fbpx
Voltar

Notícias

Acompanhe nosso blog
0304

Molduras: aprenda a harmonizar vários tipos na mesma parede

Postado por: Diretor Montante

Molduras: dois ambientes

Para fazer uma boa composição de uma gallery wall (galeria de parede) é preciso escolher tanto os quadros quanto as molduras de forma harmônica para criar um visual diferenciado.

A princípio pode parecer simples, mas para obter uma configuração bacana de quadros de tamanhos e estilos diferentes, as molduras e obras podem conversar entre si e complementar todo o conceito de um espaço. Confira alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma moldura!

Como fazer molduras para quadros

É possível fazer vários tipos de arranjos de quadros na parede. E, embora não existam regras fixas, é preciso tomar alguns cuidados para se ter um conjunto harmônico e assim ter salas decoradas lindamente.

Pois, seja uma única peça ou uma composição, os quadros são sempre uma das opções mais escolhidas para decorar um ambiente.

A composição de quadros em uma única parede virou tendência, mas ainda gera muitas dúvidas.

Molduras: sofá cinza

Aqui estão algumas regrinhas básicas:

  • Evite exceder na quantidade e no tamanho dos quadros quando o local tiver dimensões pequenas ou que já conte com muitos móveis.
  • As cores escolhidas do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada, um tapete. O tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local. Isso deixa o ambiente mais harmônico.
  • Procure adequar o estilo do quadro ao estilo da moldura. E o conjunto não deve conflitar com o estilo do ambiente. Por exemplo, uma sala clássica com móveis de mogno fica destoante com um quadro com uma moldura moderna.

Molduras: sala de refeições

  • As molduras até são dispensáveis em alguns quadros, mas caso a tela seja uma pintura a óleo, o mais indicado é usar sempre a proteção lateral.
  • Uma moldura côncava deixa a impressão mais aumentada da obra. Muito útil para quadros pequenos. Já uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, dando a impressão de que ela está saindo da parede.
  • Os vidros mais indicados para serem aplicados em quadros são os conhecidos como float e antirreflexo.

Molduras: a parede azul

  • Se o desenho for mais dramático, mais denso, vale usar molduras de linhas fortes para conter a imagem.
  • Para trabalhos mais delicados, a moldura simples e leve é a ideal.
  • Sempre que possível, procure usar cores marcantes no passepartout (aquela tela que separa a obra com a moldura). Com isso, a imagem fica mais separada da moldura e cria uma sensação de perspectiva. Tonalidades mais claras como o bege podem ser usadas para acentuar as cores mais fortes.
  • Em pintura com cores mais vibrantes e quentes como o vermelho, o uso de molduras igualmente quentes ajuda na valorização. Já as cores frias como o verde pedem cores similares.

Molduras: quarto

Molduras: ambiente bonito Molduras: sala legal

Escolha a moldura ideal

Hoje em dia encontramos diversos modelos de molduras para quadros. Veja quais os mais usados quando o assunto é decoração de paredes.

Laca: proporciona acabamento uniforme e possibilita diversas composições de cores em relação à obra, além das variações entre o fosco, brilhante e degrade.

Decape policromia: permite a aplicação na moldura de várias tonalidades, evidenciando o tom predominante. Nesse caso, para sua confecção são empregadas várias aplicações de tinta, que podem ser removidas posteriormente.

Molduras: sala confortável

Folheação a ouro ou prata: as molduras que recebem finíssimas lâminas de ouro e prata são de origem alemã e italiana. Sua aplicação, em função da espessura, exige boas condições ambientais, além de uma mão de obra especializada. A folheação pode ser utilizada em pequenos detalhes ou de forma predominante na moldura, de acordo com o gosto do morador.

Madeira: modelo mais comum usado para emoldurar quadros. A madeira natural é aplicada com cera ou verniz poliuretano. Existem diversos tipos de madeiras e tonalidades, o que permite a criação de inúmeras composições, além de proporcionar o equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.

Metal: o metal possui uma vasta gama de perfis, tonalidades e espessuras, permitindo inúmeras ideias para a galeria de parede.

Você também pode emoldurar os quadros negros, nossos queridinhos chalkboard. Eles ficam charmosos e podem ser utilizados em vários ambientes.

Molduras: até o alto

Simule a montagem na parede

Uma ótima dica é cortar papel Kraft no formato das molduras e ir simulando várias combinações, até encontrar alguma que agrade. Dessa forma é possível mudar à vontade as posições para conseguir visualizar uma Gallery Wall ideal para o seu estilo e ambiente.

Se sua galeria estiver sobre um sofá, cuide para que o início das molduras fique de 20 a 25 cm mais alto que o encosto, para não atrapalhar quem está sentado.

Molduras: no escritório

E quando estiver em cima de uma cama, os quadros devem ficar a partir de 60 cm do chão se ela não possuir cabeceira e se possuir, a 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

Os quadros não precisam seguir o mesmo padrão de temas, como só flores, animais ou paisagens. As imagens podem ser diferenciadas, o que precisa seguir uma linha são as tonalidades. Não há necessidade de usar a mesma cor em todos os quadros, mas eles precisam conversar entre si, e também, com o resto da decoração do ambiente.

A composição de quadros em uma parede pode ser usada em todos os cômodos da casa, o que pode mudar é a quantidade de itens que serão utilizados, já que é necessário levar em consideração o tamanho do espaço e também o tipo de imagem.

Molduras: detalhe Molduras: abajur bonito

Escolhidas as posições, coloque uma fita adesiva no lugar que será furado e escolha a bucha de acordo com o peso da moldura.

Gostou das nossas dicas sobre molduras e como montar uma galeria wall? Se você resolver fazer uma composição de quadros em um ambiente de sua casa, manda a foto pra gente!

Molduras: parede branca Molduras: aprenda a harmonizar vários tipos na mesma parede

Molduras: aprenda a harmonizar Molduras: na mesma parede

 

Artigos relacionados

20 / 02
Bonsai: saiba como fazer e cuidar

Bonsai: saiba como fazer e cuidar

Impossível não se encantar pelas pequenas árvores em miniatura plantadas em um vaso ou pequeno recipiente. O bonsai recebe este nome exatamente devido a esta associação: normalmente seu vaso possui…

Ver matéria completa
03 / 03
SJCampos

São José dos Campos ficou em 5º lugar no ranking brasileiro do Índice de Desafios da Gestão Municipal

São José dos Campos ficou em 5º lugar no ranking Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), da consultoria Macroplan, que avalia as 100 maiores cidades brasileiras. Juntas, elas concentram…

Ver matéria completa
24 / 02

Mercado de imóveis novos mostra sinais de recuperação.

Mercado de imóveis novos mostra sinais de recuperação em março. Fonte: Secovi-SP Pesquisa Secovi-SP aponta alta de 77%,8% nas vendas em relação a fevereiro. Lançamentos subiram 171,8%   O mercado…

Ver matéria completa
Voltar ao Topo