinhos chalkboard. Eles ficam charmosos e podem ser utilizados em vários ambientes.

Molduras: até o alto

Simule a montagem na parede

Uma ótima dica é cortar papel Kraft no formato das molduras e ir simulando várias combinações, até encontrar alguma que agrade. Dessa forma é possível mudar à vontade as posições para conseguir visualizar uma Gallery Wall ideal para o seu estilo e ambiente.

Se sua galeria estiver sobre um sofá, cuide para que o início das molduras fique de 20 a 25 cm mais alto que o encosto, para não atrapalhar quem está sentado.

Molduras: no escritório

E quando estiver em cima de uma cama, os quadros devem ficar a partir de 60 cm do chão se ela não possuir cabeceira e se possuir, a 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

Os quadros não precisam seguir o mesmo padrão de temas, como só flores, animais ou paisagens. As imagens podem ser diferenciadas, o que precisa seguir uma linha são as tonalidades. Não há necessidade de usar a mesma cor em todos os quadros, mas eles precisam conversar entre si, e também, com o resto da decoração do ambiente.

A composição de quadros em uma parede pode ser usada em todos os cômodos da casa, o que pode mudar é a quantidade de itens que serão utilizados, já que é necessário levar em consideração o tamanho do espaço e também o tipo de imagem.

Molduras: detalhe Molduras: abajur bonito

Escolhidas as posições, coloque uma fita adesiva no lugar que será furado e escolha a bucha de acordo com o peso da moldura.

Gostou das nossas dicas sobre molduras e como montar uma galeria wall? Se você resolver fazer uma composição de quadros em um ambiente de sua casa, manda a foto pra gente!

Molduras: parede branca Molduras: aprenda a harmonizar vários tipos na mesma parede

Molduras: aprenda a harmonizar Molduras: na mesma parede

 

Artigos relacionados

06 / 07
pandemia_mudando_comportamento

O que percebemos na procura de imóveis na Pandemia

Em pouco tempo a pandemia mudou a forma como as pessoas vivem, se relacionam e consomem. Essa mudança na rotina das pessoas deve provocar impactos de longo prazo.  A procura…

Ver matéria completa
13 / 06
Porcelanato liquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Porcelanato líquido 3d: crie efeitos especiais no piso da sua casa

Um dos pisos mais desejados nos últimos tempos é o porcelanato líquido 3D, principalmente, porque oferece várias opções de acabamentos e efeitos. O piso ganhou o nome de porcelanato líquido…

Ver matéria completa
19 / 02
uniao_assembleia_condominio

Assembléia de Condomínio: 5 motivos para você participar

Se você mora em condomínio já recebeu um convite para participar da Assembléia do Condomínio, e sabe que este não é o evento mais agradável do mundo (na maioria dos…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo